Home » Entenda os anúncios de display do Google Ads

Entenda os anúncios de display do Google Ads

Neste artigo você aprenderá o que são os anúncios de display do Google Ads e os tipos disponíveis, além de ver dicas e informações essenciais para veiculá-los.

As campanhas de display exibem anúncios visuais (geralmente com imagens, por isso são chamados também de anúncios gráficos) na Rede De Display (conhecida como “Google Display Network” ou simplesmente “GDN”).

Exemplo de anúncio de display no cabeçalho do site de um jornal
Exemplo de anúncio de display no cabeçalho do site de um jornal

A Rede De Display ajuda o seu negócio a alcançar as pessoas enquanto elas navegam em milhões de sites (que fazem parte da Rede), aplicativos e propriedades do Google (como o Gmail e o YouTube).

A campanha de display é um dos tipos de campanha disponíveis no Google Ads. No momento em que você cria uma nova campanha, é possível escolher esse tipo dentre os vários outros (campanha de pesquisa, de vídeo, de aplicativos, etc.).

Precisa de consultoria em Google Ads? Fale comigo.

Vantagens dos anúncios de display

Segmentação otimizada

Encontre os melhores segmentos de público que incluem clientes potenciais com a maior probabilidade de atingir seus objetivos de conversão. A segmentação otimizada vai além dos segmentos de público-alvo escolhidos manualmente e busca outros segmentos que você talvez ainda não tenha aproveitado.

Crie campanhas de acordo com seus objetivos

Aumente as vendas, os leads e o tráfego do seu site ou crie consciência de marca (exibindo seu nome) e consideração para o seu negócio, produto ou serviço.

Projetadas para facilitar o trabalho do anunciante

As campanhas de display usam aprendizado de máquina na segmentação, nos lances e nos formatos para alcançar um novo público ou um público já existente. Isso pode ajudar sua campanha a ter melhores resultados.

Permite alcançar usuários em vários lugares

As campanhas de display podem alcançar pessoas em todo o mundo em 35 milhões de sites e aplicativos e também nas propriedades do Google (YouTube e Gmail). Isso permite que você expanda seu alcance além da pesquisa do Google.

Possibilidade de uso dos lances inteligentes

Lances inteligentes usam aprendizado de máquina para serem otimizados para conversões ou para o valor de conversão. Podem ajudar você a economizar tempo e melhorar o desempenho.

Desvantagens dos anúncios de display

Impactam o usuário quando ele está em outro ciclo (em outra atividade)

Por exemplo: você entra no site do seu jornal de preferência para ler notícias e vê um anúncio de display. Naquele momento, você não está procurando ativamente o produto ou serviço do anúncio porque está lendo notícias.

Portanto, campanhas de display captam cliques de usuários que, em geral, estão mais distantes do momento da decisão da compra do seu produto ou serviço.

Por isso, em linguagem de marketing, dizemos que o display é um tipo de mídia mais “topo de funil” (referente ao funil de vendas, onde o topo do funil é a fase em que os consumidores ainda estão mais longe de decidir fazer a compra).

Leia este outro post (que contém um vídeo) para que você veja a comparação entre anúncios de display e anúncios de texto da Rede De Pesquisa do Google.

Resultados geralmente demandam investimento e tempo

É muito pouco provável que você tenha bons resultados com anúncios de display se veiculá-los por períodos curtos de tempo. A grande idéia desse tipo de mídia é “aparecer”.

Ou seja, o display serve o propósito de alavancar a consciência de marca (o “branding”) porque faz com que a sua marca (junto ao seu produto ou serviço) apareça para um número considerável de pessoas.

Enquanto os anúncios de pesquisa alcançam pessoas quando elas estão procurando produtos ou serviços específicos, a Rede de Display captura a atenção dos consumidores mais cedo no ciclo de compra (antes de que eles procurem ativamente pelo que querem).

Portanto, seus anúncios de display podem aparecer para as pessoas antes que elas comecem a procurar o que você oferece, o que pode ser importante para sua estratégia de marketing como um todo.

Mas leva tempo até que o seu público-alvo haja visto a sua marca um número de vezes suficientemente alto para memorizá-la bem. E “tempo” aqui significa, na grande maioria dos casos, meses e anos.

Portanto, de quase nada adiantaria fazer uma campanha de anúncios de display e veiculá-la por dois ou três meses (a menos que o seu público-alvo esteja concentrado em uma cidade pequena e você tenha um orçamento bem alto para exibir anúncios sempre).

Eu sempre repito a mesma frase para meus clientes: em geral, anúncios de display são um luxo pelo qual somente empresas médias e grandes podem pagar. Há que se ter em conta sempre a questão da consistência: começar uma campanha de display e parar depois de alguns poucos meses é praticamente sinônimo de desperdício de dinheiro.

Taxas de conversão mais baixas, em geral

Com exceção das campanhas de display de remarketing, as taxas de conversão – principalmente de conversões de compra – costumam ser bem mais baixas do que as taxas de conversão de campanhas de pesquisa.

