Home » Como excluir IPs de tráfego interno no Google Ads (Adwords)

Como excluir IPs de tráfego interno no Google Ads (Adwords)

O chamado “tráfego interno” pode prejudicar muito as suas campanhas PPC no Google Ads. São aqueles cliques de pessoas que trabalham na sua empresa que insistem em fazer uma busca no Google para ver se os anúncios estão sendo exibidos, ou até mesmo por outras razões (como, por exemplo, simplesmente para visitar o próprio site da empresa).

Para que isso não aconteça, é necessário excluir os IPs de origem desse tráfego interno nas suas campanhas do Google Ads. E é isso que você aprenderá neste breve tutorial.

Precisa de consultoria em Google Ads? Fale comigo.

Temos que excluir esse tráfego interno para que esses cliques não sejam contabilizados e cobrados no seu próximo pagamento ao Google Ads. Afinal de contas, esses cliques vindos das pessoas do próprio escritório podem ser muitos e são inúteis para fins de vendas, o que significa jogar parte do seu orçamento no lixo.

Como descobrir os seus próprios endereços de IP (origem do tráfego interno)

Há vários serviços online gratuitos que fazem esse trabalho simples. Um deles é o whatsmyip.org. Ao entrar no site, você já verá o seu IP:

Endereço de IP para ser excluído do Google Analytics

Repita o mesmo procedimento simples acima (visitar o site whatsmyip.org) de dentro de todas as redes Wi-Fi que você queira excluir das suas campanhas do Google Ads (ou seja, que você não quer que vejam seus anúncios). Visite o site whatsmyip.org novamente, agora usando dispositivos móveis que usem redes externas (antenas das operadoras de celular nas ruas) ao invés do Wi-Fi interno da sua casa ou da empresa (basta desconectar esses dispositivos da rede Wi-Fi e entrar no whatsmyip.org – e você verá endereços de IP diferentes dessa vez).

Anote todos os números de IP durante os passos acima.

Como excluir endereços de IP das suas campanhas do Google Ads

  1. Entre na sua conta Google Ads: ads.google.com.
  2. Dentro da opção “Campanhas“, clique na campanha da qual você queira excluir os endereços de IP. Se desejar excluir os IPs de todas as suas campanhas, você terá que repetir esse procedimento para cada campanha dentro da sua conta.Clique em uma campanha para excluir IPs
  3. Clique na opção “Configurações” no menu da esquerda e depois clique em “Configurações adicionais“.
  4. Clique em “Exclusões de IP“.Clique em "Exclusões de IP"
  5. Na caixa que se abre, insira os endereços de IP que você deseja excluir. Caso você ou outra pessoa tenha excluído endereços de IP no passado, eles estarão aqui. Pode-se excluir até 500 IPs por campanha.Campo para excluir endereços de IP no Google Ads
  6. Clique em “Salvar” para finalizar e confirmar o bloqueio dos endereços de IP que você inseriu.
  7. Lembre-se: se você quiser excluir um endereço de IP em todas as suas campanhas você terá que repetir o mesmo processo descrito acima em cada campanha na sua conta Google Ads.

Pronto. As pessoas que estiverem dentro dos endereços de IPs (das redes) que você tiver excluído não verão seus anúncios. Assim você pode ter certeza de que o seu orçamento será gasto somente por cliques de clientes potenciais – e não de funcionários da sua empresa.

error: Protected content!