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SEO: redirecionamento 301 ou redirecionamento 302? Qual devo escolher?

Redirecionamento 301 ou redirecionamento 302: qual devo escolher?

Como e quando escolher entre um redirecionamento 301 ou 302 ? Qual é a diferença entre um redirecionamento 301 e um redirecionamento 302 e qual é o impacto no SEO do seu site? O Google é muito sensível ao tipo de redirecionamento escolhido. Veja neste post o meu conselho para escolher o redirecionamento correto.

Índice

  1. O que é um redirecionamento?
  2. Quando fazer um redirecionamento?
  3. Redirecionamento 301: redirecionamento permanente
  4. Benefícios de um redirecionamento 301
  5. Redirecionamento 302: redirecionamento temporário
  6. Benefícios de um redirecionamento 302

O que é um redirecionamento?

Um redirecionamento permite que você redirecione os usuários humanos e os robôs rastreadores dos mecanismos de busca para uma URL (endereço) diferente da originalmente solicitada.

Em termos concretos, se um usuário ou um robô de um mecanismo de busca (Google ou Bing) deseja acessar o endereço A (www.endereço-A.com.br) e um redirecionamento for configurado, ele será redirecionado para a página B (www.endereço-B.com.br). Esse redirecionamento pode ser feito no mesmo domínio ou em outro domínio. Em muitos casos, é possível que um usuário sequer perceba que ele foi redirecionado para a outra página nova.

Quando fazer um redirecionamento?

Você sabe quando usar um redirecionamento? Existem algumas situações em que usá-lo é a melhor solução:

  • Quando se descobre um link quebrado ou link morto
  • Quando se cria uma nova página ou site novo
  • Quando a página de destino original estiver em manutenção
  • Quando a página do endereço A (exemplo acima) não tem mais nada de interesse e não deve mais ser exibida
  • Quando a página do endereço A (exemplo acima) for removida
  • Quando houver a necessidade de redirecionar o usuário para uma página mais adequada

A escolha do redirecionamento adequado tem um impacto na navegação dos visitantes e no rastreamento que os mecanismos de busca fazem nas suas páginas. Obviamente, esse é um fator que influencia muito o SEO do seu site. No entanto, existem dois tipos de redirecionamentos: 301 e 302. Escolher o redirecionamento errado pode prejudicar muito o seu SEO – e portanto o seu tráfego orgânico e suas vendas.

Redirecionamento 301: o redirecionamento permanente

Um redirecionamento 301 é um redirecionamento permanente de uma URL (endereço) para outra. Permite que os usuários e os robôs dos mecanismos de busca sejam redirecionados para a página correta. Este é o redirecionamento mais popular na web. Fornece aos mecanismos de busca uma indicação para atualizar seu índice. Ou seja, essa ação diz claramente ao Google e ao Bing que não eles devem indexar a página antiga, e sim a versão nova dela.

Redirecionamento 301 SEO

Um redirecionamento 301 é um ativo real para o SEO. Na verdade, esse tipo de redirecionamento transmite uma grande parte da força de SEO da página A para a página B. De acordo com pesquisas, essa força transmitida varia entre 90% e 99%. É essencial configurar redirecionamentos se você quiser manter suas posições e o tráfego das suas novas páginas. Isto é particularmente importante no caso de você mudar o nome do seu domínio (se você mudar o nome da sua marca ou se você fizer um novo site, por exemplo). Você também pode mesclar várias páginas ou posts, mantendo quase todo o seu posicionamento atual nos resultados de pesquisas do Google e do Bing – e portanto mantendo também o seu tráfego orgânico.

Benefícios de um redirecionamento 301

  • Com ele evita-se erros 404
  • Invisível para o usuário
  • Orienta o tráfego sem a necessidade de mudar o site
  • Aumenta o tráfego nas páginas de destino mais estratégicas
  • Mantém a força de SEO e as posições junto aos mecanismos de busca
  • Mantém a visibilidade e o tráfego do seu site estáveis

Redirecionamento 302: o redirecionamento temporário

Redirecionamento 302 SEO

Um redirecionamento 302 é um redirecionamento temporário de uma URL (endereço) para outro. Ele permite que os usuários e os robôs dos mecanismos de busca sejam redirecionados para a página correta, mas sem fazer com que incluam essa alteração no seu índice de forma definitiva. A força de SEO, portanto, não é transferida para a nova página de destino.

Você planeja enviar pessoas para uma página ou um novo site por um período curto de tempo? Você deseja mostrar uma página de um evento temporário ou qualquer outra página aos usuários por um período curto de tempo? Então escolha o redirecionamento 302: ele é a opção certa quando se planeja voltar a exibir a página antiga depois desse período.

Os benefícios de um redirecionamento 302

  • Com ele evita-se erros 404
  • Invisível para o usuário
  • Oriente o tráfego sem transformar o site
  • Aumentar o tráfego temporariamente nas páginas de destino mais estratégicas no momento
  • Mantenha a visibilidade da página original

Resumindo, o tipo de redirecionamento a ser escolhido dependerá dos seus objetivos. Ao monitorar regularmente suas posições nos resultados de buscas e o conteúdo de suas páginas, você pode garantir que o Google indexará as páginas certas, otimizando o SEO do seu site. Lembre-se de que se um redirecionamento temporário se tornar permanente, você precisará passar de 302 para 301.

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