Home » Resolva problemas de pagamento recusado no Google Ads

Resolva problemas de pagamento recusado no Google Ads

Muitos de nós, anunciantes do Google Ads, já passamos (e provavelmente ainda passaremos) por esta situação chata e indesejável: a de ter a veiculação dos anúncios interrompida devido à recusa do pagamento. Neste post, você será orientado a como proceder neste caso para que possa resolver a cobrança pendente e retomar a exibição dos seus anúncios.

Tente fazer o pagamento manualmente

Pode ser que você consiga fazer o pagamento manualmente. Siga os passos abaixo.

  1. Vá em “Ferramentas e Configurações” no menu do topo

  2. Em “Faturamento”, clique em “Resumo”Resumo do faturamento no menu

  3. Clique em “Efetuar um pagamento”Efetuar um pagamento

  4. Escolha o método de pagamento que tenha sido recusado (1), depois escolha o valor a ser pago (2) e tente fazer o pagamento (3)Efetuar um pagamento manual no Google Ads

Mesmo se não houver recusa e você conseguir fazer o pagamento manualmente, leia o resto do tutorial abaixo para evitar que o problema ocorra novamente no futuro.

Para resolver definitivamente qualquer problema de pagamento recusado, é necessário descobrir o motivo da recusa

Geralmente, deve-se entrar em contato com o seu banco ou com a administradora do seu cartão de crédito para saber o motivo exato. Quando há recusa de pagamento, o Google Ads interrompe a veiculação dos anúncios até que o valor seja pago. Pode ser que a exibição não seja interrompida imediatamente após a recusa da cobrança porque algumas contas Google Ads de anunciantes qualificados continuarão a veicular anúncios por pouco tempo, assim o anunciante terá tempo de solucionar o problema antes da interrupção.

Para saber como proceder em caso de pagamento recusado e evitar que seus anúncios deixem de ser veiculados, escolha abaixo o tipo de recusa que ocorreu.

Cartão de crédito recusado no Google Ads

1. Descubra o motivo da recusa do cartão

Para ver detalhes do pagamento recusado:

  1. clique em “Ferramentas e Configurações” no menu do topo;

  2. depois, em “Faturamento”, vá em “Transações” (ou clique aqui e vá direto).

Faturamento e transações no menu do Google Ads

Você verá a data em que o pagamento foi recusado, o valor e o motivo da recusa – somente se houver sido informado pela administradora do cartão de crédito ou pelo banco. O Google em si nunca recusa pagamentos, mas os bancos ou as administradoras de cartões de crédito sim.

Se o motivo exato da recusa não aparecer, significa que o sistema (Google) não tem mais detalhes, e nesse caso você terá que entrar em contato com o seu banco para descobrir o motivo.

2. Fale com a administradora do seu cartão de crédito ou com o banco

Se você não descobriu o motivo da recusa do pagamento e nem resolveu o problema, entre em contato com o banco emissor do seu cartão de crédito. É importante ressaltar que o suporte do Google Ads não consegue prestar assistência no caso de pagamentos recusados porque as cobranças são recusadas pelo banco, e nunca pelo Google. Para entrar em contato com o seu banco:

  1. Ligue para o telefone no verso do seu cartão de crédito. Diga ao atendente que você anuncia no Google e que o sistema tentou fazer o pagamento online, mas a transação foi recusada. Diga a data e o valor do pagamento pendente.
  2. O atendente informará o motivo exato da recusa e o ajudará a solucionar o problema. Depois de corrigido, faça o pagamento novamente usando uma das opções a seguir.

Soluções para os motivos mais comuns de recusa de pagamento de cartão de crédito

“A conta não tem fundos suficientes.”

Veja se sua conta tem fundos e tente usar seu cartão de crédito novamente (procedimento 1 abaixo).

“Você ultrapassou o limite de crédito do cartão ou o limite por transação.”

Peça ao seu banco para aumentar o limite e tente usar o cartão de crédito novamente (procedimento 1 abaixo).

