Entenda os anúncios de texto do Google Ads e veja dicas para escrevê-los bem

Neste post, você aprenderá a estrutura de exibição de todos os tipos de anúncios de texto do Google Ads. Veremos em detalhe os anúncios responsivos de pesquisa e como criá-los.

Por extensão, você também aprenderá a estrutura dos anúncios dinâmicos de pesquisa, dos anúncios dinâmicos expandidos de pesquisa, e dos antigos anúncios de texto expandido do Google Ads.

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Veremos também dicas muito úteis para você redigir bons anúncios de texto.

Tipos de anúncio de texto do Google Ads

Anúncios responsivos de pesquisa

Os anúncios responsivos de pesquisa permitem que você crie um anúncio que se adapta a cada pesquisa para mostrar mensagens mais relevantes ao seu público-alvo.

Ao criar um anúncio de pesquisa responsivo, você insere vários títulos (até 15) e descrições (até 4) e, com o passar do tempo, o Google Ads testará automaticamente diferentes combinações e aprenderá quais delas tem o melhor desempenho.

Ao adaptar automaticamente o conteúdo do seu anúncio para que ele seja mais coerente com os termos de pesquisa que os seus clientes potenciais usam, é possível melhorar muito o desempenho das suas campanhas.

Os anúncios responsivos de pesquisa são anúncios de texto que aparecem nas páginas de resultados da Rede de Pesquisa acima e abaixo dos resultados orgânicos (resultados que não são anúncios) no Google. Vem marcados com a etiqueta “Anúncio” no canto esquerdo superior.

Anúncios dinâmicos de pesquisa e anúncios dinâmicos expandidos de pesquisa

Ambos são anúncios criados dinamicamente a partir da palavra-chave que o usuário digita no campo de busca do Google. Também possuem a etiqueta “Anúncio” no canto esquerdo superior.

Por terem uma natureza diferente (são gerados de forma semi-automática), não são o foco deste tutorial.

Anúncios de texto expandido (antigos, em desuso)

Os anúncios de texto expandido foram anúncios de texto disponíveis para criação e edição no Google Ads até junho de 2022. Aparecem (cada vez menos) nas páginas de resultados da Rede de Pesquisa acima e abaixo dos resultados orgânicos (resultados que não são anúncios) no Google. Também vem marcados com a etiqueta “Anúncio” no canto esquerdo superior.

Estrutura dos anúncios de texto do Google Ads

A estrutura abaixo é válida para os anúncios responsivos de pesquisa, anúncios dinâmicos de pesquisa, anúncios dinâmicos expandidos de pesquisa e também para os antigos anúncios de texto expandido.

Os anúncios de texto do Google Ads – os responsivos de pesquisa, ambos os tipos de anúncios dinâmicos, e os antigos anúncios de texto expandido – possuem três partes quando são exibidos na página de resultados:

  • título;
  • URL (endereço) de visualização;
  • descrição.

A etiqueta “Anúncio” permite que nós, usuários, saibamos quais resultados são pagos (ou seja, são anúncios) e quais resultados são orgânicos (também chamados de “naturais”) nas páginas de resultados do Google e também de outros buscadores.

Título

Os títulos tem cor azul e são separados por uma barra vertical (“|”) – também chamada de “pipe vertical” – e podem ser exibidos de forma diferente com base no dispositivo que o usuário está usando ao visualizar o seu anúncio.

URL de visualização

O URL de visualização, geralmente em cor preta, mostra o endereço do seu site. Este URL de visualização é composto pelo domínio do seu URL final e o texto nos campos de “Caminho”, que são opcionais.

Esses campos são exibidos para ajudar as pessoas que veem o seu anúncio a terem uma melhor compreensão do destino para onde serão levadas quando clicarem nele. O texto do seu caminho não precisa corresponder exatamente ao seu URL de visualização.

Os caminhos não são exibidos sempre (não há garantia de exibição dos caminhos em todas as ocasiões em que o anúncio é exibido). Cada caminho tem um limite de 15 caracteres.

Descrição

Utilize os campos de descrição para destacar detalhes sobre o seu produto ou serviço. É uma boa ideia incluir um CTA (sigla em inglês que significa “call-to-action”, ou “chamada para ação” em português) – convidando as pessoas a realizarem a ação que você deseja. Se você for uma loja de camisetas online, sua descrição poderá incluir “Compre agora”, “Compre camisetas agora” ou “Adquira aqui a sua camiseta”. Se você oferecer um serviço, talvez queira inserir algo como “Faça uma cotação online”, “Simule agora”, “Reserve hoje mesmo” ou “Veja os nossos preços”.

