Home » Como criar sua conta no Registro.br para fazer o registro do domínio do seu site

Como criar sua conta no Registro.br para fazer o registro do domínio do seu site

Entendendo o que é o domínio de um site

A primeira coisa que todo mundo tem que fazer para ter um site é o registro do domínio, que é aquele nome – aquele endereço digital – que escrevemos na barra de endereços do navegador, como por exemplo: www.nome-do-seu-negocio.com.br. A extensão “.br”  aqui significa que é um domínio do Brasil. Existem domínios que não tem “.br”, então poderia ser também www.nome-do-seu-negocio.com.

Precisa de consultoria em Marketing Digital? Fale comigo.

Quando a pessoa quer ter um site, muitas vezes ela começa a sondar empresas de hospedagem de sites, e essas empresas oferecem também esse serviço de registro do domínio “.br”, essa aí embaixo é um exemplo:

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio
Mas aqui vai o primeiro conselho: nunca registre seu domínio “.br” em empresas de hospedagem de sites. O lugar certo para registrar domínios com extensão “.br” é direto no Registro.br, que é o órgão oficial e credenciado para regulamentar a compra e venda de domínios com final “.br” no Brasil. Os motivos para se fazer o registro do domínio no Registro.br são:

  • O domínio será registrado na sua conta do Registro.br – e portanto no seu nome ou no nome da sua empresa;
  • A conta é sempre grátis: ela é somente o lugar onde você manterá todos os domínios com extensão “.br” que você comprar. Você só pagará pelos registros dos domínios que fizer e suas respectivas renovações anuais. Você pode ter centenas de domínios registrados na sua conta do Registro.br;
  • Você terá controle total e imediato sobre as configurações técnicas do domínio, sempre que precisar alterá-las. Se você não quiser lidar com a parte técnica, você poderá escolher uma pessoa para fazê-lo e dar acesso à sua conta do Registro.br somente para esta função (é o “responsável técnico”, como veremos mais adiante, em outro post);
  • Você poderá fazer o registro do domínio por um período de até 10 anos. Quanto mais tempo de titularidade você escolher (de 1 a 10 anos) no momento do pagamento, maior será seu desconto e o valor de cada ano cai bastante.

Se você fizer o registro do domínio “.br” em uma empresa de hospedagem:

  • O registro do domínio será feito na conta que a empresa de hospedagem possui no Registro.br – e não na sua conta. Isto não é nada bom. (Se você registrou seu domínio desta forma, solicite a transferência da titularidade do domínio para a sua conta no Registro.br o mais rápido possível, depois de ler todo este post.)
  • Você sempre dependerá do suporte da empresa para fazer qualquer mínima alteração no domínio, além de ficar refém do prazo que o suporte levará para responder a sua solicitação (que geralmente é de até 48 horas e feito por ticket online e não por telefone);
  • Vai pagar mais caro porque as empresas de hospedagem cobram uma taxa além do valor original do domínio “.br” cobrado pelo Registro.br.

Passo a passo para criar sua conta (sempre gratuita) no Registro.br

[O que você precisa saber sobre sua conta no Registro.br:
Você vai criar a sua conta … preenchendo o formulário, você vai ter um nome de usuário e senha para ter acesso a sua conta, ela é sempre grátis, você só paga pelo registro dos domínios que você escolher, você pode registrar vários domínios na sua conta.

1. Acesse o site do Registro.br:  www.registro.br

2. Clique no botão “Acessar Conta”:

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio3. Clique “Ainda não sou usuário CRIAR CONTA”

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio

4. Preencha o formulário (leia a recomendação abaixo antes)

Aqui na hora de preencher o formulário de criação da sua conta eu tenho uma coisa muito importante pra falar: é preferível e desejável que você registre seu domínio em uma conta sua aqui no Registro.br que seja vinculada ao seu CPF. E por quê isso? Por que se você tem uma empresa e tem vários sócios e o domínio foi registrado no CNPJ da empresa e vocês sócios tiveram um desentendimento e alguns vão sair e outros vão ficar, aquela confusão de sociedade… lembra: vocês podem ter um problema pra decidir o futuro do uso nome desse domínio da empresa!

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio

5. Clique em “Entrar” e você verá a tela abaixo:

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio
Você terá recebido um e-mail do remetente “[email protected]”.

6. Abra seu e-mail (o mesmo usado no formulário de criação da conta) e clique no link de confirmação:

A mensagem será:

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio

 

7. Conta criada! Você verá uma tela com seus dados:

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio

8. Na mesma tela anterior, clique no link em “Clique aqui para ir ao painel do sistema”

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio

9. Campo de pesquisa de domínios para registro

Você será levado direto ao campo de pesquisa de domínios (já logado).

 

Como criar sua conta grátis no Registro.br para comprar um domínio

No campo de busca da página inicial do registro.br você vai digitar os nomes de domínios que você quer registrar pra ver se eles estão disponíveis ou se alguém já registrou o domínio. Esta é uma etapa que requer atenção especial, veja o próximo post e siga os passos e recomendações.

error: Protected content!