Home » Como usar listas de palavras-chave negativas no Google Ads para otimizar as suas campanhas

Como usar listas de palavras-chave negativas no Google Ads para otimizar as suas campanhas

As palavras-chave negativas são responsáveis por refinar o tráfego gerado pelos cliques em seus anúncios. Parte essencial de praticamente qualquer boa campanha Google Ads, as palavras-chave negativas evitam que usuários que digitem termos indesejados vejam os seus anúncios. Para que possamos usá-las com eficiência, temos a possibilidade de agrupá-las em listas centralizadas e vincular essas listas a várias campanhas (ou seja, aplicar as listas a múltiplas campanhas) de uma só vez.

Precisa de consultoria em Google Ads? Fale comigo.

Neste tutorial você aprenderá a fazer exatamente isso: usar listas de palavras-chave negativas para refinar os seus cliques e otimizar as suas campanhas no Google Ads.

O que são as palavras-chave negativas do Google Ads?

Palavras-chave negativas são aquelas que inserimos nas nossas campanhas e que, quando digitadas pelos usuários que fazem uma busca, impedem que nossos anúncios sejam exibidos. Para exemplificar, imagine que você vende camisetas de algodão para homens e mulheres e esteja anunciando no Google. Algumas de suas palavras-chave segmentadas seriam, portanto:

“camiseta de algodão masculina”
“camiseta de algodão feminina”

e várias outras similares.

Mas eu duvido muito que você queira que um usuário do Google que digite algo como

“camisetas de algodão masculinas grátis”

veja o seu anúncio. Afinal de contas, é praticamente certo que você não ofereça camisetas de algodão gratuitamente. Para evitar a perda de dinheiro com esse tipo de clique irrelevante para o seu negócio, você deve portanto incluir a palavra “grátis” na lista de palavras-chave negativas da sua campanha ou grupo de anúncios.

O tema que abordo neste post é a opção de criarmos listas de palavras-chave negativas que podem ser aplicadas a várias campanhas ao mesmo tempo – ao invés de ter que fazê-lo campanha por campanha.

Como criar uma lista de palavras-chave negativas

Vá em “Listas de palavra-chave negativas” no menu superior

É importante saber que o Google Ads tem um espaço, uma verdadeira “central de listas de palavras-chave negativas”. De lá, podemos criá-las. Para acessar esse lugar, clique em “Ferramentas e Configurações” (1) e depois vá em “Listas de palavras-chave negativas” (2).

Listas de palavras-chave negativas no google ads

Clique no botão “+” para adicionar uma nova lista

Se já houver uma ou mais listas de palavras-chave negativas quando você chegar aqui nesta tela (do print abaixo), significa que alguém criou-as no passado, é normal. Para criar a sua nova lista, clique no botão “+”.

Botão adicionar nova lista de palavras-chave negativas

Dê nome à sua lista e adicione as palavras-chave negativas por afinidade (similaridade)

No campo “Nome da lista” escreva um nome que seja bem claro e imediatamente inteligível para que você (ou outra pessoa que venha a gerenciar a sua conta Google Ads) entenda perfeitamente a categoria de palavras-chave negativas que a lista abriga. Depois insira as palavras-chave, uma por linha, e clique em “Salvar”. No exemplo abaixo, criei uma lista com os termos relacionados a gratuidade, como “grátis”, “gratuitamente”, etc.

Exemplo de lista de palavras-chave negativas

Tenha em conta que a sua lista de palavras-chave negativas pode ter dezenas, centenas ou até milhares de termos. No exemplo acima eu criei uma lista pequena somente para fins práticos deste tutorial.

Como aplicar uma lista de palavras-chave negativas a (uma ou várias) campanhas

A lista já foi criada (nos passos anteriores acima), mas ainda não foi atribuída (aplicada) a nenhuma campanha. Portanto, até aqui ela ainda não tem nenhum efeito em nenhuma campanha.

Lista de palavras-chave negativas ainda não aplicada a nenhuma campanha
A coluna “Campanhas” diz a quantas campanhas a lista foi aplicada

Para aplicar a lista a uma campanha, marque a caixa (checkbox) à esquerda do nome da lista (1) e depois clique em “Aplicar a campanhas” (2).

Como aplicar listas de palavras-chave negativas a campanhas

Depois, escolha as campanhas às quais deseja aplicar a lista e clique em “Aplicar”.

Aplicar listas de palavras-chave negativas a uma ou várias campanhas

Veja que agora a coluna “Campanhas” mostra o número “3”, indicando que a lista de palavras-chave negativa foi aplicada a 3 campanhas:

Lista de palavras-chave negativas aplicada a várias campanhas

Vantagens de usar listas de palavras-chave negativas no Google Ads

A idéia de se ter listas de palavras-chave negativas tem como objetivo:

  • organizar as suas palavras-chave negativas, melhorando muito o seu controle sobre elas;
  • simplificar a aplicação das listas a uma ou várias campanhas simultaneamente;
  • centralizar a atualização de cada lista, que é feita em um só lugar.
Listas de palavras-chave negativas no google ads
As listas de palavras-chave negativas centralizam e facilitam bastante o trabalho de atualização

Uma vez que a lista de palavras-chave negativas tiver sido feita e aplicada às campanhas desejadas, as atualizações subsequentes (remover palavras-chave negativas ou adicionar novas palavras-chave negativas) são bem mais simples: basta ir à lista, fazer as alterações e pronto. Todas as campanhas que usam a lista já serão automaticamente atualizadas também.