“O cartão expirou.”

Adicione um novo cartão de crédito como forma de pagamento (procedimento 2 abaixo).

“Você inseriu um número de cartão ou de CVV/CVN incorreto.”

Insira os detalhes do seu cartão de crédito novamente com atenção (procedimento 2 abaixo).

“O banco emissor não permite o uso do cartão em transações internacionais ou pela Internet.”

Peça ao seu banco para permitir esse tipo de transação e tente usar o cartão de crédito novamente (procedimento 1 abaixo). Outra opção é inserir outro cartão que permita transações internacionais ou pela Internet (procedimento 2 abaixo).

“Você excedeu o número máximo de cobranças que o cartão pode receber em um determinado período.”

Consulte seu banco para que solucionem o problema e tente usar o cartão de crédito novamente (procedimento 1 abaixo). Outra opção é adicionar outro cartão (procedimento 2 abaixo).

“É possível que o banco não ofereça suporte à autenticação forte do cliente.”

A autenticação forte é obrigatória para aprovar seu cartão ou pagamento na União Europeia. Fale com o seu banco para mais detalhes. Se você não conseguir solucionar este problema junto ao banco, será necessário usar outra forma de pagamento.

3. Coloque seus anúncios em veiculação novamente – procedimentos

Escolha uma das opções abaixo para veicular seus anúncios novamente.

Procedimento 1: tentar pagar com o seu cartão de crédito atual novamente

  1. clique em “Ferramentas e Configurações” no menu do topo;
  2. depois, em “Faturamento”, vá em “Resumo”.Resumo do faturamento
  3. escolha “Formas de pagamento” (ou clique aqui e vá direto).Formas de pagamento
  4. Ache o(s) cartão(ões) de crédito com o link “Corrigir”.Link corrigir no cartão de crédito
  5. Clique no link “Editar” e verifique se todas as informações do cartão estão corretas. Caso seja necessário, entre em contato com o seu banco ou com a administradora do cartão de crédito para confirmar se você pode utilizá-lo na sua conta do Google Ads.
  6. Depois de verificar se a forma de pagamento pode ser utilizada, clique no link “Corrigir” e, na janela que se abre, clique em “Atualizar”.Corrigir método de pagamento

Se você tentar pagar usando o mesmo cartão logo após ter feito o procedimento acima, a cobrança do saldo pendente será feita. Lembre-se de que pode levar algumas horas para que o pagamento seja processado. Se o pagamento não for devidamente processado e recebido até um dia útil depois da nova tentativa de usar a forma de pagamento, é sinal de que houve erro novamente. Neste caso, você terá que fazer a quitação do saldo pendente usando outro cartão ou outro método.

Procedimento 2: inserir outras informações de faturamento

  1. clique em “Ferramentas e Configurações” no menu do topo;
  2. depois, em “Faturamento”, vá em “Resumo”.Resumo do faturamento
  3. escolha “Formas de pagamento” (ou clique aqui e vá direto).Formas de pagamento
  4. Para editar (alterar) qualquer informação de um cartão (com exceção do número do cartão de crédito em si), ache o cartão de crédito que você quer editar e clique em “Editar”. Corrija o(s) erro(s), se houver, e tente fazer o pagamento em seguida.Editar cartão de crédito

Para editar o número do cartão de crédito ou para adicionar um novo, é necessário clicar em “Adicionar forma de pagamento” e insira os dados.

Adicionar forma de pagamento

Vá ao cartão de crédito que você acabou de adicionar e clique no link “Definir como principal”. Assim, o cartão de crédito que você acabou de inserir passará a ser a sua forma de pagamento principal.

Assim que você terminar de inserir as suas informações de faturamento, o Google começará uma cobrança do saldo pendente.

Dica

Sempre que puder, insira um cartão de crédito de backup para evitar interrupções de veiculação dos seus anúncios. O Google fará a cobrança no cartão de backup somente quando a sua forma de pagamento principal for recusada.

error: Protected content!