Home » Campanhas da Rede de Pesquisa e da Rede de Display no Google Ads: entenda a diferença no funil de vendas

Campanhas da Rede de Pesquisa e da Rede de Display no Google Ads: entenda a diferença no funil de vendas

Precisa de consultoria em Google Ads? Fale comigo.

Transcrição do vídeo: diferenças entre campanhas da Rede de Pesquisa e da Rede de Display do Google Ads no funil de vendas

Nessa aula aqui eu vou explicar a diferença entre 2 tipos de campanha no Google Ads, que são as campanhas da Rede de Pesquisa e as campanhas da Rede de Display.

Então vamos criar uma campanha nova. Vamos escolher: “criar uma campanha sem meta”.

Campanha sem meta no Google Ads

E a gente tem esses tipos de campanha. Nessa aula eu vou focar nesses dois tipos aqui, que são a Rede de Pesquisa e a Rede de Display, porque na verdade não se trata só de tipos de campanha diferentes, mas também de tipos de mídia – ou seja, de formatos de apresentação – bem, bem, bem diferentes.

Campanhas da rede de pesquisa e da rede de display no google ads

Então o que é a Rede de Pesquisa? Na Rede de Pesquisa nós usamos o campo de busca aqui do Google e digitamos algo como “camisetas de algodão”. Pode ser um produto, pode ser um serviço. Pode ser uma busca por alguma informação. O fato é que a gente usa a pesquisa do Google. E nós escrevemos o que nós queremos, ativamente, conscientemente. Temos que digitar – escrever – palavras-chave aqui no campo de busca, de pesquisa. Isso é a Rede de Pesquisa, que é formada pelo Google e por alguns outros buscadores menores parceiros do Google.

 

Rede de Pesquisa do Google
A Rede de Pesquisa do Google é aquela que usamos quando fazemos buscas

Depois nós temos a Rede de Display. O que é a Rede de Display? São milhões de sites Internet afora que disponibilizam espaços para que anúncios sejam exibidos. Anúncios gráficos – ou seja, imagens, animações – só que aqui há uma diferença enorme em relação à Rede de Pesquisa. E qual é essa diferença? Quando eu entro aqui em um veículo de notícias como o Estadão, por exemplo (os outros sites também, não importa a orientação política, todos os grandes veículos exibem anúncios de display), mas quando entramos em um site de notícias nós vamos… ler notícias! Ou seja, eu não vou entrar em um site de notícias procurando por camisetas de algodão, não vou entrar em um site de notícias procurando – por exemplo – por serviços do Itaú. No entanto, eu fui impactado aqui com anúncios de serviços do Itaú.

Anúncios de display em site de notícias

Então, o display – que são essas imagens gráficas, esses anúncios gráficos clicáveis – vai impactar o usuário quando ele está em outro ciclo (quando o usuário está fazendo outra coisa). Na Rede de Pesquisa o usuário está pesquisando e escrevendo ativamente o que ele quer. Na Rede de Display eu estou lendo notícias ou estou lendo um blog – por exemplo, de viagens – qualquer outra coisa, mas estou em outra atividade e os anúncios vão me impactar, me alcançar. Então são duas coisas muito, muito, muito diferentes.

Então, o que isso quer dizer? Olha só, os tipos de mídia no funil de vendas:

Tipos de mídia no funil de vendas: Rede de Pesquisa vs. Rede de Display

Temos os anúncios da Rede de Display do Google aqui, no topo do funil. E os anúncios da Rede de Pesquisa do Google no meio e no fundo de funil. E o que significa isso? O funil de vendas é uma metáfora ilustrativa desse processo decisório até a compra. Grosso modo, ele tem três estágios – que podem ser subdivididos em dois. Então teríamos um total de seis estágios, mas grosso modo ficam três estágios. Então temos a descoberta, o interesse, depois a consideração, a intenção, e depois finalmente a avaliação e a compra em si.

