Home » O que é e o que faz um Consultor Digital (ou Consultor em Marketing Digital)?

O que é e o que faz um Consultor Digital (ou Consultor em Marketing Digital)?

A Consultoria Digital ou Consultoria de Marketing Digital vem sendo exponencialmente mais procurada (e necessária, é verdade) por empreendedores e empresas de todos os segmentos nos últimos anos.

De acordo com a Gartner (consultoria especializada em inteligência de mercado), o mercado de consultoria cresceu e superou US$ 125 bilhões em investimentos no mundo inteiro.

Todos os anos empresas em todos os países contratam consultores para ajudar em projetos que variam entre melhora de processos e implementações de TI até planejamento estratégico e gestão do risco.

Particularmente nos últimos 5 anos, a Consultoria Digital – executada pela figura do Consultor Digital – se popularizou como produto oferecido por profissionais de marketing digital, como eu, e também por empresas.

Precisa de consultoria em Marketing Digital? Fale comigo.

Pode ser que alguém já tenha te aconselhado a procurar um consultor digital. Além de não conhecer nenhum, é provável que você também não saiba o que um consultor digital é ou faz.

Mas fique tranquilo, você não é a única pessoa que desconhece o perfil desse profissional: é bem provável que a maioria dos seus amigos e colegas de trabalho também não conheçam, e menos provável ainda que saibam as vantagens de se contratar um consultor digital.

A complexidade do ambiente online e o papel do Consultor Digital

O meio digital já é e vem se tornando cada vez mais complexo. Empresas de tecnologia em todo o mundo oferecem novas ferramentas e possibilidades a cada dia.

Os consultores digitais são pessoas que acompanham e entendem essas ferramentas e sabem como a sua empresa pode utilizá-las, além de saber criar relatórios de competitividade detalhados para informar quem, no mercado, está fazendo o quê e quais concorrentes representam as maiores ameaças.

A grande maioria das empresas já transferiu parte do orçamento de marketing para canais online (mídias sociais, Google Ads2, marketing de conteúdo, etc.).

Negócios B2B e B2C precisam igualmente de ficar atentos às suas estratégias digitais e sempre ter a certeza de que as táticas usadas são otimizadas e personalizadas para seus públicos-alvo.

O consultor digital é o profissional que guia e ajuda a criar um programa que englobe um mix de habilidades in-house (ou seja, dentro da empresa) e externos também, sempre auxiliando na escolha das melhores plataformas de marketing, dados e tecnologia.

É importante ressaltar que a palavra “melhores” na frase anterior não significa necessariamente as ferramentas mais caras ou sofisticadas, e sim a mais adequada às necessidades específicas do marketing do cliente.

É através do trabalho do Consultor de Marketing Digital que torna-se possível definir as melhores opções de ação em um ambiente de insegurança, riscos e concorrência acirrada. A Consultoria Digital trabalha junto dos demais fornecedores do cliente, tais como agências de comunicação e agências digitais.

O cliente e seu time também participam de todas as etapas do processo da consultoria, sempre que possível.

Problemas e perguntas que o Consultor Digital pode resolver:

  • Quais ferramentas de marketing digital são apropriadas para o meu negócio?
  • Meu dinheiro e o tempo dos meus funcionários gasto em canais digitais está sendo investido da melhor maneira?
  • Quanto devo gastar em publicidade online?
  • Qual é a melhor plataforma de e-commerce para o meu modelo de negócio (ou plano de negócio)?
  • Qual é a melhor plataforma para o meu site (ou projeto de site)?
  • Como devo estruturar o site do meu negócio (ou plano de negócio)?
  • Como posso melhorar e interpretar os resultados das minhas ações de marketing digital?
  • Como fazer com que meus produtos ou serviços ganhem destaque na atenção de clientes potenciais que já recebem várias outras mensagens dos concorrentes online?
  • A atual estrutura do meu marketing é a mais adequada para os meus objetivos?
  • Quais são as maiores tendências digitais e como minha empresa pode se preparar para um futuro cada vez mais online?
  • O proprietário e/ou diretoria da empresa querem fazer publicidade na Internet, mas ainda não sabemos onde anunciar, quanto gastar e como fazê-lo.

Se você possui uma ou várias dessas dúvidas, considere contratar um consultor digital. Decisões tomadas com falta de conhecimento em marketing digital podem trazer problemas e ter efeitos exponencialmente piores em muito pouco tempo.

O que pode ser abordado em uma Consultoria de Marketing Digital?

  • Planejamento da estratégia digital
  • Inbound Marketing
  • Automação de Marketing
  • Marketing de busca (Google Adwords, Bing e busca orgânica)
  • Mídia Online e Mídia Programática
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Branding
  • E-mail Marketing
  • Estratégias de Conteúdo
  • Estratégias de Mídias Sociais
  • Melhoria das taxas de conversão
  • Definição de processos digitais internos e fluxogramas
  • Estratégias digitais para e-commerce (B2B e B2C)
  • Interpretação de métricas e indicadores de desempenho

O Consultor Digital também pode pôr a mão na massa!

O consultor digital também pode ser o executor técnico de um ou vários dos serviços de marketing digital que o cliente precisar.

Além de exercer o papel prévio (durante a consultoria) de orientar a maneira como essas ações de marketing devem ser executadas e traçar as diretrizes estratégicas para que se alcancem os melhores resultados possíveis, o consultor pode atuar como gerente ou analista de marketing digital.

Como gerente – entenda-se aqui gerente de projetos – atua na gestão das ações de marketing digital que a empresa necessite executar. Como analista de marketing digital atua na execução técnica dessas ações.

Converse com um especialista e reduza riscos

O consultor digital – ou consultor de marketing digital – é o profissional que guia o cliente em sua estratégia de marketing digital. Como se trata de uma área muito técnica e cheia de meandros e dúvidas que envolvem recursos financeiros, é sempre recomendado ao proprietário do negócio que procure um bom consultor digital antes de começar suas ações de marketing online.

Ao conversar com um especialista, o empreendedor diminui muito – ou até elimina – as possibilidades de erros e gastos desperdiçados em táticas que não são adequadas ao cenário. Não contratar um consultor de marketing digital pode fazer com que a empresa invista muito dinheiro e esforço em estratégias equivocadas, muitas vezes por vários anos seguidos.

Se o seu negócio precisa de ajuda para definir os caminhos da sua estratégia online, entre em contato comigo e saiba mais sobre como a consultoria digital pode ajudá-lo.

error: Protected content!