Transcrição do vídeo “Como contestar anúncios reprovados ou aprovados com limitações no Google Ads”
Bom pessoal, nessa aula aqui vocês aprenderão a contestar os seus anúncios que tenham sido reprovados ou aprovados com limitações, que é o nosso caso aqui. Vejam que eu tenho 3 anúncios, e o status desses anúncios (depois da revisão) é esse aqui: “Qualificada (limitada)”, e aí vem “Política (Marcas registradas em textos de anúncios)”.
Como aqui a gente está sujeito a uma inteligência artificial da Google, muitas vezes acontecem erros de interpretação desse robô. Porque nesses 3 anúncios aqui… eu não sei vocês, mas eu não consigo ver nenhuma marca registrada! E, no entanto, ele acusa esse erro. Então ele aprovou, mas com limitações.
As possibilidades de status dos anúncios que podem aparecer nessa coluna “Status” aqui são muitas. Ou seja, existem muitos motivos para, por exemplo, reprovar anúncios. Nesse caso aqui, eles não foram reprovados, mas foram aprovados com limitações. E dependendo do erro que aparecer aqui – veja bem, dependendo do erro – pode ser que nós tenhamos a possibilidade (a opção) de contestar esse erro.
Então para que possamos fazer isso basta pairar (o mouse) aqui em cima. Você para o mouse em cima do status e aí vem: “Qualificada (limitada)”, o símbolo de erro, “Marcas registradas em textos de anúncios”. Ele fala: “Contém: ou” (ou seja, o anúncio contém a palavra “ou”), é um dos critérios do robô. “Não atende aos requisitos de revendedores e sites informativos.” E abaixo vem o link “Ler a política” (eu sempre recomendo que vocês leiam a política na documentação da Google).
Olha, no meu entender isso aqui é uma grande “bola fora”, e isso acontece porque essa primeira revisão é automática – quando criamos um anúncio novo, a revisão é robótica, ela é feita pelo robô do Google. Então eu vou clicar aqui em “Contestação”. Se clicarmos no Gerenciador de Políticas ele vai nos levar a uma página onde ele filtra os anúncios que tiverem sido reprovados ou aprovados com limitações por causa daquele mesmo problema (“Marcas registradas em textos de anúncios”)… ou nesse caso, suposto problema.
E aí você clica aqui em “Visualizar Anúncios” e ele vai mostrar tudo o que tiver sido reprovado ou aprovado com limitações. E aí eu cliquei lá e ele voltou aqui para os mesmos anúncios. Então, lembrando: basta pairar aqui (sobre o status do anúncio) e a gente vai clicar aqui em “Contestação”.
E aí vem “marcas registradas em textos de anúncios” que é o suposto erro que ele encontrou aqui. Então, na seção “Motivo da contestação” temos a opção de marcar a caixa “Fiz alterações para obedecer à política”. Eu, na verdade, não fiz alterações. Mas mesmo assim, para que o resto das opções aqui fiquem disponíveis, eu tenho que clicar aqui (marcar a caixa “Fiz alterações para obedecer à política”) e aí vem a seção “Contestar o seguinte” e marco a opção “Anúncios afetados neste grupo de anúncios”. Sim, eu quero que somente os anúncios nesse grupo de anúncios aqui sejam revisados.
Então é muito importante que vocês conheçam essa possibilidade para que não fiquem aí com anúncios reprovados ou aprovados com limitações. Não quero que ele revise todos os anúncios da campanha e nem da conta. Até porque, se eu marcar a segunda ou a terceira opções eu posso incorrer em um grande problema – que é o robô, por exemplo, poder revisar todos os outros anúncios na minha conta e encontrar problemas também – de anúncios que já estavam anteriormente aprovados.
Se você marcar a opção “Todos os anúncios afetados nesta campanha”… você pode ter muitos anúncios dentro desta campanha… ou a opção “Todos os anúncios afetados na conta”… ou seja, um número potencialmente ainda maior… você pode correr o risco de ter anúncios que já estão aprovados vir a serem reprovados, ou aprovados com limitações.
Então, a minha sugestão é: atenha-se ao que é necessário. E nesse caso aqui eu quero que só esses 3 anúncios dentro deste grupo de anúncios aqui sejam revisados. E aí eu vou clicar em “Enviar”.
Depois de fazer a contestação, para que você possa acompanhar o status dessa contestação da política – desse suposto erro que reprovou ou aprovou com limitações o seu anúncio – basta parar aqui em cima do status de novo e aí vocês verão que aparece a opção “Acompanhar Contestação”.
Então ao invés de aparecer “Contestar” agora aparece “Acompanhar Contestação”. Você pode clicar aqui (em “Acompanhar Contestação”) ou então outra opção é ir no menu “Ferramentas e Configurações”, e aí você vai em “Gerenciador de Políticas” e aqui no lado esquerdo em “Histórico de contestação”. E aí temos as colunas: “Política” (ou seja, a suposta violação: “Marcas registradas em textos de anúncios”), a coluna “Inclui” (onde aparece o grupo de anúncios em questão), a coluna “Data da contestação”, a coluna “Motivo”, a coluna “Status” (nesse caso, o status é “Em andamento”). Depois que sair o resultado, vai aparecer aqui na última coluna “Resultados”.
Então é importante que vocês saibam acompanhar essas contestações.
Um abraço e até a próxima aula.