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Tipos de campanhas do Google Ads: saiba quais são e conheça os canais onde são veiculadas

Transcrição do vídeo “Tipos de campanhas que podem ser feitas no Google Ads”

Bom pessoal, nessa aula aqui a gente vai ver todos os tipos de campanhas que nós podemos fazer aqui dentro desse grande guarda-chuva – a verdade é que é um grande guarda-chuva – que é o Google Ads. Porque a partir daqui é possível gerar anúncios que vão aparecer em várias partes da nossa telinha e em vários tipos de sites e vários formatos de anúncios.

Então eu vou criar uma campanha. E aqui a gente tem as metas das campanhas, mas eu vou criar uma campanha sem meta para que a gente veja aqui a caixa com os tipos de campanha.

Então vamos começar com a Rede de Pesquisa.

Campanhas da Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é aquela que a gente usa para digitar palavras-chave, e aí a gente escreve o que a gente quer e a gente vê anúncios. Nesse caso, os anúncios desse tipo de campanha de Rede de Pesquisa são esses aqui:

Anúncio de campanha da rede de pesquisa do Google Ads

Geralmente eles aparecem no topo da página e também depois no final. Nesse caso aqui a gente não tem (anúncios) no final (da página de resultados), a gente só tem anúncios no topo da página. Por quê? Porque depende do tipo de busca, do tipo de pesquisa, que o usuário faz. Eu tenho outra página aqui de resultados:

Anúncio de campanha da rede de pesquisa do Google Ads na página de resultados

e nessa a gente já tem mais anúncios no topo – temos 4 – e aqui no final a gente não tem anúncios.

Geralmente a gente tem anúncios no topo e também aqui no final da página, mas tudo sempre depende do tipo de palavra-chave que está sendo usada e pesquisada no campo de busca. Então esse é anúncio de uma campanha de Rede de Pesquisa padrão. São anúncios de texto.

Depois temos as campanhas da Rede de Display.

Campanhas da Rede de Display

A Rede de Display é uma rede de milhões de sites Internet afora e que exibem anúncios – ou melhor, que na verdade disponibilizam espaços para que anúncios gráficos sejam exibidos. Então aqui eu tenho um veículo de notícias como exemplo, que é o Estadão, e a gente tem os anúncios aqui sendo exibidos. Temos um na coluna da direita, temos um no cabeçalho e depois outro anúncio na coluna da esquerda de novo.

Anúncios de campanha da rede de display do Google Ads

E o normal é aparecer não só nesses três posicionamentos mas site afora também. Ou seja, tem anúncios que aparecerão próximos do rodapé, entre as notícias no meio da página, enfim… isso é um critério que é definido pelo próprio site.

Então (a Rede de Display) são milhões de sites, como o Estadão… quando eu digo “como o Estadão” não significa que tenham que ser sites tão grandes – veículos famosos – como o Estadão, não! Qualquer site pode disponibilizar espaços para exibir anúncios de display. E esse conjunto de sites se chama Rede de Display. Então esses são os anúncios da Rede de Display do Google.

Depois temos os anúncios do Google Shopping.

Campanhas do Google Shopping

Eles são voltados para produtos físicos, que são esses aqui que podem aparecer no topo (da página de resultados), nesses cartõezinhos lado a lado. E podem aparecer também aqui na coluna da direita.

Isso depende do tipo de busca que é feita. Vejam que aqui eu digitei “tênis nike masculino corrida” e apareceu aqui no topo.

Anúncio de campanha do Google Shopping

Nesse outro exemplo, eu digitei “tênis nike masculino promoção” e eles apareceram aqui no lado direito.

Anúncio de campanha do Google Shopping

Então são vários cálculos que o Google faz e que dependem da palavra-chave que está sendo usada aqui no campo de busca. Então esses são os anúncios do Google Shopping.

Depois temos as campanhas de vídeo.

Campanhas de vídeo

Elas aparecem no YouTube e na Internet (em sites). E aí a gente tem, por exemplo, esse anúncio aqui:

Anúncio de campanha de vídeo do Google Ads

que é aquele que aparece antes de você reproduzir… na verdade você já dá “play” mas antes de você ver o vídeo que você escolheu, você tem esse anúncio, e aí tem aqui: “o anúncio terminará em X segundos” e depois aparece a opção aqui para clicar e pular o anúncio. Este é apenas um exemplo de um posicionamento. São vários, temos ele aparecendo aqui na coluna da direita de novo.

Então são vários posicionamentos. Posicionamentos são posições na tela onde os anúncios podem aparecer. E são vários, porque depende de onde você está. Aqui eu estou na página individual do vídeo. Então são vários, vários tipos de anúncios aqui dentro do YouTube e essa modalidade – esse tipo de campanha – permite também que você exiba seus vídeos Internet afora.

Então não é só dentro do YouTube. Existem posicionamentos também em outros sites.

Depois temos os anúncios para apps (para aplicativos).

Campanhas de aplicativos (apps)

São campanhas de anúncios para promover os seus aplicativos. Essa modalidade de campanha envolve a Rede de Display do Google, a Rede de Pesquisa do Google e o Google Play, que é a loja de aplicativos para Android (e várias outras coisas também) e ainda no YouTube. Então esse tipo de campanha é voltada para promover o seu aplicativo.

Então um exemplo aqui de onde esse tipo de anúncio aparece. Aqui é um print do meu próprio celular.

