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Como usar os códigos promocionais do Google Ads

Neste post você aprenderá a usar os códigos promocionais do Google Ads, os critérios das promoções, e como o crédito funciona com as diversas configurações de pagamento.

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O que são os códigos promocionais (cupons ou vouchers) oferecidos pelo Google Ads?

Os códigos promocionais (também conhecidos como cupons ou vouchers) oferecem crédito para que um anunciante possa usar em sua conta. Não há nenhuma maneira de “pedir” um código promocional, mas o Google às vezes os oferece como parte de promoções específicas.

Critérios de elegibilidade e uso

A maioria das ofertas exige que você atenda certos critérios antes que o crédito seja feito em sua conta e, geralmente, são para novos anunciantes com novas contas. Verifique os termos que acompanham o seu código promocional para saber detalhes sobre a oferta específica que você recebeu.

Por exemplo, pode haver uma oferta com a condição “Gaste R$ 100 e receba R$ 100”. Para obter o crédito de R$ 100, você precisará inserir o código promocional na seção “Promoções” da sua conta Google Ads em até 14 dias após a criação da conta. Depois, você terá que gastar pelo menos R$ 100 em cliques (do seu próprio bolso). Após gastar esses R$ 100, você verá o crédito de mais R$ 100 (vindo do código promocional) aparecer na sua conta em até 5 dias.

Outro requisito para usar o seu crédito promocional é ter inserido os dados de cobrança (cartão de crédito etc.) na sua conta. Além disso, tenha em mente que o crédito promocional é válido apenas para gasto em campanhas do Google Ads. Se você cancelar sua conta antes de gastar todo o crédito, o saldo remanescente não será reembolsado.

Como usar o seu código promocional do Google Ads

Lembre-se de que você precisará inserir um método de pagamento (cartão de crédito, etc.), e se você deseja usar a faturação mensal, faça essa configuração antes de inserir seu código (caso contrário, sua oferta será invalidada e o valor perdido quando você mudar a faturação).

Insira seu código promocional

  1. Entre na sua conta do Google Ads.
  2. Vá em “Ferramentas e Configurações” no menu do topo (1), e em “Faturamento” selecione “Promoções” (2).Seção Promoções no Google Ads
  3. Clique no botão “Mais +”.
  4. Insira seu código promocional.Adicionar código promocional no Google Ads
  5. Clique em “Enviar”.

Importante: os usuários de contas administrativas (contas MCC de agências, que abrigam várias contas de clientes) não podem inserir códigos promocionais na página “Promoções” no nível administrativo geral. O administrador deve visitar a página de faturamento de cada conta em que deseja aplicar uma promoção e seguir os mesmos passos acima.

Veja quanto falta para ganhar seu crédito

Para ver quanto você ainda tem que gastar para ganhar seu crédito, vá até a página “Promoções” conforme o passo a passo acima. Ela é atualizada a cada poucas horas. Você poderá ver o seu progresso e o status de qualquer crédito que tenha, e também ver suas promoções concluídas e vencidas.

Status dos códigos promocionais

“Ativo”

O valor associado ao cupom foi concedido.

“Resgatado: aguardando cumprimento de critérios”

O cupom foi resgatado com sucesso, mas o requisito de gasto (como “Gaste R$ 100 e receba R$ 100”) ainda não foi atendido.

“Em processamento”

O requisito de gasto (como “Gaste R$ 100 e receba R$ 100”) foi atendido e o valor da recompensa concedida está sendo processado.

“Expirado”

O cupom expirou após o resgate e antes de atender o requisito de gasto.

“Invalidado”

O cupom era inválido.

Corrija problemas com o seu código promocional

Houve alguma dificuldade com seu código promocional? Visite o guia abaixo (do próprio Google) para resolver o problema:

Como os códigos promocionais funcionam com as diferentes formas de pagamento

Você pode pagar pelos cliques do Google Ads manualmente (pagamentos manuais), automaticamente (pagamentos automáticos) ou ter um limite de crédito (faturamento mensal). A configuração que você usa influencia a maneira como seu código promocional funcionará. Veja abaixo como o seu cupom funciona com cada tipo de pagamento.

Com pagamentos automáticos

Se você usa esta opção, basta inserir o código até a data de validade e iniciar a veiculação dos seus anúncios. Assim que a sua conta atender os requisitos, o valor do código promocional que já tiver sido gasto aparecerá como uma linha na seção “Promoções” no espaço do mês corrente, e na página “Resumo do faturamento” em cerca de 5 dias.

Por exemplo, se a oferta diz que você precisa gastar R$ 100 em 30 dias, você precisará consumir pelo menos R$ 100 (do seu bolso) em cliques em 30 dias até que o crédito apareça em sua conta.

Os créditos promocionais só podem ser aplicados a custos de publicidade no futuro. Os custos que você acumular antes de obter um crédito, bem como os custos que você acumular após usar todo o seu crédito, serão cobrados no método de pagamento normal da sua conta.

Seus anúncios continuarão sendo veiculados e serão cobrados normalmente após o uso do seu crédito promocional. Lembre-se de que você pode parar de anunciar a qualquer momento, bastando pausar as suas campanhas. Campanhas pausadas não possuem custos extras.

Com pagamentos manuais

Se você faz pagamentos manuais, precisará inserir o código até a data de validade e, em seguida, atender às exigências da promoção.

Por exemplo, se a oferta disser que você precisa gastar R$ 100 em 30 dias, você precisará fazer um pagamento manual de pelo menos R$ 100 (do seu bolso) e também gastar estes R$ 100 por completo em 30 dias. Após gastar o valor exigido, você verá a parte do código promocional já gasto como uma linha na seção “Promoções” do mês atual e na página “Resumo do faturamento” em cerca de 5 dias.

É uma boa ideia fazer um pagamento inicial um pouco maior que o requisito, porque o Google Ads pode parar de exibir seus anúncios antes que todo o valor seja gasto.

Por exemplo, se a oferta exigir que você gaste R$ 100 e você faz um pagamento inicial de exatamente R$ 100, sua conta pode nunca gastar todos os R$ 100 se o seu custo por clique (CPC) for maior que o crédito restante no final.

Para que você entenda, vamos imaginar que o seu CPC médio seja de R$ 1,20. Se você gastar quase tudo (digamos, R$ 99,00) menos R$ 1,00, esse R$ 1,00 pode nunca ser usado, pois o seu CPC médio (R$ 1,20) é maior do que o crédito que você tem (ou seja, o sistema não conseguirá gastar R$ 1,00 porque esse valor é insuficiente para que seu anúncio seja exibido mais uma última vez).

Com faturamento mensal

Se você usa este método, insira seu código somente depois que sua conta tiver sido configurada para faturamento. Em seguida, assim que sua conta atender os requisitos, a quantia vinda do código promocional já gasta aparecerá na página de transações, geralmente em 5 dias. Se você tiver mais crédito do que consegue usar em um determinado mês, não se preocupe: qualquer crédito promocional não utilizado em um mês será sempre transferido para o próximo.

Códigos promocionais e orçamentos

O crédito vindo do código promocional oferece a possibilidade de você fazer publicidade adicional sem afetar o orçamento da sua conta.

Por exemplo, se você definir um orçamento de R$ 300 e receber uma promoção de R$ 150, seus anúncios serão exibidos até que você gaste R$ 450, mas você será cobrado pelo valor original do orçamento da conta de R$ 300, uma vez que os R$ 150 adicionais são cobertos pelo crédito da promoção.

Se o seu orçamento terminar antes que o crédito seja totalmente gasto, o crédito remanescente será transferido para o próximo orçamento que você ativar.

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