Se o seu site WordPress não estiver funcionando como esperado, não perca a esperança.
Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar o seu SEO. Os métodos apresentados abaixo são rápidos, simples e comprovados por darem resultados.
1. Certifique-se de que o HTTPS está ativado
Ao usar um certificado SSL para proteger o seu site, os seus visitantes saberão que o seu site é seguro, o que ajuda no seu posicionamento nas páginas de resultados.
Os certificados SSL estão disponíveis tanto gratuitamente como pagos. Uma vez que você tem um certificado SSL instalado no seu site, use um plugin como o Really Simple SSL para assegurar que o seu conteúdo seja servido através do protocolo seguro (https).
2. Utilize um plugin de SEO
Os plugins SEO são uma ótima forma de diagnosticar e melhorar as recomendações técnicas e de SEO on-page. Considere a instalação de um destes plugins recomendados.
Yoast SEO
Um dos plugins mais populares do WordPress. A versão gratuita do Yoast oferece ferramentas para ajudar a otimizar o seu conteúdo para o SEO e melhorar a legibilidade geral.
Rank Math
O Rank Math tem um painel intuitivo na sua página ou post que lhe permite ver as alterações que teriam um efeito positivo no seu SEO.
3. Otimize as suas URLs
Uma boa estrutura de permalinks é crucial para URLs amigáveis ao SEO.
O WordPress fornece esta funcionalidade já desde a instalação, mas você pode fazer alterações com plugins para obter mais modificações.
A otimização de URLs é importante quando você otimiza as suas páginas no seu site para determinadas pesquisas e palavras-chave.
A colocação da sua palavra-chave principal na URL é considerada uma boa prática de SEO on-page.
Quando um buscador (como o Google) rastreia o seu site, é fácil para eles compreenderem sobre o que é o seu conteúdo.
4. Meta descrições
As meta descrições são um elemento que resume o conteúdo do seu post ou página. Ela fornece ao Google uma breve descrição do que irão ler ou encontrar no seu site.
Uma meta descrição não deve ter mais que 275 caracteres, porque isso é tudo o que o Google irá exibir.
Uma meta descrição atraente pode trazer mais leitores para a sua publicação, o que contribui para o seu ranking na página de resultados. Insira a sua palavra-chave na sua meta descrição para que apareça nas pesquisas e adicione-a ao seu conteúdo sempre.
5. Otimização do site
Atualmente, a velocidade do site é outro fator importante para SEO, uma vez que o carregamento de conteúdo o mais rápido possível é o que muitos usuários precisam – cada segundo é crucial.
Utilize uma hospedagem que esteja otimizada para o seu site WordPress, com opções como o NGINX ou o Redis para o cache no lado do servidor.
As imagens também devem ser otimizadas. Se forem muito grandes ou demorarem muito tempo para carregar, isso irá sobrecarregar o seu site. O uso de uma CDN (Content Delivery Network) para fornecer o seu conteúdo ajuda a reduzir o tempo de carregamento.
O plugin Jetpack fornece uma CDN de imagens gratuita, mas existem outros recursos de hospedagem que podem ser usados, como o Cloudflare.
Se a sua hospedagem atual não fornecer cache no lado do servidor, você pode usar um plugin de cache, como o W3 Total Cache ou o WP Rocket.
6. Crie bom conteúdo
Um bom conteúdo de alta qualidade é sempre um dos melhores caminhos para melhorar o seu SEO.
Faça uma pesquisa de palavras-chave para captar da melhor forma a atenção do seu público.
Evite criar conteúdo duplicado no seu site. Conteúdo duplicado são ideias ou tópicos que já foram criados ou discutidos no seu site, e isso poderá afetar negativamente o seu SEO.
Um bom modelo a seguir é o modelo E-A-T, que cria confiança no seu usuário e um posicionamento sempre melhor na página de resultados.
O que é o conteúdo E-A-T?
O Google usa diretrizes de qualidade de pesquisa para garantir que o conteúdo de um site seja bom para os utilizadores. Ele não é um fator de ranqueamento para o SEO, mas afeta a forma como o seu conteúdo é lido.
O E-A-T significa “Expertise, Authority, Trustworthiness” que, em português, serão a expertise do escritor, a autoridade do conteúdo ou do site em si e a confiabilidade do conteúdo fornecido.
Assegurar que o seu site tem uma página “Sobre Nós” irá mostrar a sua autoridade e expertise aos seus leitores.
Fique de olho nas suas análises
O Google Search Console e o Google Analytics funcionam em conjunto para monitorar o desempenho do seu site. As métricas que ambos fornecem são informações detalhadas sobre como os visitantes interagem com o conteúdo do seu site.
Outros recursos são o Bing Webmaster Tools e opções de terceiros, como o SEMRush (pago).
A utilização destas ferramentas também lhe permite ver o desempenho do seu conteúdo, bem como aspectos técnicos, como a velocidade do seu site.
SEO pode ser desafiante, especialmente se você for um desenvolvedor de sites iniciante ou um proprietário de uma empresa pequena. No entanto, ter em mente os conselhos acima irá ajudá-lo bastante nesse caminho. Ter a base certa para começar e criar um bom conteúdo de qualidade são fatores determinantes para que o seu site seja bem posicionado dentre os resultados de pesquisas do Google e também de outros buscadores.