Eu estou dentro da Google Play, que é a loja de aplicativos. Eu fiz uma busca por “QR code leitor” e vejam que aqui a gente tem dois anúncios:

Anúncio de campanha de aplicativo do Google Ads na Google Play

Então a idéia é aparecer em resultados de buscas dentro da loja da Google Play, por exemplo. Além dos outros lugares aqui: da Rede de Pesquisa, da Rede de Display e do YouTube.

Campanhas Smart

As campanhas Smart são as campanhas inteligentes. Vejam que a própria sinopse da campanha aqui já fala: “Criar anúncios gráficos e de texto que são exibidos no Google, no Google Maps e na Web e aproveitar o gerenciamento dos anúncios prático e reduzido.” Ou seja, essas campanhas são chamadas também de campanhas inteligentes do Google Ads. E elas usam boa dose de inteligência artificial para que a pessoa – o anunciante – não tenha que fazer a gestão mais intensa, mais contínua e mais próxima das métricas dessas campanhas.

Muito cuidado. Em princípio isso aqui é perigoso. Tenham cuidado ao escolher isso aqui, porque o mais interessante sempre é que você faça o acompanhamento e a gestão das métricas com a maior frequência possível para que você possa ter mais controle. Então em princípio, esse formato, esse tipo de campanha aqui é voltado para quem não vai querer nem olhar muito para a campanha depois. Vai criar um anúncio lá e vai deixar rodando.

As possibilidades de perda de dinheiro – de orçamento – são maiores. Então muito cuidado. Em princípio, eu não recomendo.

Depois temos o tipo de campanha que é o mais jovem dentre esses todos aqui, que é o Discovery.

Campanhas Discovery

Ele fala: “Cria anúncios personalizados com grande apelo visual para gerar interações com sua marca no YouTube, no Gmail, no Discover e em outros produtos.” Então, o que é o Discover? Vamos pegar aqui primeiro o Discover. O aplicativo da Google para celular tem essa seção aqui:

Anúncio de campanha Discovery no Discover do aplicativo da Google

que em geral é a que abre por padrão, que é o Discover, onde são exibidos… basicamente é um feed de notícias.

E as notícias que aparecem aqui são baseadas no seu histórico, no seu comportamento. E aí a gente tem anúncios como esse:

Anúncio de campanha Discovery no Discover do aplicativo da Google

inclusive tem aí a perguntinha: “Esse card é interessante?” para que você diga para o Google se esse anúncio é interessante ou não, para que o Google tenha esse sinal e saiba se ele deve continuar exibindo anúncios desse tipo para você ou não.

E peguei esse outro aqui também:

Anúncio de campanha Discovery no Discover do aplicativo da Google

Apesar de eu estar aqui no Brasil – em uma área geográfica de língua portuguesa – ele sabe que, por exemplo, eu visito sites estrangeiros e me ofereceu esse outro anúncio aí. Isso tudo no Discover, que é essa seção dentro do aplicativo Google – o aplicativo para pesquisas. Nesse caso aqui, esses dois prints são de Android.

E temos também, como a própria sinopse fala, no YouTube e no Gmail. Então olha só esse outro print aqui – também no meu celular – que é do aplicativo do YouTube para Android. E a gente tem esse anúncio aí:

Anúncio de campanha Discovery no YouTube

que também está sendo oferecido com base em uma ação comportamental minha aqui, algum interesse meu. E além disso a gente tem os anúncios que aparecem na caixa de correio do Gmail nas opções “Social”:

Anúncios de campanha Discovery na seção Social do Gmail

e “Promoções”.

Anúncios de campanha Discovery na seção Promoções do Gmail

Então esses anúncios são do tipo Discovery. Porque eu falei (antes)… vejam que aqui a gente está no YouTube. E o YouTube tem vários posicionamentos. Então aqui nesse caso (do vídeo) da panqueca eu fiz uma busca “como fazer panqueca” e aí me veio esse anúncio aqui da Pampers, da marca de fralda. Mas esse anúncio aqui:

Anúncio de campanha de vídeo do Google Ads

esse formato de anúncio aqui (acima), que é um anúncio pulável, ele não é um anúncio que veio de uma campanha Discovery. Ele é um anúncio que veio de uma campanha de vídeo. Mas a campanha Discovery também gera anúncios que aparecem no YouTube, mas outros tipos de anúncio como esse aqui da Home (do YouTube), por exemplo:

Anúncio de campanha de vídeo do Google Ads na Home do YouTube

Então vejam que o anúncio que está aparecendo aqui (acima) é, em princípio, o mesmo anúncio que está aparecendo no aplicativo (do YouTube) para celular. Esses anúncios aqui, sim, vem de uma campanha Discovery. Então é aquela questão dos posicionamentos que eu falei. Existem vários posicionamentos dentro do YouTube e fora do YouTube.

No caso da Rede de Display, do Estadão, a gente também tem vários posicionamentos.

Então depende do tipo de campanha que você vai fazer. Se você tem intenção de aparecer no lugar X ou Y, você vai ter que escolher um tipo de campanha aqui X ou Y também. Então esses são os tipos básicos de campanha que podemos gerar aqui dentro do Google Ads.

E vejam que quando eu clico aqui em cada uma dessas campanhas, opções diferentes de resultados e de metas aparecem aqui embaixo. Eu estou aqui na Rede de Pesquisa, depois quando clico na Rede de Display muda, depois quando clico no Shopping muda também, e assim por diante.

Então escolham o tipo de campanha que for aquele mais apropriado para o seu objetivo, para o seu negócio, para o seu serviço ou produto. Levando em consideração essas diferenças que eu expliquei aqui.

Um grande abraço e até a próxima aula!

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