As palavras-chave negativas são responsáveis por refinar o tráfego gerado pelos cliques em seus anúncios. Parte essencial de praticamente qualquer boa campanha Google Ads, as palavras-chave negativas evitam que usuários que digitem termos indesejados vejam os seus anúncios. Para que possamos usá-las com eficiência, temos a possibilidade de agrupá-las em listas centralizadas e vincular essas listas a várias campanhas (ou seja, aplicar as listas a múltiplas campanhas) de uma só vez.
Neste tutorial você aprenderá a fazer exatamente isso: usar listas de palavras-chave negativas para refinar os seus cliques e otimizar as suas campanhas no Google Ads.
O que são as palavras-chave negativas do Google Ads?
Palavras-chave negativas são aquelas que inserimos nas nossas campanhas e que, quando digitadas pelos usuários que fazem uma busca, impedem que nossos anúncios sejam exibidos. Para exemplificar, imagine que você vende camisetas de algodão para homens e mulheres e esteja anunciando no Google. Algumas de suas palavras-chave segmentadas seriam, portanto:
“camiseta de algodão masculina”
“camiseta de algodão feminina”
e várias outras similares.
Mas eu duvido muito que você queira que um usuário do Google que digite algo como
“camisetas de algodão masculinas grátis”
veja o seu anúncio. Afinal de contas, é praticamente certo que você não ofereça camisetas de algodão gratuitamente. Para evitar a perda de dinheiro com esse tipo de clique irrelevante para o seu negócio, você deve portanto incluir a palavra “grátis” na lista de palavras-chave negativas da sua campanha ou grupo de anúncios.
O tema que abordo neste post é a opção de criarmos listas de palavras-chave negativas que podem ser aplicadas a várias campanhas ao mesmo tempo – ao invés de ter que fazê-lo campanha por campanha.
Como criar uma lista de palavras-chave negativas
Vá em “Listas de palavra-chave negativas” no menu superior
É importante saber que o Google Ads tem um espaço, uma verdadeira “central de listas de palavras-chave negativas”. De lá, podemos criá-las. Para acessar esse lugar, clique em “Ferramentas e Configurações” (1) e depois vá em “Listas de palavras-chave negativas” (2).
Clique no botão “+” para adicionar uma nova lista
Se já houver uma ou mais listas de palavras-chave negativas quando você chegar aqui nesta tela (do print abaixo), significa que alguém criou-as no passado, é normal. Para criar a sua nova lista, clique no botão “+”.
Dê nome à sua lista e adicione as palavras-chave negativas por afinidade (similaridade)
No campo “Nome da lista” escreva um nome que seja bem claro e imediatamente inteligível para que você (ou outra pessoa que venha a gerenciar a sua conta Google Ads) entenda perfeitamente a categoria de palavras-chave negativas que a lista abriga. Depois insira as palavras-chave, uma por linha, e clique em “Salvar”. No exemplo abaixo, criei uma lista com os termos relacionados a gratuidade, como “grátis”, “gratuitamente”, etc.
Tenha em conta que a sua lista de palavras-chave negativas pode ter dezenas, centenas ou até milhares de termos. No exemplo acima eu criei uma lista pequena somente para fins práticos deste tutorial.
Como aplicar uma lista de palavras-chave negativas a (uma ou várias) campanhas
A lista já foi criada (nos passos anteriores acima), mas ainda não foi atribuída (aplicada) a nenhuma campanha. Portanto, até aqui ela ainda não tem nenhum efeito em nenhuma campanha.
Para aplicar a lista a uma campanha, marque a caixa (checkbox) à esquerda do nome da lista (1) e depois clique em “Aplicar a campanhas” (2).
Depois, escolha as campanhas às quais deseja aplicar a lista e clique em “Aplicar”.
Veja que agora a coluna “Campanhas” mostra o número “3”, indicando que a lista de palavras-chave negativa foi aplicada a 3 campanhas:
Vantagens de usar listas de palavras-chave negativas no Google Ads
A idéia de se ter listas de palavras-chave negativas tem como objetivo:
- organizar as suas palavras-chave negativas, melhorando muito o seu controle sobre elas;
- simplificar a aplicação das listas a uma ou várias campanhas simultaneamente;
- centralizar a atualização de cada lista, que é feita em um só lugar.
Uma vez que a lista de palavras-chave negativas tiver sido feita e aplicada às campanhas desejadas, as atualizações subsequentes (remover palavras-chave negativas ou adicionar novas palavras-chave negativas) são bem mais simples: basta ir à lista, fazer as alterações e pronto. Todas as campanhas que usam a lista já serão automaticamente atualizadas também.
Listas de palavras-chave negativas prontas: economize tempo e trabalho nas suas campanhas com estas valiosas sugestões
A seguir coloquei algumas listas de palavras-chave negativas com termos que são de uso comum em vários tipos de negócios. Elas possuem um botão “Copiar lista” para que você, leitor(a), possa copiá-las com um clique.