Campanhas de display devem ser muito bem configuradas

Campanhas de anúncios de display mal configuradas e com segmentação de local muito aberta (exemplo: veiculadas em estados ou países com muitos habitantes) tem um potencial de gasto muito rápido e descontrolado, o que pode resultar em tráfego ruim. Por isso, é um tipo de campanha que requer monitoramento bem frequente (sugiro duas ou três vezes ao dia, pelo menos na fase inicial).

Tipos de anúncios de display

Anúncios responsivos de display

Estes anúncios ajustam automaticamente o seu tamanho, aparência e formato para se encaixar em qualquer espaço disponível e melhorar o desempenho. Você faz o upload de vários ativos (imagens, logotipos, vídeos, etc.) e escreve os títulos e descrições. O Google Ads fará com que a combinação e o tamanho ideais desses ativos apareçam como anúncios em vários sites, aplicativos de smartphones, no YouTube e no Gmail.

Você também pode usar a biblioteca de imagens do Google Ads gratuitamente. Nela, há milhares de opções de imagens que você pode usar em seus anúncios.

Tanto anunciantes iniciantes quanto mais avançados se beneficiam enormemente dos anúncios responsivos porque eles aparecem como anúncios “nativos”, o que significa que eles se misturam à mesma fonte e ao mesmo estilo do site onde aparecem.

Tela de edição de anúncio responsivo de display no Google Ads
Tela de criação e edição de anúncio responsivo de display no Google Ads com a prévia dos diferentes tamanhos à direita

Anúncios gráficos criados por upload de imagens ou HTML5

Você também pode criar seus próprios anúncios, e enviá-los à sua conta Google Ads através de upload. Basta criar ou editar as suas artes (fotos, imagens, ilustrações, etc.), que devem ter versões com dimensões diferentes (para que se encaixem em vários espaços de anúncios) ou usar HTML5.

Dicas para ter bons resultados com anúncios de display

A Rede De Display do Google pode ajudar o seu negócio a encontrar o público certo através das várias opções de segmentação que possui – que permitem mostrar sua mensagem de forma estratégica para clientes potenciais no lugar certo e no momento certo.

Veja abaixo alguns exemplos de como você pode segmentar melhor seus anúncios do display.

Encontre novos clientes ou mantenha os seus clientes existentes usando segmentos de público-alvo

Os segmentos semelhantes e segmentos no mercado ajudam você a encontrar novos clientes potenciais selecionando pessoas que estão interessadas em seus produtos. Pode-se também usar segmentos criados a partir dos seus próprios dados para trazer pessoas que já visitaram seu site de volta.

Tente aumentar as conversões ou melhorar o custo usando a automação

A segmentação automatizada pode aumentar as conversões encontrando segmentos de público-alvo de alto desempenho com base em seus públicos existentes e na página de destino.

Ao otimizar a veiculação automaticamente com o passar do tempo, o Google Ads pode aprender quais segmentos de público funcionam melhor para você. Os lances automáticos ajustam automaticamente os valores dos seus lances para chegar ao seu ROI (Retorno Sobre o Investimento) ideal.

As campanhas inteligentes de display tentam combinar o melhor da segmentação automatizada, lances e criativos para melhorar suas conversões.

Mas use a automação sempre com parcimônia e muita atenção, mensurando os resultados com bastante frequência para ver se realmente vale a pena. Sempre que puder, estabeleça limites de valor máximo para os lances.

Nos relatórios, fique muito atento aos posicionamentos

Posicionamentos são os sites e os aplicativos onde os seus anúncios de display estão sendo exibidos. Acompanhe as métricas em cada um deles bem de perto. Remova diariamente os posicionamentos com taxas de conversão ruins ou que tenham um custo por conversão alto demais.

Importante: otimize a sua campanha de anúncios de display com frequência

Depois de começar a veicular seus anúncios de display, é provável que você receba notificações com base nas configurações que escolheu.

Essas notificações podem alertá-lo sobre problemas que podem resultar em um desempenho ruim ou que podem inclusive impedir a veiculação de sua campanha. Portanto, preste muita atenção nesses alertas do sistema, sempre.

O menu de navegação usado na criação de campanhas de display (que aparece conforme você constrói sua campanha) fornece uma visão bem abrangente do progresso da criação e chamará sempre a sua atenção para notificações de problemas que você precisará resolver.

Basta percorrer os passos do menu para revisar e resolver os problemas relativos à sua segmentação, lances, orçamento e demais configurações da campanha.

Dica: sempre planeje-se com antecedência

Ao criar uma nova campanha de anúncios de display (ou quando fizer alterações em uma campanha existente), tenha em conta que as alterações na Rede De Display podem levar de 12 a 24 horas para serem aplicadas, o que significa que podem não aparecer imediatamente. Portanto, o ideal é criar os seus anúncios dias antes da data em que você queira começar a veiculá-los. Outro ponto importante: quando você fizer várias alterações dentro de um período de 24 horas, elas podem ser aplicadas fora da ordem cronológica em que foram feitas.

error: Protected content!