Em junho de 2018 o Google anunciou que o antigo AdWords Express passou a pertencer ao Google Ads. E assim as campanhas do AdWords Express passaram a estar disponíveis no Google Ads como Campanhas Inteligentes. No passado, o AdWords Express era versão simplificada (com menos necessidade de manutenção periódica e mais automação) do Google Adwords para usuários menos experientes e para pequenas empresas – que não possuíam profissionais de marketing dedicados e, em muitos casos, não tinham sequer um site.
As Campanhas Inteligentes passaram então a oferecer os mesmos benefícios das campanhas do AdWords Express, porém com recursos melhores. Elas são o tipo de campanha padrão para novos anunciantes do Google Ads: são quase que totalmente automatizadas com base no produto ou serviço anunciado e nos objetivos escolhidos.
Benefícios das Campanhas Inteligentes
- O anunciante pode criar uma campanha de anúncios online rapidamente e com facilidade;
- Pague somente quando as pessoas clicarem no seu anúncio;
- Atraia mais clientes para o seu site, perfil social, Google Meu Negócio ou Google Maps da sua empresa;
- Manutenção periódica mínima necessária. O Google Ads controla seus anúncios automaticamente;
- Alcance pessoas em computadores desktop e em dispositivos móveis (smartphones e tablets);
- Veja o desempenho dos seus anúncios no seu painel.
Principais recursos das Campanhas Inteligentes
- Visão Geral da campanha: é a página inicial da conta onde fica o relatório global de desempenho e recomendações geradas pelo Google;
- Alertas críticos: notificações importantes sobre as campanhas, problemas com pagamentos, entre outros;
- Ligações telefônicas verificadas: exibe o número de chamadas vindas de campanhas, com o número de cliques;
- Ações no Mapa: ajuda a rastrear o número de vezes que pessoas viram um anúncio e depois clicaram no alfinete da sua empresa no Google Maps ou viram como chegar até lá;
- Google Analytics: rastreia ações que os visitantes realizam no seu site depois que clicam em seu anúncio.
Origem e funcionamento das Campanhas Inteligentes
A criação de soluções para pequenas empresas é importante para a Google – e é uma área onde o Facebook tem sido muito bem-sucedido. O setor de Anúncios Para Pequenos Negócios (Small Business Ads) da Google disse que dois terços das pequenas empresas usam marketing digital, mas enfrentam grandes dificuldades e procuram soluções mais fáceis. As Campanhas Inteligentes são desenvolvidas com base na tecnologia do AdWords Express, que era voltado exatamente para esses pequenos negócios e anunciantes inexperientes.
As Campanhas Inteligentes podem exibir anúncios em todas as propriedades (lugares da Internet) do Google e os anunciantes não tem a opção de desligar canais específicos. A otimização da segmentação é automática e os algoritmos de machine learning (aprendizado da máquina, parte do conceito de Inteligência Artificial) sempre trabalham para exibir os anúncios para o público certo. Para isso, o sistema usa sinais comportamentais, geográficos, dos dispositivos dos usuários, entre vários outros.
O setor de Anúncios Para Pequenos Negócios da Google afirmou que os resultados mostraram que as Campanhas Inteligentes são três vezes mais eficazes em alcançar o público-alvo certo do que as campanhas do AdWords Express.
Um aspecto muito importante é que as Campanhas Inteligentes foram feitas para funcionar com o Google Meu Negócio para fins de criação dos anúncios (imagens, endereços, etc.).
Como criar uma Campanha Inteligente no Google Ads
Há 3 objetivos (metas) disponíveis no momento da criação e configuração de uma Campanha Inteligente:
- Gerar mais chamadas telefônicas;
- Gerais mais visitas presenciais à sua loja física;
- Gerais mais inscrições e/ou vendas pelo seu site.
Só é possível escolher um objetivo por campanha. Se você precisa de mais de um objetivo, pode criar várias campanhas inteligentes, cada uma delas com uma meta.
1. Escolha uma meta para a sua Campanha Inteligente
Repare no print acima que logo abaixo do botão “Próximo” há a opção de alternar para o modo Especialista.
Se clicar no link “Alternar para o modo Especialista”, você será levado à tela inicial de criação de uma campanha tradicional (bem mais complexa), que é feita para empresas maiores ou anunciantes mais experientes. Veja a diferença de opções na tela inicial em relação à tela inicial da Campanha Inteligente mais acima:
2. Associe a sua conta Google Meu Negócio à sua Campanha Inteligente
No print acima aparecem várias contas Google Meu Negócio porque a conta Google que usei neste exemplo possui várias contas Google Meu Negócio vinculadas a ela. Em geral, anunciantes novos verão somente uma conta. Se nenhum item aparecer para você nessa etapa é porque você ainda não possui uma conta Google Meu Negócio. Para criar uma (grátis), clique aqui. Isso é uma etapa essencial para a presença digital do seu negócio, de qualquer forma.