Listas de palavras-chave negativas prontas: economize tempo e trabalho nas suas campanhas com estas valiosas sugestões

A seguir coloquei algumas listas de palavras-chave negativas com termos que são de uso comum em vários tipos de negócios. Elas possuem um botão “Copiar lista” para que você, leitor(a), possa copiá-las com um clique.

Atenção: se decidir incluir uma ou várias das listas de palavras-chave negativas abaixo em suas campanhas, revise todos os termos nela(s) cuidadosamente antes. Cada negócio tem suas particularidades, e basta que um só termo seja equivocadamente adicionado como palavra-chave negativa para trazer sérios problemas de desempenho à sua campanha.

Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a gratuidade

Aplicabilidade: evitar que pessoas que usem palavras-chave como “grátis” e similares vejam seus anúncios

grátis
gratis
gratuito
gratuitos
gratuita
gratuitas
"de graça"
"de graca"
degraça
degraca
gratuitamente
"de gratis"
"de grátis"
"sem pagar"
"sem ter que pagar"

Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a buscas por informação

Aplicabilidade: evitar que pessoas que estejam procurando apenas por informações vejam seus anúncios

template
planilha
modelo
exemplo
pdf
como
"o que"
oque
"o quê"
oquê
porque
"o que é"
"o que eh"
significado
"o que significa"
"por que"
"por quê"
porquê
onde
aonde
quando
qual
sobre
definição
definicao
definicão
comparação
comparacao
comparacão
"diagrama de"
exemplo
exemplos
história
historia
mapas
amostra
amostras
"quais são"
"quais sao"

Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a empregos

Aplicabilidade: evitar que pessoas que estejam procurando emprego na área do seu produto ou serviço vejam seus anúncios

vaga
vagas
carreira
carreiras
emprego
"processo seletivo"
"a contratação de"
estagiários
estagiarios
estagiario
estagiário
estagiaria
estagiária
estagiarias
estagiárias
"de estágio"
"de estagio"
estágio
"de emprego"
empregos
recrutador
recrutamento
currículo
salario
salário
salarios
salários

Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a produtos infantis

Aplicabilidade: evitar buscas que contenham termos de assuntos infantis

play
kids
game
games
infantil
infantis
jogos
"para crianças"
"para criancas"
joguinho

Lista de palavras-chave negativas com termos cuja intenção é acessar sistemas online

Aplicabilidade: evitar usuários que fazem pesquisas apenas para fazer login em sites e/ou sistemas online

senha
login
pass
password
"fazer login"
user
"usuário e senha"
"usuario e senha"
"user e senha"

Lista de palavras-chave negativas com nomes de bancos que operam no Brasil

Aplicabilidade: evitar buscas que contenham termos de serviços financeiros

"banco do brasil"
bb
caixa
santander
bradesco
sicoob
sicob
itau
itaú
nubank
inter
"banco original"
bndes
hsbc
safra
citibank
citbank
citi bank
"cit bank"
"city bank"
citybank

Lista de palavras-chave negativas com serviços do governo

Aplicabilidade: evitar usuários que estejam buscando por serviços fornecidos pelo governo

inss
auxílio
auxilio
pis
"pis pasep"
"pis-pasep"
sacar
"13 salario"
"decimo terceiro"
"décimo terceiro"
iptu
"fundo de garantia"
"receita federal"

Lista de palavras-chave negativas do tipo “faça você mesmo”

Aplicabilidade: evitar usuários que preferem fazer (criar) o produto ou serviço por si próprios ao invés de comprá-lo pronto

artesanato
artesanal
criar
criacao
criacão
criação
criaçao
"como criar"
"feita a mão"
"feito a mão"
"feita a mao"
"feito a mao"
"como fazer"
fazer
"em casa"
caseiro
caseira

Lista de palavras-chave negativas relacionadas a aulas, cursos e educação

Aplicabilidade: evitar usuários que estejam pesquisando por cursos ou aulas sobre o seu produto ou serviço ao invés de querer comprá-lo

aula
aulas
licao
liçao
lição
licão
lições
licoes
licões
liçoes
tutorial
tutoriais
"da faculdade"
faculdade
faculdades
curso
cursos
"de curso"
"de cursos"
educação
"de educação"
estudar
estudos
estudo
escola
escolas
"formacao em"
"formação em"
"formacão em"
"formaçao em"
universidade
universidades

Lista de palavras-chave negativas relacionadas a pesquisas e estatísticas

Aplicabilidade: evitar usuários que estejam pesquisando por informações gerais e estatísticas

associações
associacões
associaçoes
associacoes
livro
livros
"estudos de caso"
"de estudo de caso"
guia
guias
"de revistas"
jornais
jornal
revistas
revista
métricas
metricas
notícias
noticias
"de pesquisa"
"de revisão"
"de revisao"
avaliações
avaliacoes
avaliacões
avaliaçoes
estatistica
estatística
estatisticas
estatísticas
"status de"
"histórias de sucesso"
"historias de sucesso"
"case de sucesso"
"cases de sucesso"
cases
artigo
artigos
materia
matéria
materias
matérias

Crie e atualize as suas próprias listas de palavras-chave negativas

Cada negócio tem as suas particularidades e só você – dono e/ou gestor da conta Google Ads da empresa – é quem vai saber exatamente quais palavras-chave devem ser evitadas – e portanto negativadas. E não se esqueça: para melhorar e atualizar permanentemente suas listas, você deve revisar os Termos de Pesquisa frequentemente.

error: Protected content!