Google Shopping: uma opção de anúncios para o seu e-commerce
Se você possui um site, blog ou e-commerce (loja online), é bem provável que você já tenha visto o nome Google Shopping e se perguntado se ele pode ajudar as vendas do seu negócio.
Criado para auxiliar pessoas a escolher melhor onde gastar seu dinheiro e ajudar empresas a mostrar seus produtos, o Google Shopping era conhecido antes como Google Product Search. A mudança de nome para Google Shopping veio acompanhada de alterações no seu algoritmo (sistema) e novas regras.
O Google Shopping é um serviço que permite aos usuários fazer buscas por produtos (físicos) específicos e visualizar os resultados lado a lado, com imagem e preço, funcionando assim como um grande comparador de preços. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Google Shopping.
Os resultados do Google Shopping podem aparecer:
-
no topo da página de resultados do Google:
-
na coluna da direita, ao lado dos resultados de texto:
Veja que em ambas as fotos de tela acima aparece o título “Patrocinados” no canto direito superior, logo acima das imagens dos anúncios.
Esse título significa que o conteúdo naquela parte da página é pago, ou seja, veiculado por anunciantes que estão pagando para que seus produtos apareçam ali. No caso das páginas de resultados do Google, esses anúncios com imagens, título e preço serão sempre do Google Shopping.
Ao clicar em qualquer um dos anúncios o usuário é levado à página de venda do produto no site (loja online) do anunciante.
Há também a opção de clicar no botão “Ver tudo” que aparece ao lado dos anúncios no topo da página de resultados:
ou clicar no botão “Mais no Google” que aparece abaixo dos anúncios na coluna da direita:
Nesse último caso, o usuário é direcionado ao ambiente do Google Shopping, onde mais anúncios relacionados à pesquisa do produto aparecerão, agora tomando toda a tela. Há opções de filtro por preço, cor, tamanho, marca, entre outros:
Ao clicar em um dos anúncios, aqui também o usuário é levado à loja online do anunciante.
Como funciona o Google Shopping?
O Google Shopping funciona através de uma combinação do Google Ads (que até o ano de 2018 se chamava Google Adwords) e do Google Merchant Center (que é uma plataforma da Google onde ficam os dados dos produtos dos anunciantes, uma espécie de “estoque” digital). A conta Google Ads é conectada à conta Google Merchant Center e tem acesso às informações dos produtos do anunciante. No Google Ads é onde está a interface que permite criar e gerenciar as campanhas. No Google Merchant Center é onde fica o conjunto das informações completas dos seus produtos, chamado de “feed” (o “estoque” digital a que me referi antes), que alimenta a campanha no Google Ads.
Os componentes de um anúncio do Google Shopping não são os mesmos de um anúncio de texto padrão do Google Ads. O Google tem bastante controle sobre como e quando os anúncios Shopping aparecem, e usam a informação disponível sobre os produtos (no feed) para determinar quando um produto específico deverá aparecer em uma página de resultados, sempre de acordo com a palavra-chave que o usuário pesquisar.
Para anunciar no Google Shopping, você deverá enviar as informações dos seus produtos (o seu feed) pelo Google Merchant Center e criar uma campanha no Google Ads do tipo “Google Shopping” (ao clicar no botão “+Campanha” no momento da criação, as opções de tipos de campanhas aparecerão). O Google Ads irá então usar a informação dos produtos no Google Merchant Center para criar automaticamente os anúncios que serão exibidos nas páginas de resultados do Google – e também em outros lugares da Internet, dependendo da localização do usuário.
Quem deve anunciar no Google Shopping?
De maneira geral, varejistas online são as pessoas que podem melhorar seus resultados de vendas através do Google Shopping. É importante ressaltar que deve-se pagar para que seus produtos apareçam (paga-se por cada clique no seu anúncio). O Shopping é uma plataforma paga, e não é feita para cultivar resultados orgânicos (não pagos) nas páginas de resultados do Google.
O Google Shopping pode ser particularmente eficaz para negócios menores que não tem orçamento para competir com grandes empresas, mas que desejam mostrar seus produtos para o público-alvo certo. Uma regra básica antes de decidir anunciar no Shopping é ter absoluta certeza de que os preços do seus produtos são iguais ou mais baixos do que os preços dos concorrentes. Nunca se esqueça de que os produtos são exibidos lado a lado e, como a imagem costuma ser a mesma em muitos casos, poucos usuários clicarão no produto mais caro. Se o seu negócio não possui a mesma condição comercial (ou melhor) para um produto X que custa menos nos seus concorrentes, recomendo não anunciar esse produto.
O que devo fazer para começar a anunciar no Google Shopping?
Para anunciar no Google Shopping você deverá ter uma conta Google Ads e uma conta Google Merchant Center ativas. A criação de ambas as contas é grátis e são feitas usando qualquer e-mail Gmail ou e-mail Gsuite. Depois disso, você ou o responsável técnico (um analista de marketing digital, por exemplo) da sua equipe deverá, resumidamente:
- conectar as duas contas, como mencionei antes;
- criar o arquivo do feed dos seus produtos, com todas as informações deles. Esse arquivo tem especificações técnicas definidas que devem ser seguidas para que tudo funcione bem. A participação de um bom programador pode ser necessária;
- validar o seu arquivo do feed de acordo com essas instruções;
- fazer o upload (o envio) do seu feed de acordo com essas instruções;
- na conta Google Ads, criar uma campanha do tipo “Google Shopping”.
Como posso garantir o melhor desempenho possível no Google Shopping?
Como praticamente em qualquer área de marketing digital, anunciar no Google Shopping demanda uma constante e cuidadosa otimização de cada elemento. A criação e otimização do seu feed de produtos (o arquivo onde ficam todas as informações sobre eles) tem que ser feita com bastante carinho.
Verificar se as imagens são boas e leves (otimizadas) e se os nomes (títulos), as informações, os códigos e os preços dos produtos estão sempre devidamente atualizados são passos essenciais, assim como monitorar a campanha permanentemente. Uma ação que merece destaque quando se fala em Google Shopping é a otimização do feed, que inclui usar palavras-chave pertinentes nos títulos dos produtos, entre outros procedimentos.
Conclusão
Os anúncios do Google Shopping mostram mais informação do que um anúncio padrão de texto do Google Ads: o usuário vê a foto do produto, preço e o nome da loja (do anunciante). Esses anúncios podem ajudar a trazer mais tráfego relevante para o seu site, com a possibilidade de trazer também mais leads (contatos com alguma intenção comercial) qualificados – e mais vendas. O Google Ads fornece métricas e relatórios da sua campanha Google Shopping para que você possa mensurar o seu resultado de maneira precisa e fazer melhorias.