Qualidade mínima dos anúncios

Para garantir conteúdo de alta qualidade dos anúncios nos resultados da pesquisa, o Google exige que todos os anúncios atendam a um certo nível mínimo de qualidade. Em alguns casos, anúncios de baixa qualidade também podem aparecer.

Limites de tamanho para os campos dos anúncios de texto

  • Títulos: 30 caracteres (em cada título)
  • Descrições: 90 caracteres (em cada descrição)
  • Caminhos: 15 caracteres cada um

Nos antigos anúncios de texto expandidos, os limites de tamanho eram os mesmos em todas as línguas.

Cada caractere em línguas de largura dupla (como coreano, japonês ou chinês) conta como dois em relação ao limite (ao invés de contar como um só).

Como ver seus próprios anúncios na página de resultados

Para ver como os seus anúncios serão exibidos na página de resultados da pesquisa do Google sem afetar as suas estatísticas de anúncio, utilize a ferramenta de visualização e diagnóstico de anúncios.

Se você não conseguiu visualizar seus anúncios usando a ferramenta acima e nem fazendo pesquisas como se fosse um usuário normal (método nunca recomendado), leia este post sobre o assunto.

Dica útil

Você pode fornecer mais informações sobre a sua empresa – como o seu endereço físico, o seu número de telefone ou links adicionais para páginas do seu site – adicionando extensões aos seus anúncios de texto.

Você também pode usar os anúncios de texto dinâmico (mencionados no início deste post) para personalizar o seu anúncio para cada pessoa que faz uma busca pelo seu produto ou serviço. Aprenda a criar anúncios de texto dinâmico aqui.

Caracteres especiais nos anúncios

A maioria dos caracteres – incluindo til, trema e cedilha – aparecerá corretamente nos seus anúncios, inclusive no URL de visualização.

Como criar um anúncio responsivo de pesquisa

  1. No menu da página à esquerda, vá em “Anúncios e extensões”.
  2. Clique no botão “Mais +” e selecione “Anúncio responsivo de pesquisa”.
  3. Insira o URL final e os textos dos caminhos de exibição. Quando você digita, uma prévia do seu anúncio será exibida à direita. A prévia mostra anúncios potenciais criados com seus recursos (recursos são os elementos do anúncio: títulos e descrições). Tenha em mente que nem todas as combinações são exibidas e algumas podem ser abreviadas em alguns formatos.
  4. Insira seus títulos. Você precisará inserir pelo menos 3, mas poderá inserir até 15.
  5. Insira suas descrições. Você precisará inserir pelo menos 2 descrições, mas poderá inserir até 4.

    Tela de criação de anúncio responsivo de pesquisa

  6. Clique em Salvar.

Portanto, conforme mostra o print acima, no momento da criação ou da edição de um anúncio responsivo de pesquisa você poderá inserir:

  • o URL final (de destino);
  • caminho 1 e caminho 2 do URL de visualização;
  • até 15 títulos;
  • até 4 descrições.

Quanto mais títulos e descrições você adicionar, melhor (mais opções o sistema terá para exibir seu anúncio).

Após inserir títulos e descrições, o Google Ads monta o texto em várias combinações de anúncios de maneira a evitar redundâncias. Ao contrário dos antigos anúncios de texto expandido, aqui você pode fornecer até 15 títulos e 4 descrições para um único anúncio de pesquisa responsivo.

Em qualquer anúncio, serão selecionadas no máximo 3 títulos e 2 descrições para exibição em diferentes combinações e ordens. Uma parte do seu texto de anúncio poderá aparecer automaticamente em negrito quando corresponder exatamente ou quando for muito próximo à expressão usada na pesquisa do usuário.

Com o tempo, o Google Ads testará as combinações de anúncios mais promissoras (com maior potencial de melhor desempenho) e aprenderá quais delas são as mais relevantes para as diferentes pesquisas.

Dicas para inserir seus títulos

  • Inclua pelo menos uma de suas palavras-chave em seus títulos e crie títulos relevantes para as palavras-chave que estão no seu grupo de anúncios.
  • Tente destacar benefícios adicionais do seu produto ou serviço – como algum problema que ele resolve – ou adicione informações sobre envio e devolução.
  • Tenha sempre em mente que os títulos e as descrições podem aparecer em qualquer ordem.
  • Tente escrever os 3 primeiros títulos como se eles aparecessem juntos no seu anúncio.
  • Concentre-se em fornecer o maior número possível de títulos exclusivos (únicos). Mais títulos dão ao Google Ads mais opções para montar suas mensagens em anúncios relevantes, o que pode melhorar o desempenho.
  • Você pode fornecer ainda mais títulos criando variações daqueles que você já inseriu. Por exemplo, tente um CTA (uma chamada para ação) diferente, como “Compre aqui” em um título e “Compre agora” em outro.