Então o pessoal que está no topo do funil é aquele pessoal que ainda está mais distante do momento da compra. O pessoal que está no meio do funil já está se informando mais sobre o produto ou serviço, já está começando a decidir – ou seja, começando a formar alguma opinião mais sólida. E o pessoal que está no fundo do funil é o pessoal que já está prestes a comprar, já está suficientemente educado – no sentido de ter informações a respeito daquele produto ou serviço.

Então os anúncios da Rede de Display são uma mídia de exibição: eles impactam o usuário quando ele está em outra atividade. Eu estava lendo notícias e o anúncio de display apareceu para mim. Ou eu estava lendo um blog de viagens e o anúncio apareceu para mim. Mas eu não estava procurando o produto ou serviço daquele anúncio naquela imagem, naquele display… naquele banner gráfico. Não! Eu estava fazendo outra coisa.

Os anúncios da Rede de Pesquisa do Google são uma mídia de intenção. Veja a diferença entre mídia de exibição e mídia de intenção. Na Rede de Pesquisa o usuário procura ativamente o que quer escrevendo palavras-chave. Então, em geral, o pessoal que usa a Rede de Pesquisa já tem uma idéia melhor do que quer. Pode ser que eles estejam começando também – ou seja, pode ser que estejam também no topo do funil. Mas de qualquer forma, é um grau de intenção já maior. Claro, se eu vou na Rede de Pesquisa e digito “camisetas de algodão” ativamente… bom, eu já estou querendo alguma coisa relativa a camisetas de algodão. Se eu entro em um veículo de notícias – como por exemplo o Estadão – para ler notícias… bom, eu não estou procurando o produto do Itaú – pelo menos neste momento não! Pode ser que até seja do meu interesse, ótimo. Mas eu não estou procurando ativamente por isso agora. Então são duas coisas bem, bem diferentes.

Então é muito importante que vocês, leitores, tenham isso muito, muito claro na cabeça de vocês para não fazer confusão. Porque muita gente faz campanhas de Rede de Pesquisa (campanhas de anúncios de texto e tudo mais o que aparece nas páginas de resultados do Google) e, bom, tem um resultado. Depois, começam a fazer anúncios de display e os resultados não são tão bons. Porque claro, são coisas muito, muito diferentes. Dois tipos de mídia muito diferentes.

Essa divisão que eu fiz aqui – entre anúncios da Rede de Display do Google mais para o público topo de funil, e anúncios da Rede de Pesquisa do Google mais para meio e fundo de funil (para o pessoal que já está mais próximo do momento da compra) – é claro que jamais cobriria 100% dos casos. Não! Mas, em geral, é óbvio que quando uma pessoa vai lá no Google e digita algo ativamente, essa pessoa está, digamos, mais próxima… pode ser que nem esteja próxima do momento de compra, mas a intenção já está clara. Porque claro, temos que digitar, escrever conscientemente o que nós queremos.

Ao passo que aqui, quando eu vou ler notícias ou quando eu visite qualquer tipo de site que tenha anúncios de display, eu estou entrando no site em princípio para fazer ou ver o que o site me oferece. Então são coisas bem diferentes. Tenham isso bem claro porque isso é muito, muito importante. A diferença entre Rede de Pesquisa e Rede de Display. Rede de Pesquisa são anúncios de texto (há outros tipos também) e na Rede de Display são anúncios gráficos (imagens, animações clicáveis – em geral).

É isso aí, um abraço e até a próxima aula!

Sugestões de uso de campanhas da Rede de Pesquisa e da Rede de Display

Para aprofundar mais essa comparação Pesquisa vs. Display e saber se o seu negócio deve usar um tipo ou outro de campanha – ou ambos – leia este outro post.

Se quiser saber mais sobre a Rede de Display, leia este post.

Se quiser aprender mais sobre estes e outros tipos de campanhas que podem ser feitas no Google Ads, leia este post (com vídeo).

error: Protected content!