O que são os Guias do Instagram?
Guias são uma forma de agrupar posts selecionados por você (por exemplo: por tópicos similares, posts sequenciais, etc.) para que seus seguidores possam consumir seu conteúdo de maneira mais organizada e unificada. Eles permitem que os usuários sigam um fluxo de posts escolhidos por você – o que é perfeito para:
- guias longos;
- guias do tipo “passo a passo”;
- dicas;
- manuais;
- catálogos;
- recomendações;
- séries de posts sequenciais do mesmo assunto;
- qualquer necessidade de agrupar posts seguindo algum critério que seja interessante para os seus seguidores.
A história dos Guias é interessante: o Instagram inicialmente implementou essa funcionalidade somente para um número seleto de perfis da área da saúde e bem-estar, no intuito de fornecer recursos para pessoas que procurassem informações sobre a pandemia da COVID-19.
Mas a função acabou sendo estendida a todos os usuários, atendendo a pedidos. Em novembro de 2020, Adam Mosseri (literalmente o “chefe do Instagram”) anunciou oficialmente a inclusão da opção de criação dos Guias para todos.
Como criar um Guia no Instagram
Para criar um Guia, toque no ícone “+” no topo à direita na sua página de perfil e em seguida selecione “Guia”.
Você poderá escolher entre 3 formatos de Guia:
- Locais;
- Produtos;
- Publicações.
Cada formato é destinado a atender as necessidades do criador (do dono do perfil). Por exemplo, a opção “Publicações” pode ser usada para selecionar uma série de posts que você criou, mas com a possibilidade adicional de escrever títulos e comentários (abaixo do título) ao seu gosto.
A opção “Produtos” só pode ser usada para selecionar produtos de uma Loja Instagram.
A opção “Locais” é perfeita para compartilhar suas recomendações de lugares, como se vê em guias turísticos de cidades, restaurantes, cafés, etc.
Depois de escolher uma das opções, você deverá selecionar os posts que deseja incluir no Guia tocando em cada um deles.
Depois, escreva o título principal do seu novo Guia e adicione um comentário explicativo. Escolha também qual post será a capa do seu Guia através da opção “Alterar foto da capa”. No meu exemplo abaixo, criei um “Guia Google Ads”.
Depois, você deverá escrever um título para cada um dos posts que selecionou. Há também a opção de escrever um comentário explicativo para cada um deles.
Importantíssimo: você poderá reordenar os posts selecionados no seu Guia para que apareçam na ordem em que você quiser. Para fazê-lo, você deverá entrar no seu Guia em modo de edição. Para isso, entre no seu Guia, toque no menu dos três pontinhos no topo ao lado direito e escolha a opção “Editar Guia”.
Depois toque nos 3 pontinhos ao lado direito do título de qualquer um dos posts selecionados e escolha “Reordenar publicações”.
Basta tocar e segurar o toque nas 3 linhas ao lado dos títulos que queira reordenar, e movê-los para baixo ou para cima. Quando terminar de reordenar tudo, toque em “Concluir”.
Onde encontrar os Guias do Instagram
Para ver um Guia no Instagram, visite o perfil do criador e selecione o ícone Guias nas abas acima do Feed.
Compartilhe seus Guias do Instagram
Use o link direto do seus Guias para compartilhá-los com amigos, seguidores, clientes, etc.
Para copiar o link de um Guia, entre nele e clique no menu dos três pontinhos no topo à direita. Depois, escolha a opção “Copar link”. Ao tocar nessa opção, o link público do seu Guia já será copiado para a área de transferência, bastando apenas colá-lo depois no aplicativo ou local desejado.
Outra maneira de compartilhar o seu Guia do Instagram é através da opção “Compartilhar em…” que abre uma janela com os outros aplicativos do seu smartphone para que você possa compartilhá-lo.