Como ver e editar as configurações de campanhas no Google Ads

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Transcrição do vídeo

Bom pessoal, nessa aula aqui, vocês vão aprender a ver e editar, ou seja, modificar as configurações de uma campanha no Google Ads.

Isso é muito importante porque muitas vezes a gente precisa mudar, por exemplo, o local, as configurações de horário de exibição, enfim, várias coisas no nível de campanha.

Então, é o seguinte: aqui eu tenho só essas 2 campanhas. São campanhas de exemplo para fins do nosso curso.

Vou entrar aqui nessa campanha do “Curso De WordPress. E uma vez dentro da campanha, isso aqui já é um grupo de anúncios, “Curso De Word Press”. Ele tem o mesmo nome da campanha, mas aqui já estamos dentro da campanha.

Onde acessar as configurações de uma campanha

Uma vez dentro da campanha, a gente vai vir aqui em “Configurações“.

Então eu vou clicar e aqui a gente tem as configurações dessa campanha.

Lembrando: eu entrei na campanha “Curso De WordPress”, então essas configurações aqui valem só para essa campanha.

Então vamos lá.

Alterando o nome da campanha

Aqui a gente tem o nome da campanha, que você pode mudar aqui. Lembrando que você pode mudar o nome da campanha lá no nível de todas as campanhas também, que é a lista de todas as campanhas.

Vou voltar aqui, clicando nesse lápis você muda, altera o nome das campanhas.

Então, não é necessário vir aqui em “Configurações” para mudar o nome da campanha. Mas, uma vez aqui, sim, é possível também.

Alterando as metas da campanha

As metas. Aqui eu estou usando as configurações de meta da conta, porque eu estabeleci no nível de conta que todas as campanhas devem usar essa configuração.

Mas nós podemos mudar e escolher aqui: usar as configurações de meta específicas da campanha, e aqui: escolha as metas da campanha.

Aqui eu não tenho nada porque essa conta está quase virgem, muito no começo, não tem dados. Mas se você já tiver metas de conversão estabelecidas na sua conta, elas vão aparecer aqui.

E aí você pode escolher e mudar a meta da campanha.

Objetivo de marketing da campanha

Depois a gente tem o objetivo de marketing, que é vendas, leads, tráfego do site. Enfim, aqui você pode escolher também.

Nesse caso, essa campanha não tem nenhuma meta, mas vejam que a gente tem as explicações aqui. É importante que vocês entendam.

Status da campanha

Depois, o status da campanha que é: ativada. A campanha está ligada. Então temos ativado, pausado ou removido, no caso de você apagar, deletar, remover a campanha.

Redes de exibição

Depois as redes onde a campanha vai ser exibida. Então aqui eu quero só rede de pesquisa, incluindo os parceiros de pesquisa do Google, que são outros buscadores.

Então, eu quero isso. Não quero exibir nada na Rede De Display. Nessa campanha, nada.

Então, em “Redes”, a gente tem Rede De Pesquisa e a Rede De Display. Os anúncios de display, para lembrar vocês, são aqueles anúncios gráficos: aquelas imagens, banners clicáveis.

Quando a gente entra, por exemplo, em um jornal online e aparecem aquelas propagandas no cabeçalho, no lado esquerdo, no lado direito. Aqueles anúncios são anúncios de display.

Então, nesse caso, a minha intenção com essa campanha é fazer anúncios de texto que vão aparecer nas páginas de resultados do Google. Então é a Rede De Pesquisa, ou seja, eu quero que pessoas que estejam pesquisando por cursos de WordPress vejam meus anúncios.

Então, não estou fazendo display. Só Rede De Pesquisa.

Depois a gente tem os locais. Importantíssimo.

Locais onde a campanha será exibida

Aqui essa campanha está segmentada só para Belo Horizonte, Minas Gerais. Mas lembrem-se de que a gente pode colocar aqui, ou seja, Estados Unidos. A gente pode colocar um país inteiro, podemos colocar estados, podemos colocar cidades. Então, São Paulo, eu tenho o estado de São Paulo, tenho a cidade de São Paulo, e assim por diante.

