Neste tutorial você aprenderá como a inserção de palavras-chave em textos de anúncios funciona no Google Ads, além do passo a passo para fazê-la.
O que é a inserção de palavras-chave no texto de anúncios?
A inserção de palavras-chave permite que você atualize automaticamente seus anúncios com as palavras-chave do seu grupo de anúncios que fizeram com que seus anúncios aparecessem. Isso pode ajudar a tornar seus anúncios muito mais relevantes para as pessoas que procuram o que você oferece.
Basicamente, significa inserir uma ou todas as palavras-chave que o usuário digitou no campo de pesquisa no texto do seu anúncio. Assim, a correspondência entre o que a pessoa escreveu e o texto do anúncio é bem maior.
Como funciona a inserção
Imaginemos que você esteja anunciando uma loja especializada em geléias e afins. Você pode usar um código de inserção de palavras-chave em seu título de anúncio:
Título: Compre {KeyWord:Geléia}
O Google Ads tentará substituir este código (em verde acima) por uma das suas palavras-chave do seu grupo de anúncios (“geléia fit”, “geléia sem açúcar”, “geléia saudável”), mas quando não puder (por motivo de espaço), usará apenas a palavra “geléia”.
Observe que o termo de pesquisa da pessoa (as palavras que o usuário digita no campo de pesquisa) nem sempre é exatamente o mesmo que a palavra-chave que está na sua lista (no seu grupo de anúncios).
Importante: a inserção de palavras-chave funciona da mesma forma em todos os tipos de correspondência. Porém, ela deve estar em conformidade com as restrições de política (por exemplo, você não pode mostrar marcas registradas de concorrentes que sejam protegidas).
Onde a inserção pode ser usada nos anúncios
É possível usar a inserção de palavras-chave nos seguintes elementos de anúncios de texto:
- nos URLs de visualização;
- nos títulos;
- nas descrições.
Exemplos de anúncios
Usuário escreve na pesquisa: | Anúncio poderia ser assim: |
---|---|
pote de geléia de morango | Compre Geléia De Morango www.seusite.com.br Geléias De Frutas Sem Adição De Açúcar. Desconto De 30% Para Compras Acima De R$ 200. |
geléia sem açúcar | Compre Geléia Sem Açúcar www.seusite.com.br Geléias De Frutas Sem Adição De Açúcar. Desconto De 30% Para Compras Acima De R$ 200. |
geléias para dieta saudável | Compre Geléia www.seusite.com.br Geléias De Frutas Sem Adição De Açúcar. Desconto De 30% Para Compras Acima De R$ 200. |
No primeiro exemplo acima, somente as palavras “geléia de morango” entraram no título porque a palavra-chave completa “pote de geléia de morango”, digitada pelo usuário, é muito grande e não cabe no espaço junto com a palavra “Compre”.
No último exemplo do quadro acima, a palavra “geléia” é a única que entrou no título porque a palavra-chave “geléias para dieta saudável”, digitada pelo usuário, é muito grande e não cabe no espaço junto com a palavra “Compre”.
Como configurar a inserção de palavra-chave no texto dos seus anúncios
A inserção de palavras-chave pode ajudar a aumentar a relevância dos seus anúncios para clientes potenciais, atualizando automaticamente os textos dos seus anúncios com as palavras-chave do seu grupo de anúncios (que fizeram com que os seus anúncios fossem exibidos).
Há 2 formas diferentes de adicionar o código de inserção de palavras-chave nos campos de título, descrição ou URL de visualização do seu anúncio:
- o método guiado
- o método manual.
Veja práticas recomendadas antes de começar
Ao configurar a inserção de palavras-chave para o seu texto de anúncio:
- Agrupe as palavras-chave de forma lógica no grupo de anúncios, utilizando um grupo de anúncios por tema.
- Certifique-se de que os anúncios estejam bem estruturados e cumpram as normas de gramática e estilo coerentemente após as palavras-chave serem inseridas.