Dicas para inserir suas descrições

  • Assim como seus títulos, tente incluir pelo menos uma das palavras-chave que estão no seu grupo de anúncios em cada descrição.
  • Tente destacar benefícios adicionais do seu produto ou serviço – como algum problema que ele resolve – ou adicione informações sobre envio e devolução.
  • Forneça o maior número possível de descrições exclusivas (únicas). Mais descrições dão ao Google Ads mais opções para montar suas mensagens em anúncios relevantes, o que pode aumentar o desempenho.
  • Você pode fornecer ainda mais descrições criando variações das descrições que você já inseriu.

Dicas gerais

  • Os recursos (títulos e descrições) do anúncio podem ser exibidos em qualquer ordem. Portanto, garanta que façam sentido individualmente ou em combinação e que não violem as políticas do Google ou a legislação do seu país, estado ou província.
  • Recomenda-se ter um anúncio de pesquisa responsivo por grupo de anúncios com uma Qualidade do Anúncio (“Ad Strength”) com classificação “Bom” ou “Excelente”. Há um limite de 3 anúncios responsivos habilitados (ativos) por grupo de anúncios.

Como fixar recursos (títulos e descrições) em posições específicas do anúncio

Por padrão, quando você cria um anúncio de pesquisa responsivo, os títulos e as descrições podem aparecer em qualquer ordem. Mas você pode controlar a posição em que os títulos e as descrições individuais aparecem no anúncio, fixando-os em posições específicas.

Por exemplo, se você precisar mostrar um aviso em todos os anúncios, poderá escrever o aviso como uma descrição e fixá-la na posição de descrição 1. Isso garantirá que todos os anúncios exibidos para os clientes incluam o aviso na primeira descrição, sempre.

Para fixar títulos e descrições em posições específicas, siga os passos abaixo.

Para fixar títulos, coloque o mouse no lado direito do campo do título e clique assim que o ícone da “tachinha” (afixador) aparecer (1) e escolha a posição em que você deseja fixar o título (2).

Neste exemplo, o terceiro título do anúncio aparecerá sempre na posição 1

Para fixar descrições, coloque o mouse no lado direito do campo da descrição e clique assim que o ícone da “tachinha” (afixador) aparecer (1) e escolha a posição em que você deseja fixar a descrição (2).

Neste exemplo, a primeira descrição do anúncio aparecerá sempre na posição 1

Dicas para fixação de títulos e descrições

  • A fixação de um título ou descrição em uma posição específica faz com que ele apareça somente nessa posição, impedindo que outros títulos ou descrições apareçam no seu lugar. Como a fixação reduz o número total de opções de títulos ou descrições que podem ser exibidos, ela pode ser classificada como “Não recomendada” para a maioria dos anunciantes. Mas não há nenhum problema, o que realmente importa é a mensagem que você deve transmitir no anúncio.
  • Tente fixar 2 ou 3 títulos ou descrições em cada posição para que qualquer um deles possa ser exibido nessa posição. Isso lhe dará mais flexibilidade para descobrir quais títulos ou descrições têm melhor desempenho. Exemplo: se você fixar o título “Distribuidor Oficial” na posição de Título 1, todos os anúncios terão “Distribuidor Oficial” como primeiro título, sem exceção. No entanto, se você fixar um segundo título, como “Distribuidor Credenciado”, também na posição de Título 1, todos os anúncios exibirão “Distribuidor Oficial” ou “Distribuidor Credenciado” como primeiro título. Assim, você poderá comparar o desempenho de ambos na posição 1 ao longo do tempo.
  • Se você tiver títulos e/ou descrições fixados em todas as posições disponíveis, títulos e/ou descrições não fixados não serão exibidos.
  • Os títulos ou descrições fixados na posição de Título 1, posição de Título 2 ou posição de Descrição 1 sempre serão exibidos. O conteúdo fixado na posição de Título 3 e na posição de Descrição 2 não possui garantia de exibição em todos os anúncios. Portanto, se você tiver um texto que deve aparecer em todos os anúncios, deve fixá-lo na posição de Título 1, posição de Título 2 ou posição de Descrição 1.

Vantagens dos anúncios responsivos de pesquisa

  • São anúncios flexíveis que se adaptam a larguras das telas de dispositivos diferentes, dando mais espaço para transmitir sua mensagem a clientes potenciais.
  • Ganho de eficiência ao fornecer várias opções de título e descrição, permitindo que o Google Ads mostre as combinações mais relevantes para seu público-alvo.
  • Adaptação dos seus títulos e descrições às localidades, locais regulares ou locais de interesse de seus clientes potenciais.
  • Pode-se alcançar mais clientes potenciais com as várias opções de títulos e descrições, que dão aos seus anúncios a oportunidade de competir em mais leilões (pesquisas) e corresponder a mais pesquisas de usuários.
  • Aumento do desempenho do grupo de anúncios ao atrair mais cliques e conversões (que os seus antigos anúncios de texto expandido existentes não estavam capturando).