Então, se você precisar de mudar a segmentação de local dessa campanha é aqui que você tem que vir.

E você pode excluir locais também. Por que isso é importante? Eu posso, por exemplo, vou excluir BH, eu vou tirar. Eu vou colocar, por exemplo, Minas Gerais, o estado de Minas Gerais inteiro, então eu vou colocar aqui como meta. E eu vou excluir, por exemplo, a capital, Belo Horizonte.

E aí, Belo Horizonte, eu clico aqui em excluir. Então ele vai pegar todo o Estado de Minas Gerais, com exceção da capital, Belo Horizonte.

Então, lembrem-se de que vocês podem fazer isso. Isso pode ser muito importante.

Da mesma forma que vocês podem, por exemplo, incluir um país inteiro, excluir um estado do país, ou vários, ou excluir cidades específicas e assim por diante.

Então essas são as opções da segmentação de local. Vou dar cancelar aqui.

Configurações de idioma

Os idiomas são inglês e português. O critério aqui é o idioma usado na interface do Google.

Então o que acontece? Muita gente pode, por exemplo, usar outros idiomas. Há brasileiros que usam a interface em inglês. Às vezes porque gosta ou para praticar. Então, o próprio sistema, o próprio Google, sugere que para campanhas no Brasil, por exemplo, que sejam utilizados esses dois idiomas: o português e o inglês. Porque muita gente tem a interface em inglês.

Mesmo estando no Brasil, sendo brasileiro, falando português como primeira língua, mas gosta de uma interface em inglês. Isto é comum. Então, geralmente, vem em português e inglês.

E em geral é até aconselhável. Se você tem só em português, pode colocar em inglês também. Claro que isto depende do seu produto, do seu serviço.

Então, a gente tem aqui a lista de idiomas e basta você escolher.

Orçamento diário da campanha

Depois a gente tem o orçamento diário da campanha. Aqui é R$0,01 porque é um orçamento simbólico. Só para fins do curso aqui.

Estratégia de lances

A Estratégia de lances, aqui está CPC manual, é um assunto que é uma aula toda à parte. Mas é aqui que você tem a opção de mudar a sua estratégia de lance. Então, a gente tem todas as estratégias aqui: desde o CPC manual até as estratégias automatizadas. Isso é uma aula toda à parte.

Então é aqui que você muda a estratégia. Importantíssimo isso. Tem um impacto direto no seu gasto, no desempenho da sua campanha.

Importantíssimo.

Data de início e de término

Depois, data de início e término da campanha.

Essa aqui tem uma data de término como “nenhuma”, não definida. Porque ela vai ser veiculada indefinidamente.

Configurações avançadas

E a gente tem aqui as configurações avançadas.

Regras de valor

Regras de valor. E está aqui a explicação: “Você pode definir condições como, por exemplo, público-alvo ou local para ajustar os valores da conversão com base nos atributos dos clientes e no valor relativo deles para a sua empresa. É possível executar apenas uma regra para cada evento de conversão.”

Então, isso aqui também é uma aula toda à parte que vai junto com a aula de conversões e tudo mais. Mas essa configuração está aqui também.

Rotação de anúncios

A gente tem a rotação de anúncios que, em geral, fica aqui em “otimizar” para priorizar a exibição dos anúncios com melhor desempenho.

Opções de URL da campanha

Depois a gente tem as opções de URL da campanha. URL é o endereço. E isso também é uma aula toda à parte.

Podemos adicionar um sufixo ao endereço da página de destino ou das páginas da campanha para que o comportamento do usuário, a origem do usuário e várias outras coisas, sejam rastreadas e nós tenhamos esses dados, o que é muito importante também para tomada de decisões para o marketing digital geral da sua empresa.

Então essas opções estão aqui também.

Lembrando que a gente pode estabelecer isso no nível de conta.

Aqui eu estou dentro de uma campanha, mas é possível estabelecer no nível de conta, e aí, estabelecendo isso no nível de conta, se aplica automaticamente a todas as campanhas dentro da conta.

Mas se você estabelecer aqui e se estiver algo estabelecido (um modelo de acompanhamento) no nível de conta, este daqui de nível de campanha (ou seja, que é um nível menor) vai sobrescrever o estabelecido no nível de conta. E assim por diante.