- Associe a inserção de palavras-chave a uma mensagem da sua marca e a um CTA (chamada para ação), sempre que possível.
- Utilize apenas as variantes das suas palavras-chave que você deseja ver no texto do anúncio. Todos os tipos de correspondência de palavras-chave são elegíveis para corresponder a variantes próximas. Isso significa que não é preciso, por exemplo, incluir erros ortográficos ou variações da sequência das palavras. Se quiser saber mais detalhes sobre as variantes aproximadas de palavras-chave, visite este artigo.
Configurando a inserção de palavras-chave com o método guiado
Siga os passos abaixo.
- Quando você estiver escrevendo o texto do anúncio, digite uma chave { e selecione a opção “Inserção de palavra-chave” no menu que aparece.
- Na seção “Texto padrão“, digite a palavra ou as palavras que você deseja que apareçam quando o texto não puder ser substituído por uma palavra-chave.
Escolha como deseja que suas palavras-chave sejam capitalizadas:
Título: a primeira letra de todas as palavras-chave será capitalizada. Por exemplo, “Geléia Sem Açúcar”.
Sentença: somente a primeira letra da primeira palavra-chave será capitalizada. Por exemplo, “Geléia sem açúcar”.
Minúsculo: nenhuma letra será capitalizada. Por exemplo, “geléia sem açúcar”. - Clique em “Aplicar“.
Configurando a inserção de palavras-chave com o método manual
Siga os passos abaixo.
- Quando você estiver escrevendo o texto do anúncio, insira {keyword:texto padrão} onde deseja que uma palavra-chave apareça.
- Substitua a expressão “texto padrão” pela palavra ou palavras que você deseja que apareçam quando o texto não puder ser substituído por uma palavra-chave.
- Capitalize a palavra keyword exatamente como você deseja que a palavra-chave seja exibida. Veja os exemplos abaixo:
Sintaxe da palavra "keyword" Palavra-chave será exibida assim: keyword "geléia sem açúcar" Keyword "Geléia sem açúcar" KeyWord "Geléia Sem Açúcar" KEYWord "GELÉIA Sem Açúcar" KeyWORD "Geléia Sem AÇÚCAR" - Certifique-se de que o texto padrão seja curto o suficiente para manter o seu anúncio dentro dos limites de caracteres.
- Evite caracteres especiais e acentuados (como “á” ou “ô”) na URL de visualização e na página de destino.
- Salve o anúncio normalmente.
No exemplo acima, a palavra-chave seria exibida como “Geléia sem açúcar”.
Problemas comuns na inserção de palavras-chave
Houve algum problema ao configurar a inserção da palavras-chave no seu anúncio? Veja os erros frequentes abaixo.
- Erros de ortografia: as políticas de publicidade do Google não permitem erros de ortografia nos textos de anúncios. A inserção de palavras-chave pode corrigir automaticamente erros ortográficos ou mostrar o texto do anúncio padrão para palavras-chave que estão erradas. Por exemplo, a variação “geeléia” pode estar na sua lista de palavras-chave, mas ela será inserida como “geléia” quando você usar a inserção de palavras-chave.
- Palavras sem sentido: as palavras-chave que você inseriu precisam fazer sentido no contexto do anúncio.
- Gramática incorreta: verifique se cada uma de suas palavras-chave tem sintaxe correta.
- Limite de caracteres: os anúncios não podem conter mais de 30 caracteres em cada título, mais de 90 caracteres em cada descrição ou mais de 15 caracteres no caminho da URL de visualização.
- Anúncios dinâmicos de pesquisa: não é possível usar a inserção de palavras-chave em anúncios dinâmicos de pesquisa porque eles não utilizam a segmentação tradicional por palavras-chave. Caso você tenha configurado a inserção de palavras-chave em anúncios dinâmicos de pesquisa, o texto padrão (da inserção) será incluído no anúncio.
- Conteúdo sexual: a inserção de palavras-chave não pode ser usada quando os anúncios são de conteúdo sexual.