3. Defina a segmentação de local do seu público-alvo
4. Defina melhor o seu produto ou serviço e escolha o idioma em que quer anunciar
5. Redija o seu anúncio
Escreva títulos cativantes que correspondam à necessidade do seu público-alvo. Há certos termos que são proibidos, caso você use algum deles um aviso aparecerá. É recomendado que você escreva pelo menos 3 versões diferentes do seu anúncio (veja o link “Criar Outro Anúncio” logo abaixo dos campos). Depois de algum tempo de exibição de cada uma deles, o sistema passará a usar a versão do anúncio que tiver o melhor desempenho.
6. Insira (ou confirme) o seu número de telefone comercial
Se você usa o seu telefone pessoal como comercial, não há nenhum problema, basta inseri-lo. Se você já possui uma conta Google Meu Negócio, o seu número de telefone comercial usado nela provavelmente já aparecerá aqui para que você o confirme.
7. Defina o orçamento diário (limite de gasto por dia) da sua campanha
Quando o seu limite diário estabelecido aqui for alcançado, o Google não exibirá mais os seus anúncios naquele dia, voltando a exibi-los somente no dia seguinte. Quando você insere um valor diário no campo, o valor mensal já é calculado e aparece na linha logo abaixo. Há também um bloco que exibe o desempenho estimado da sua campanha para cada valor diário escolhido.
8. Revise cuidadosamente as configurações da sua campanha
Lembre-se de que erros na sua campanha farão com que o Google exiba seus anúncios a públicos indesejados, locais irrelevantes, entre outros problemas. É o seu dinheiro que está em jogo! Portanto, leia todas as informações nessa tela de revisão final e tenha certeza de que está tudo correto.
9. Monitore o desempenho da sua campanha no painel
Quando sua campanha começar a ser exibida, os dados e números aparecerão nos respectivos blocos neste painel (abaixo). Consulte-o com a maior frequência que você conseguir para ter certeza de que não há nada grave acontecendo. Dois blocos merecem atenção especial porque possuem termos que são desconhecidos pela maioria dos novos anunciantes. São eles:
- Impressões: cada exibição do seu anúncio é chamada de Impressão. Portanto, nesse bloco é exibido o número de vezes que o seu anúncio foi exibido – o que é diferente do número de vezes que o seu anúncio recebeu um clique (que aparecerá no bloco “Cliques”).
- Frases de pesquisa: são os termos (palavras-chave) relacionados ao seu negócio e são baseados nos produtos ou serviços que você escolheu durante a configuração da Campanha Inteligente. Quando as pessoas digitam esses termos em pesquisas no Google, seus anúncios podem ser exibidos. Se as frases que aparecem nesse bloco não são coerentes com o que o seu negócio oferece, é um sinal provável de que você tenha que refiná-las. Para fazê-lo, clique em “Gerenciar todas”. Para ver opções de frases de pesquisa diferentes, edite os seus produtos ou serviços nas configurações da campanha.
Muito importante: conecte a conta Google Analytics do seu site à sua conta Google Ads
O último bloco do painel de desempenho merece atenção: é onde serão exibidas as informações do Google Analytics, a ferramenta grátis da Google que armazena todos os dados da navegação do seu site. Essas informações são valiosíssimas para melhorar as suas campanhas e para tomar decisões importantes para o seu negócio.
Se você já possuir uma conta Google Analytics ativa e já houver conectado-a à sua conta Google Ads, os dados da navegação de usuários no seu site já aparecerão nesse bloco.
Se você ainda não possui uma conta Google Analytics ou se possui uma mas ainda não a conectou à sua conta Google Ads, clique em “Saiba Mais” no bloco.
Ao clicar em “Saiba Mais” uma janela se abre. Clique em “Primeiros Passos” e siga as instruções.
10. Configurações de anúncios (abaixo do painel de desempenho)
Abaixo do painel de desempenho fica outro painel de blocos, o de “Configuração dos anúncios” onde você pode editar (modificar) as configurações da sua Campanha Inteligente.
Atenção aos diferentes tipos de campanha na sua conta Google Ads
Quando você acessar a tela inicial “Todas as campanhas” da sua conta Google Ads, você verá uma lista com o(s) nome(s) da(s) sua(s) campanha(s). As Campanhas Inteligentes possuem um ícone diferente dos demais tipos de campanha. Assim, fica fácil reconhecê-las e evita-se confusões.