Atenção: se decidir incluir uma ou várias das listas de palavras-chave negativas abaixo em suas campanhas, revise todos os termos nela(s) cuidadosamente antes. Cada negócio tem suas particularidades, e basta que um só termo seja equivocadamente adicionado como palavra-chave negativa para trazer sérios problemas de desempenho à sua campanha.
Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a gratuidade
Aplicabilidade: evitar que pessoas que usem palavras-chave como “grátis” e similares vejam seus anúncios
grátis gratis gratuito gratuitos gratuita gratuitas "de graça" "de graca" degraça degraca gratuitamente "de gratis" "de grátis" "sem pagar" "sem ter que pagar"
Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a buscas por informação
Aplicabilidade: evitar que pessoas que estejam procurando apenas por informações vejam seus anúncios
template planilha modelo exemplo pdf como "o que" oque "o quê" oquê porque "o que é" "o que eh" significado "o que significa" "por que" "por quê" porquê onde aonde quando qual sobre definição definicao definicão comparação comparacao comparacão "diagrama de" exemplo exemplos história historia mapas amostra amostras "quais são" "quais sao"
Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a empregos
Aplicabilidade: evitar que pessoas que estejam procurando emprego na área do seu produto ou serviço vejam seus anúncios
vaga vagas carreira carreiras emprego "processo seletivo" "a contratação de" estagiários estagiarios estagiario estagiário estagiaria estagiária estagiarias estagiárias "de estágio" "de estagio" estágio "de emprego" empregos recrutador recrutamento currículo salario salário salarios salários
Lista de palavras-chave negativas com termos relacionados a produtos infantis
Aplicabilidade: evitar buscas que contenham termos de assuntos infantis
play kids game games infantil infantis jogos "para crianças" "para criancas" joguinho
Lista de palavras-chave negativas com termos cuja intenção é acessar sistemas online
Aplicabilidade: evitar usuários que fazem pesquisas apenas para fazer login em sites e/ou sistemas online
senha login pass password "fazer login" user "usuário e senha" "usuario e senha" "user e senha"
Lista de palavras-chave negativas com nomes de bancos que operam no Brasil
Aplicabilidade: evitar buscas que contenham termos de serviços financeiros
"banco do brasil" bb caixa santander bradesco sicoob sicob itau itaú nubank inter "banco original" bndes hsbc safra citibank citbank citi bank "cit bank" "city bank" citybank
Lista de palavras-chave negativas com serviços do governo
Aplicabilidade: evitar usuários que estejam buscando por serviços fornecidos pelo governo
inss auxílio auxilio pis "pis pasep" "pis-pasep" sacar "13 salario" "decimo terceiro" "décimo terceiro" iptu "fundo de garantia" "receita federal"
Lista de palavras-chave negativas do tipo “faça você mesmo”
Aplicabilidade: evitar usuários que preferem fazer (criar) o produto ou serviço por si próprios ao invés de comprá-lo pronto
artesanato artesanal criar criacao criacão criação criaçao "como criar" "feita a mão" "feito a mão" "feita a mao" "feito a mao" "como fazer" fazer "em casa" caseiro caseira
Lista de palavras-chave negativas relacionadas a aulas, cursos e educação
Aplicabilidade: evitar usuários que estejam pesquisando por cursos ou aulas sobre o seu produto ou serviço ao invés de querer comprá-lo
aula aulas licao liçao lição licão lições licoes licões liçoes tutorial tutoriais "da faculdade" faculdade faculdades curso cursos "de curso" "de cursos" educação "de educação" estudar estudos estudo escola escolas "formacao em" "formação em" "formacão em" "formaçao em" universidade universidades
Lista de palavras-chave negativas relacionadas a pesquisas e estatísticas
Aplicabilidade: evitar usuários que estejam pesquisando por informações gerais e estatísticas
associações associacões associaçoes associacoes livro livros "estudos de caso" "de estudo de caso" guia guias "de revistas" jornais jornal revistas revista métricas metricas notícias noticias "de pesquisa" "de revisão" "de revisao" avaliações avaliacoes avaliacões avaliaçoes estatistica estatística estatisticas estatísticas "status de" "histórias de sucesso" "historias de sucesso" "case de sucesso" "cases de sucesso" cases artigo artigos materia matéria materias matérias
Crie e atualize as suas próprias listas de palavras-chave negativas
Cada negócio tem as suas particularidades e só você – dono e/ou gestor da conta Google Ads da empresa – é quem vai saber exatamente quais palavras-chave devem ser evitadas – e portanto negativadas. E não se esqueça: para melhorar e atualizar permanentemente suas listas, você deve revisar os Termos de Pesquisa frequentemente.