Como mensurar os resultados dos anúncios responsivos de pesquisa

Na seção “Anúncios & extensões”, você encontrará as mesmas métricas de desempenho para cada anúncio responsivo de pesquisa que aparecem para os outros tipos de anúncios de texto. A tabela de estatísticas mostra os totais para todas as combinações de anúncios que foram criadas usando os títulos e descrições que você digitou para cada anúncio responsivo de pesquisa.

    1. No menu da esquerda, clique em “Anúncios & extensões” (1). Na barra acima da tabela de resultados, clique em “Adicionar filtro”.
    2. No menu suspenso que aparece, desça até a opção “Atributos” e, dentro dela, escolha “Tipo de anúncio”.
    3. Marque a caixa ao lado de “Anúncio responsivo de pesquisa”.

Você também pode visualizar o relatório de recursos individuais e a combinação de recursos (de títulos e descrições). Para fazer isso, escolha um anúncio responsivo de pesquisa e clique no link “Ver detalhes dos recursos” logo abaixo do anúncio.

Dicas para redigir bons anúncios de texto

Para alcançar seu público-alvo, seus anúncios de texto devem ser específicos, relevantes, atraentes e devem despertar algum desejo. Veja abaixo as melhores práticas para a escrita de bons anúncios de texto e os erros comuns a serem evitados.

Inclua pelo menos uma de suas palavras-chave

Palavras-chave no texto do seu anúncio mostram a relevância dele em relação ao que as pessoas querem. Por exemplo, se você incluiu “camisetas de algodão” como uma palavra-chave no seu grupo de anúncios, o título do anúncio pode ser “Compre camisetas de algodão”.

Destaque o que torna seu produto ou serviço único

Frete grátis? Variedade de cores e modelos? Serviço personalizado? Diga isso nos anúncios. Apresente os produtos, serviços ou ofertas que o tornam único e competitivo.

Inclua preços, promoções e exclusividades

As pessoas geralmente usam buscadores para tomar alguma decisão sobre algo. Forneça as informações que elas precisam para decidir. Se você tiver um desconto por tempo limitado ou um produto exclusivo em estoque, mencione isso no seu anúncio.

Guie o leitor do anúncio

Diga às pessoas o que elas podem comprar de você. Deixe bem claras as formas de entrar em contato com o seu negócio. Use chamadas para ação, tais como:

  • reserve;
  • compre;
  • ligue hoje;
  • agende sua visita/consulta etc.;
  • encomende;
  • faça uma cotação;
  • simule;
  • navegue;
  • inscreva-se;
  • solicite um orçamento;

entre outros.

Combine o seu anúncio com a sua página de destino mais relevante

Dê uma boa olhada na página para a qual você está direcionando o usuário a partir do clique no seu anúncio (a página de destino, ou landing page) e verifique se as condições, promoções ou produtos do seu anúncio estão incluídos lá. As pessoas podem deixar o seu site rapidamente se elas não encontrarem o que esperam ou se encontrarem informações divergentes em relação ao texto do anúncio.

Dispositivos móveis

As pessoas que estão vendo os seus anúncios em dispositivos móveis (smartphones, etc.) tem mais chances de querer saber onde você está ou de ligar para você. Mostre o seu endereço físico e número de telefone com as extensões de local e de chamada.

Considere também criar anúncios voltados especificamente para as pessoas em dispositivos móveis – inclusive usando a versão móvel (feita para telas de celulares) do seu site como página de destino – e ofereça condições especiais adequadas a essa situação. Tenha sempre em mente que os seus anúncios de texto podem aparecer de forma diferente nas telas de dispositivos móveis.

Veja o desempenho do seu site em dispositivos móveis (velocidade de carregamento, entre outros) e, se necessário, obtenha soluções rápidas para melhorá-lo. Teste sempre o seu site.

Tente novas versões

Crie pelo menos quatro anúncios em cada grupo de anúncios e use mensagens diferentes para cada um para ver qual funciona melhor com o passar do tempo. O Google Ads veicula os anúncios que estão funcionando melhor com mais frequência.

Revise seu anúncio para corrigir erros antes de salvá-lo

Para garantir que todos os anúncios sejam de alta qualidade, eles devem atender a padrões profissionais e editoriais mínimos. Isso significa que não devem haver erros de ortografia, espaços em branco, letras maiúsculas excessivas, caracteres estranhos, palavreado vulgar, URLs confusas, entre outros.