Palavras-chave duplicadas no Google Ads são um tipo de concorrência desnecessária que todo gestor de conta deve evitar. É a chamada Concorrência Interna de Palavras-Chave, também conhecida pelo acrônimo IKC (do inglês “Internal Keyword Competition”). Afinal de contas, além da concorrência normal dos demais anunciantes, ninguém quer enfrentar ainda a si próprio!
Alguns anunciantes acham que palavras-chave duplicadas são inofensivas, mas não se engane: elas tem um impacto grande no desempenho das suas campanhas.
O que são palavras-chave duplicadas no Google Ads?
Por definição, palavras-chave duplicadas são aquelas palavras-chave que aparecem em mais de um grupo de anúncios em campanhas diferentes ou na mesma campanha. Embora o Google Ads não considere a presença da mesma palavra-chave em grupos de anúncios diferentes um erro, você será afetado porque:
- A relevância entre a palavra-chave e o anúncio sofre porque mais de um anúncio dentro da sua própria conta estará associado à mesma palavra-chave, que portanto competem entre si para que somente um deles seja exibido nos resultados da busca.
- Você pode acabar aumentando o seu próprio Custo Por Clique (CPC) porque o Google terá que decidir qual dos seus anúncios deverá ser exibido para a mesma palavra-chave.
- Não haverá consistência em quais anúncios aparecerão e quando aparecerão. Isso leva a uma experiência ruim para o usuário e falta de dados corretos e relevantes para a análise do anunciante.
Todos os fatores acima terão um impacto enorme no desempenho dos seus anúncios no médio e no longo prazo (dependendo da ocasião, no curto prazo também). É primordial encontrar essas palavras-chave duplicadas na sua conta Google Ads e eliminar ou pausar aquela que for a menos relevante.
Como resolver o problema de palavras-chave duplicadas (a concorrência interna) no Google Ads?
Apresentarei abaixo as duas formas de encontrar palavras-chave duplicadas na sua conta Google Ads:
Método 1: Google Ads Editor (mais fácil e mais rápido)
O Google Ads Editor (programa baixável que fica no seu computador) tem uma opção específica para listar todas as palavras-chave duplicadas. Veja o passo-a-passo:
1. Abra o Google Ads Editor.
2. No menu, vá em “Ferramentas” e depois em “Localizar palavras-chave duplicadas…”.
3. Selecione o critério para encontrar as palavras-chave duplicadas e clique em “Encontrar palavras-chave duplicadas”.
4. A tela seguinte mostrará a lista de palavras-chave duplicadas (separadas por linhas) nas campanhas e/ou grupos de anúncios selecionados, e também de acordo com os demais critérios que você tiver escolhido no passo anterior.
5. Você pode usar filtros para encontrar palavras-chave duplicadas que pertençam a critérios ainda mais específicos.
6. Pause ou remova as palavras-chave duplicadas indesejadas em cada par. Lembre-se de que pode haver casos de palavras-chave triplicadas, quadruplicadas, etc. Deixe somente uma palavra-chave ativa por cada grupo de múltiplas ocorrências, sempre.
Método 2: Interface Google Ads (via navegador)
Esta forma de encontrar as palavras-chave duplicadas é bem mais demorada porque você terá que percorrer a lista total manualmente. Veja o passo-a-passo abaixo.
1. Entre na sua conta Google Ads pelo navegador, vá em “Todas as campanhas” (1), coloque o filtro para exibir “Todas, exceto as removidas” (2) e depois clique em “Palavras-chave” (3).
É importante que o filtro seja “Todas, exceto as removidas” para que as palavras-chave das campanhas pausadas sejam incluídas na lista total. Isso porque essas campanhas (as pausadas) podem ser religadas no futuro e, se tiverem palavras-chave duplicadas, teríamos o cenário de concorrência interna novamente.
2. Organize as palavras-chave pelo nome ou pelo tipo de correspondência clicando na respectiva coluna. No caso da coluna “Tipo de corresp.” (tipo de correspondência), pode ser que você tenha que clicar nela 3 vezes porque há três tipos de correspondência (ampla, frase e exata).
3. Outra forma de organizar as palavras-chave é através do botão “Adicionar filtro”.
Ao clicar nele, uma janela se abre com categorias e sub-categorias de critérios para a filtragem. Usando este método a tela fica mais enxuta porque somente os resultados dentro dos critérios escolhidos ficarão visíveis.
4. Pause ou remova as palavras-chave duplicadas indesejadas em cada par que você encontrar. Lembre-se de que pode haver casos de palavras-chave triplicadas, quadruplicadas, etc. Deixe somente uma palavra-chave ativa por cada grupo de múltiplas ocorrências, sempre.
Considerações importantes
Se mesmo depois de usar um dos dois métodos acima ainda houverem situações onde a presença de palavras-chave duplicadas seja inevitável, tente mudar a segmentação de cada uma das campanhas em que elas estiverem – ou duplicar/criar uma nova campanha com nova segmentação para uma delas. Por exemplo, pode ser que você tenha a mesma palavra-chave [camisetas de algodão] em dois grupos de anúncios em uma mesma campanha cuja segmentação de local é para os estados de São Paulo e Minas Gerais. Ao criar uma cópia dessa campanha, deixando a original para São Paulo e a nova (cópia) para Minas Gerais, você evitará a concorrência interna dessa palavra-chave porque os usuários em cada um dos estados serão impactados somente o anúncio relativo a [camisetas de algodão] na campanha direcionada somente à região deles. Ou seja, não haverá alternância de exibição entre os dois grupos de anúncios que antes continham [camisetas de algodão] na mesma área geográfica.
Outra solução para muitos casos seria usar tipos de correspondência diferentes para a mesma palavra-chave. Por exemplo, [camisetas de algodão] (correspondência exata, entre colchetes) e “camisetas de algodão” (correspondência de frase, entre aspas). Essa estratégia evita a concorrência interna de palavras-chave, assegurando que somente o anúncio relevante será exibido em qualquer uma das duas situações.