Home » Como editar anúncios de texto em massa no Google Ads

Como editar anúncios de texto em massa no Google Ads

Muitos anunciantes do Google Ads passam horas editando (fazendo alterações) em anúncios um a um. Neste artigo aprenderemos a editar anúncios de texto em massa – ou seja, veremos como modificar vários anúncios de uma só vez.

Precisa de consultoria em Google Ads? Fale comigo.

Tipos de anúncios de texto no Google Ads

No Google Ads podemos fazer anúncios de vários tipos: anúncios de texto, anúncios gráficos (de imagens), anúncios de vídeo, anúncios no Google Shopping, entre outros.

Neste tutorial vamos trabalhar com os anúncios de texto (que é provavelmente o tipo principal dentre os demais). Eles se subdividem em 2 categorias:

• anúncios responsivos de pesquisa;
• anúncios de texto expandido (disponíveis para criação e edição até 30 de junho de 2022, depois disso os anúncios de texto expandido não estarão mais em uso).

Anúncios responsivos de pesquisa

Os anúncios responsivos de pesquisa ajustam automaticamente o próprio tamanho, aparência e formato para se encaixar em qualquer espaço de anúncio disponível. Eles podem se transformar em anúncios gráficos ou em anúncios de texto. No momento da criação você insere várias opções de títulos e descrições, assim o Google faz combinações entre elas para exibir o anúncio.

Tela de edição de anúncio de texto responsivo
Tela de edição individual de anúncio responsivo de pesquisa

Anúncios de texto expandido

São anúncios que consistem somente de palavras (o formato de exibição é somente em palavras, em texto).

Tela de edição de anúncio de texto expandido
Tela de edição individual de anúncio de texto expandido

Como editar anúncios responsivos de pesquisa e anúncios de texto expandido em massa

Dependendo do nível em que você estiver (nível de conta, nível de campanha ou nível de grupo de anúncios) um número maior ou menor de anúncios será exibido. Portanto, pode ser que seja necessário usar filtros para se chegar aos anúncios desejados.

Para editar múltiplos anúncios responsivos de pesquisa de uma só vez, escolha a opção “Anúncios e extensões” no menu da esquerda.

Opção "anúncios e extensões" no menu da esquerda no Google Ads

Depois, selecione vários anúncios individualmente marcando a caixa à esquerda de cada um deles:

Como editar anúncios de texto em massa no google ads

Ou marque a caixa do topo para selecionar todos os anúncios que aparecem na página e escolha a opção “selecionar todas as …” (para selecionar todos os anúncios, inclusive aqueles que não aparecem na página):

Como selecionar todos os anúncios no Google Ads

Em seguida, vá em “Editar” no menu da barra azul e escolha a opção “Alterar anúncios”.

Como editar anúncios de texto em massa no google ads

Neste próximo passo, muita atenção. Você deverá escolher o tipo de anúncio que deseja editar. Somente o tipo escolhido é que será modificado com as alterações que você fizer, os demais tipos de anúncio permanecerão intactos. No campo “Fazer alterações em” há uma setinha de dropdown (que esconde os demais tipos de anúncios).

Escolher o tipo de anúncio que será alterado no Google Ads

Opções de tipos de anúncios para edição em massa no Google Ads

Neste meu exemplo aqui, escolherei a opção “Anúncios responsivos de pesquisa” e substituirei a URL final (a página de destino) desses anúncios.

Editar URL final de anúncios responsivos.

Depois que você preparar a edição e preencher todos os campos necessários, clique em “Aplicar”. Dependendo do tipo de edição que você fizer e do número de anúncios afetados, o sistema pode demorar muitos segundos ou até minutos para concluir todas as alterações. Em casos de alterações que levem mais tempo, uma mensagem aparecerá dizendo que o sistema terminará a edição em segundo plano. Assim, você pode continuar a trabalhar no Google Ads enquanto as alterações continuam sendo feitas ao mesmo tempo.

Você pode fazer muitos tipos de edição nos anúncios. Dentro de cada uma das opções “Editar”, “Localizar e substituir”, “Adicionar ao texto” e “Alterar caso” aparecem subitens diferentes.

Por exemplo, em “Editar” temos:

  • URL final (opção que eu usei no meu exemplo acima);
  • URL final para dispositivos móveis;
  • Caminho de exibição;
  • Títulos;
  • Descrições.

Opções de edição de anúncios dentro de "Editar"

As opções “Localizar e substituir”, “Adicionar ao texto” e “Alterar caso” possuem subitens diferentes, que abrem várias possibilidades de edição em massa dos anúncios.

Localizar e substituir

Localizar e substituir

Adicionar ao texto

Adicionar ao texto

Alterar caso

Alterar caso

Com isso, é possível fazer praticamente qualquer modificação em massa nos anúncios do Google Ads. Basta planejar e pensar bem antes de executá-las para evitar erros e problemas também “em massa”!

error: Protected content!