É uma situação em que nenhum gerente de conta do Google Ads quer estar: é um belo dia normal, até que você resolve fazer login na sua conta – para continuar com seu trabalho rotineiro de melhorias e otimizações – e então você vê que a conta foi suspensa!
Depois de alguns minutos de pânico, você começa a procurar respostas.
Neste post, você aprenderá as possíveis causas da suspensão da sua conta Google Ads e o que você pode fazer para corrigi-la – o mais rápido possível. Eu recomendo que você leia todo este post – linha por linha – para evitar que isso aconteça novamente.
Vamos lá.
O que acontece quando os anunciantes violam as políticas do Google
Para garantir uma boa experiência aos usuários, todos os anunciantes devem cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis, além das políticas do Google Ads. Anúncios, extensões, URLs de destino e outros conteúdos que violem qualquer uma das políticas do Google podem ser bloqueados.
Seus anúncios ou extensões de anúncio podem ser reprovados
Anúncios e extensões de anúncio que não estiverem em conformidade com as políticas do Google Ads serão reprovados. Os anúncios reprovados não serão exibidos até que a violação seja corrigida e o anúncio seja revisado novamente.
Sua conta pode ser suspensa
Contas do Google Ads podem ser inteiramente suspensas se forem encontradas violações das políticas do Google ou dos Termos e Condições.
Se o sistema detectar uma violação grave, sua conta será suspensa imediatamente e sem aviso prévio. Uma violação grave das políticas do Google Ads tem esse nome porque é ilegal ou representa uma grande ameaça para os usuários ou para as plataformas de publicidade digital do Google como um todo.
Essas violações dizem ao Google que a empresa do anunciante não segue as políticas, ou simplesmente que uma única violação desse tipo é tão grave que o Google realmente não poderá arriscar qualquer exposição futura dos usuários a ela.
Como violações graves resultam na suspensão imediata da conta, o Google as limita somente aos casos em que essa ação é de fato a única maneira de evitar atividades ilegais e/ou danos graves ao usuário.
Para todas as outras violações que podem levar à suspensão da conta, o Google enviará a você um aviso para descrever o tipo exato de violação de política que ocorreu, e ainda recomendará as ações que podem ser tomadas para corrigir o problema. Esta notificação é enviada pelo menos 7 dias antes da suspensão da sua conta.
Se houver recorrência (repetição) de violações da mesma política, o Google colocará avisos na sua conta Google Ads e as penalidades aumentarão progressivamente a cada aviso subsequente, até a suspensão total da conta. Você receberá um máximo de 3 avisos por política. Leia mais sobre os procedimentos para violações recorrentes aqui .
Se sua conta for suspensa, todos os anúncios deixarão de ser exibidos. Quaisquer contas relacionadas – por exemplo, contas que usem o mesmo método de pagamento – também serão suspensas, e quaisquer novas contas que você criar serão automaticamente suspensas também. Leia mais sobre contas suspensas aqui.
As suas listas de remarketing podem ser desativadas
Todas as suas listas de remarketing que não estão em conformidade com a Política de publicidade personalizada podem ser desativadas (o status delas passará a ser “Não qualificada”). Essas listas não poderão mais ser usadas em campanhas e novos usuários não serão mais adicionados a elas. Essas e outras restrições podem ser aplicadas a páginas individuais do seu site, a todo ele ou também a aplicativos.
Revisão de conformidade
O Google pode revisar sua empresa quanto à conformidade com a política de Segmentação por lista de clientes a qualquer momento. Se o Google entrar em contato com você e solicitar o envio de informações para averiguar a conformidade com a política, responda o mais rápido possível e tome todas as medidas necessárias para corrigir o problema. Se você possui uma conta de administrador (MCC), o Google também pode entrar em contato através das suas contas gerenciadas dentro dela para verificar a conformidade.
Sobre as suspensões de contas do Google Ads
O Google leva muito a sério os requisitos legais e a segurança do usuário. Portanto, qualquer anunciante que coloque os usuários, o Google ou os parceiros do Google em risco pode ter sua conta suspensa.
Quando sua conta for suspensa, você receberá uma notificação na conta e também um e-mail.
Você deve usar o solucionador de problemas de conta do Google abaixo para verificar o status ou as suspensões da sua conta e ver o que você pode fazer.
Corrija sua conta suspensa do Google Ads
Coisas que você deve saber primeiro
As contas suspensas não podem exibir anúncios. Os anunciantes ainda poderão acessar suas contas e relatórios.
Todas as contas relacionadas à conta suspensa (por exemplo, contas usando o mesmo endereço de e-mail ou métodos de pagamento, ou mesmo contas vinculadas à mesma conta de administrador) também podem ser suspensas.
Todas as contas do Merchant Center vinculadas às contas suspensas do Google Ads também podem ser suspensas.
Quaisquer novas contas que o anunciante tentar criar também podem ser suspensas.
Por que o Google suspende contas
As contas são suspensas quando são encontradas violações das políticas do Google ou dos Termos e Condições.
Há também outros motivos pelos quais uma conta do Google Ads pode ser suspensa:
1. Política de anúncios do Google
Você pode ler tudo sobre suspensões devido a violações da política do Google Ads aqui .
2. Política do Ad Grants
Sua conta do Google Ads pode ser suspensa se não estiver em conformidade com a política do Ad Grants.
Leia mais sobre esse tópico aqui .
3. Requisitos de idade
Se você violar os requisitos de idade nas contas do Google, sua conta será suspensa.
A idade que o Google usa como referência é aquela que você inseriu quando criou a conta do Google que está associada à sua conta do Google Ads. Você deve sempre fornecer sua própria idade – e não a idade da sua empresa – ao criar uma nova conta do Google.
Leia mais sobre os requisitos de idade aqui .
4. Problemas de cobrança e pagamento
Quanto aos pagamentos e faturamento, sua conta do Google Ads pode ser suspensa por um dos motivos abaixo:
- Saldo não pago: se sua conta do Google Ads tiver saldos não pagos (um ou vários), ela poderá ser suspensa temporariamente.
- Abuso de código promocional: sua conta pode ser suspensa se você tentar vender códigos promocionais ou usar mais de um código promocional em uma conta. Consulte os termos e condições específicos para códigos promocionais de acordo com cada país aqui .
- Solicitação de estorno: se você solicitar ao seu banco ou administradora de cartão de crédito que estorne uma cobrança paga de um saldo legítimo do Google Ads, sua conta poderá ser suspensa.
- Atividade suspeita: se uma atividade de pagamento suspeita ou fraudulenta for detectada em sua conta, o Google poderá restringir o valor que a conta pode gastar ou suspender a conta.
5. Atividade não autorizada
Se o Google perceber que um usuário não autorizado está tentando acessar sua conta do Google Ads, ela será suspensa temporariamente para que seja protegida. Leia esta documentação para aprender a manter sua conta mais segura.