Uma configuração que é estabelecida no nível de grupo de anúncios vai sobrescrever a de campanha e a de nível de conta. Mas, enfim, as opções de URL da campanha estão aqui.

Configurações de anúncios dinâmicos de pesquisa

As configurações dos anúncios dinâmicos de pesquisa, que também vai ser uma lição toda a parte, estão aqui.

Exclusões de IP

E exclusões de IP. Isso aqui é muito útil no caso de você, por exemplo, ter o cenário que é muito comum: que os funcionários da empresa façam uma busca no Google para acessar os próprios sites da empresa. Isso é muito, muito comum.

Então, aqui você pode, por exemplo, inserir o IP geral da sua empresa para que nenhum dos seus funcionários veja os seus anúncios e saia clicando neles e consumindo orçamento.

Porque essa prática, do funcionário entrar, fazer uma pesquisa e clicar no seu anúncio é realmente muito comum. Tanto por curiosidade, quanto para, às vezes, só para acessar o site, para ver o site.

Então, isso daqui pode fazer muita diferença. Então, está aqui também.

Então, nessa aula aqui eu estou explicando só os itens que aparecem aqui nessa seção de configurações. Alguns deles, superficialmente, alguns eu sequer expliquei aqui porque cada um deles vai ser um tema de uma aula específica. É só para você se familiarizar com essa seção aqui.

As opções mudam de acordo com o nível em que você está

E outra coisa muito importante é o seguinte: dependendo do nível em que você estiver, você vai ver coisas diferentes.

O que eu quero dizer?

Aqui a gente está no nível de campanha. Vou duplicar essa aba aqui e eu vou entrar aqui dentro do grupo de anúncios, que nós temos dentro dessa campanha, que tem o mesmo nome da campanha, “Curso de WordPress”.

Então, aqui eu estou, nessa aba aqui, no nível de grupo de anúncios. E aqui no nível de campanha.

E vou entrar na seção de configurações.

Vejam a diferença.

Há muito menos coisa aqui (no nível de grupo de anúncios).

Então, aqui como a gente está no nível de campanha, a gente tem várias coisas. Vou sair daqui e vou voltar de novo, como se eu estivesse entrando do zero. Sem abrir as configurações avançadas.

Então, no nível de campanha, olha o que que a gente tem. No nível de campanha a gente tem isso daqui mais as configurações avançadas. Se você tiver, sem querer, ou por querer, conscientemente, entrado em um grupo de anúncios dentro da campanha, as opções que vão aparecer são essas aqui e as avançadas são essas aqui.

Então, a gente tem menos coisas aqui porque a gente está no nível de grupo de anúncios.

Então, se você estranhar, falar: “olha, eu entrei aqui mas eu estou procurando uma coisa, cadê?” Pode ser, é bem provável, que você esteja em um nível errado. Você está no nível de grupo de anúncio mas deveria estar no nível de campanha.

Ou o contrário. Talvez você queira editar uma configuração que pertença só ao nível de grupo de anúncios. E aí, você pode ter entrado só na campanha, esqueceu de entrar lá no grupo de anúncios e aí vai estranhar as opções que vão aparecer aqui.

Porque em geral, pessoal, todo esse menu da esquerda aqui, não só aqui dentro da campanha, mas aqui no geral: vários itens aqui vão exibir coisas diferentes dependendo do nível em que você estiver.

Então, isso é muito importante também: que vocês sempre saibam onde vocês estão dentro da hierarquia da conta. Que também é tema de uma aula específica porque vocês têm que se organizar mentalmente e saber onde vocês estão.

Mas vocês agora já sabem. Basta entrar na campanha ou no grupo de anúncios e aí vocês podem ver as configurações da campanha, clicando aqui em “Configurações“.

E lembrem-se aqui das configurações avançadas. Muito importante isso para poder modificar coisas: estratégia de lance, segmentação de local, várias coisas.

Então tudo isso está aqui. Não se percam. E sempre que for necessário: “Configurações da campanha”.

Um grande abraço e até a próxima aula!