Depois do fim da coluna “Posição média” em 2019, muitos anunciantes do Google Ads se perguntaram como conseguiriam ver a posição em que seus anúncios aparecem na página de resultados.
Afinal de contas, depois que o seu anúncio tiver sido criado e aprovado, você muito provavelmente vai querer saber em que posição ele é exibido. Ou seja, saber em qual colocação ele aparece dentre os anúncios dos concorrentes. Neste post veremos como fazê-lo.
Evite usar a pesquisa do Google.com.br como se você fosse um usuário normal
Essa geralmente é a primeira idéia que todo anunciante (sobretudo os menos experientes) terão: acessar o Google.com.br e fazer uma pesquisa usando uma das palavras-chave que estão na sua lista (na sua campanha). Sei que essa tática é tentadora, mas não é eficiente e provavelmente lhe induzirá a conclusões muito equivocadas.
Quando você faz buscas que acionam o seu próprio anúncio, você o verá apenas em um horário, uma só localização geográfica (a sua) e ainda com a possibilidade de ter personalização dos resultados baseada no seu histórico de navegação, além de outros fatores. Portanto, você verá o seu anúncio em um contexto de concorrência que não representa o todo e nem a média do todo (ou seja, que não mostra como todos os outros usuários do Google veem os seus anúncios nos contextos deles).
Além disso, ao fazer pesquisas que acionem o seu próprio anúncio, você acumula impressões (exibições) sem cliques, o que pode reduzir a sua taxa de cliques (também chamada de CTR) e impedir que o anúncio seja exibido com boa frequência daquele momento em diante. E mais: se você pesquisar seu próprio anúncio repetidas vezes no Google.com.br mas nunca clicar nele, é bem possível que ele não seja mais exibido para você. Isso ocorre porque o sistema do Google Ads interrompe a exibição de anúncios que aparentemente não interessam ao usuário. Se você viu seu próprio anúncio várias vezes mas não clicou nele em nenhuma dessas impressões (exibições), o sistema pode entender que o anúncio não interessa a você.
Como ver a posição dos seus anúncios no Google Ads
Para saber em qual posição seus anúncios aparecem na página de resultados de buscas com palavras-chave que estão na sua campanha, você deve usar a Ferramenta De Diagnóstico e Visualização De Anúncios do Google Ads. Para acessá-la, vá em “Ferramentas e Configurações” no menu superior (1) e depois escolha “Diagnóstico e visualização de anúncios” (2).
Uma vez dentro da ferramenta, você deverá:
- no campo que fica no alto à esquerda (1), digitar uma palavra-chave que esteja na sua campanha;
- escolher o local, idioma e dispositivo (computador, celular ou tablet) para a simulação (2);
- ver a página de resultados (que será uma representação da realidade, com base na palavra-chave e nas configurações acima) e procurar o seu anúncio (3) para ver a posição em que aparece;
Veja que no caso do print acima aparece o status “Seu anúncio está sendo exibido” (em verde), indicando que não há problemas (para a palavra-chave e configurações de local, idioma e dispositivo usadas nessa simulação). Se você usar outras palavras-chave de campanhas e/ou grupos de anúncios diferentes, ou usar um local, idioma e dispositivo diferentes, tudo pode mudar. Pode ser que, por exemplo, seu anúncio apareça em posições diferentes ou que não apareça. Isso acontece porque locais, idiomas e dispositivos diferentes terão número e níveis de concorrentes diferentes, o que afetará diretamente a sua posição.
Também é possível que o sistema acuse problemas na exibição do seu anúncio. Nesse caso, leia este tutorial específico sobre anúncios que não aparecem no Google Ads e saiba o que fazer.
Outra forma de estimar a posição média dos seus anúncios
Outra maneira de se ter uma estimativa da posição em que os seus anúncios aparecem no Google é através das “Informações do leilão”. Aqui trata-se de uma posição média porque veremos os dados aglutinados, referentes a períodos de tempo que nós podemos escolher. Portanto, são dados que se referem a várias impressões (exibições) do anúncio ao longo de algum período de tempo. Através das Informações do leilão é possível saber a porcentagem de vezes em que os anúncios associados a cada uma das palavras-chave da sua campanha apareceram:
- na parte superior da página;
- no topo absoluto (a primeira posição entre os anúncios da parte superior) da página.
Para acessar esse relatório, vá até a seção “Palavras-chave” dentro de uma campanha ou de um grupo de anúncios (1), depois selecione a palavra-chave que você deseja analisar (2) e escolha “Informações do leilão” na barra azul (3).
Uma vez que estiver na tela do relatório, encontre a linha “Você” na primeira coluna “Domínio do URL de visualização” (1). Essa linha (“Você”) representa o seu desempenho, e as demais linhas são os seus concorrentes. Para estimar a posição média dos seus anúncios vinculados à palavra-chave em questão, concentre-se nas colunas “Taxa da parte superior da página” e “Taxa da primeira posição da página” (2).
É importante entender a diferença entre “parte superior da página” e “primeira posição na página”:
E já que você está usando o relatório de Informações do Leilão, aproveite para fazer também uma boa análise competitiva e identificar os seus maiores concorrentes no Google Ads.
Decisões estratégicas baseadas na posição do seus anúncios na página de resultados
Usando as duas ferramentas que apresentei acima – “Diagnóstico e Visualização De Anúncios” e “Informações Do Leilão” – é possível ter uma boa idéia da posição dos seus anúncios no Google Ads. Depois que você descobrir em qual colocação você aparece, pode ser que queira – ou tenha que – tomar decisões para aparecer mais alto ou mais baixo nos resultados, aparecer com mais frequência, entre outros. Essas decisões são estratégicas e só você conhece o seu próprio negócio, sabe o orçamento disponível que tem, etc. Portanto, são decisões individuais para cenários específicos.
No entanto, eu gostaria somente de avisar: não caia no jogo da vaidade – neste caso, inútil – de achar que você tem que aparecer sempre na primeira posição (topo absoluto) da página, ou que você tem que aparecer sempre mais acima do que o concorrente X ou Y. O importante aqui é pensar no resultado que a decisão pode trazer para o seu negócio. Pode ser que, de fato, você deva aparecer acima de vários concorrentes porque sabe que a campanha é muito boa e gera vendas (e que portanto você tem a possibilidade de gerar mais vendas se o seu anúncio tiver mais visibilidade). Mas pode ser que aumentar muito os seus lances somente para ficar acima do concorrente X ou para ficar sempre na primeira posição da página seja muito prejudicial – porque, por exemplo, não corresponderá a um aumento proporcional nas suas vendas, entre vários outros motivos.
Pense bem e veja se a posição atual dos seus anúncios no Google já está alinhada à estratégia e envergadura financeira do seu negócio… ou se pode ser melhorada!