Boa parte dos anunciantes já sabe que a Google hoje é bem rigorosa na aprovação – ou na reprovação – de anúncios em campanhas de links patrocinados. A empresa vem ficando cada vez mais rígida para controlar melhor a qualidade de tudo o que exibe aos usuários.
Eu, Daniel, faço a gestão de diversas contas Google Ads de clientes em vários segmentos diferentes, e me parece cada vez mais claro que todos eles foram afetados por essa rigidez. A Google está inclusive rastreando anúncios pausados (inativos) e marcando-os como reprovados.
Por quê devemos nos preocupar com anúncios reprovados no Google Ads
Em primeiro lugar, é importante saber que anunciantes que violem as políticas da Google com frequência podem ter suas contas Google Ads suspensas. Anúncios de contas suspensas não são exibidos, logo haverá uma diminuição no tráfego do site da empresa – e consequentemente uma queda no número de leads e de conversões também.
Além disso, agências e profissionais de marketing digital devem se lembrar sempre que o cliente também recebe o e-mail de notificação da reprovação do anúncio. Isso pode fazer com que a agência ou o profissional fique com uma imagem de desleixado, e os clientes provavelmente vão achar que suas contas Google Ads não estão recebendo os devidos cuidados e atenção.
O que fazer quando seu anúncio é reprovado
A grande maioria das pequenas e médias empresas não dispõem de muito tempo e recursos para usar em suas campanhas de PPC (acrônimo do inglês para “Pay Per Click”, Pague Por Clique em português). Ter um anúncio reprovado é motivo de grande irritação, e as ações para reverter esse cenário podem demandar algum tempo – isso quando as pessoas responsáveis pela campanha sabem o que deve ser feito.
O melhor caminho é sempre corrigir os anúncios reprovados que já tiverem sido publicados (ou seja, que estiverem ativos) primeiro. Se um anúncio pausado (inativo) for reprovado, o melhor a se fazer – no caso de empresas que não contam com um único profissional exclusivo para campanhas – é apagar o anúncio da conta. Feito isso, a reprovação desaparece e pronto.
Quando seu anúncio do Google Ads é reprovado, em quase todos os casos basta simplesmente reescrevê-lo. A maioria dos anúncios reprovados não terão histórico com dados valiosos porque nunca chegaram a ser exibidos, o que torna a opção de reescrevê-los (o que apaga a versão antiga) viável.
Para saber o provável motivo da reprovação de um anúncio, veja a lista abaixo.
11 motivos para reprovação de anúncios no Google Ads
1. Seu anúncio menciona conteúdo protegido por direitos autorais
Se outra empresa tem direitos autorais sobre certas palavras que você usou no anúncio, você será notificado. Encontre um sinônimo para usar no lugar da palavra, quando possível. Se não houver nenhum outro termo parecido que possa substituí-la, você terá que usar sua criatividade e reescrever o anúncio usando outras palavras e expressões, não há outra solução.
2. Você incluiu o telefone da sua empresa no texto do anúncio
A Google reprovará anúncios com número de telefone em seu texto. Mas não se preocupe: você pode usar as extensões de anúncio para telefone, que são exatamente para isso:
Pesquisas mostram inclusive que elas podem aumentar o Índice de Qualidade e diminuir o seu CPC (Custo Por Clique). Mata-se dois coelhos com uma cajadada só.
3. Seu anúncio usa termos que são inapropriados de acordo com as políticas da Google
Nunca use palavras que sejam relacionadas a conteúdo adulto, jogos de azar, produtos falsificados, produtos de alto risco (como fogos de artifício e armas) e conteúdos ofensivos em geral.
4. Seu anúncio diz que a sua empresa é a “número 1” ou “a melhor do mercado”
Em geral, esse tipo de afirmação não é permitida no texto do anúncio. Tente usar frases menos superlativas, como “Nossos Clientes Nos Adoram!” ou “Nossos Parceiros Confiam No Nosso Serviço!”.
5. Seu anúncio de texto tem mais caracteres do que o permitido
Nunca se esqueça de que o título do anúncio tem o limite de 25 caracteres, e cada linha de descrição e a URL de exibição tem o limite de 35 caracteres cada. As únicas exceções são para anúncios que serão exibidos em países onde a língua nacional tem palavras mais longas, como o Cazaquistão e a Rússia. O importante, em qualquer caso, é sempre ser o mais simples e objetivo possível.
6. Seu anúncio contém palavras com todas as letras capitalizadas
Frases de chamariz com todas as letras capitalizadas, além de grosseiras (tem-se a impressão de que o anunciante está gritando com o público), não são permitidas. Em geral, a única exceção para esta regra são códigos promocionais. Por exemplo: “30% De Desconto – Use o Código DESC30”. Mesmo assim, essa política pode variar de acordo com cada país.
7. Seu anúncio contém o texto “Clique Aqui”
Praticamente qualquer anúncio que contenha a expressão “Clique Aqui” em seu texto será imediatamente reprovado. Neste caso, temos que usar nossa criatividade, inserindo outra chamada (CTA), como “Compre Agora!” ou “Veja Os Modelos!”.
8. Seu anúncio tem muitos pontos de exclamação
O uso excessivo da exclamação é uma tendência comum de anunciantes do Google Ads, principalmente os novatos. Em geral, somente um ponto de exclamação por anúncio é permitido – mas nenhum ponto de exclamação é permitido no título do anúncio.
9. Seu domínio raíz é diferente na URL de exibição e na URL de destino final
As políticas da Google exigem que o domínio raíz seja o mesmo. Por exemplo: você não poderia usar “sitebacana.com.br” na URL de exibição e “sitelegal.com.br” como URL de destino (para onde o usuário será de fato direcionado). Deve haver consistência entre os domínios.
10. O site de destino do seu anúncio usa geolocalização (GeoIP)
A geolocalização, também chamada de GeoIP, é um recurso que permite que o seu site fique disponível somente para visitantes que estiverem dentro da região geográfica que você escolher. Por exemplo: você quer que seu site não fique disponível para usuários dentro do Canadá. Ou então que só fique disponível para usuários dentro do Brasil, e nunca disponível para quem estiver em qualquer outro lugar do mundo. A geolocalização – ou GeoIP – te permite fazer isso. Se esse é seu caso, veja como proceder neste post.
11. Seu anúncio usa termos médicos
Palavras relacionadas a medicina e saúde em geral, como nomes de substâncias químicas e de medicamentos, são permitidas somente para farmácias e fabricantes de produtos farmacêuticos que possuem uma autorização da Google para veicular anúncios. Para saber como se inscrever leia todas as instruções nessa página.
Quando você deve ligar para o suporte do Google Ads?
Reprovações de anúncios em campanhas do Google Ads são muito desagradáveis e podem atrasar (ou até mesmo inviabilizar) muitas ações de marketing digital de empresas. Se você teve um anúncio reprovado por algum dos motivos acima, corrigiu o erro e mesmo assim seu anúncio continua reprovado depois de mais de 2 dias, ligue por telefone para o suporte do Google Ads. O número pode ser localizado clicando no ícone de interrogação no canto direito superior da tela inicial da sua conta. Como a Google muda a posição das coisas na interface de tempos em tempos, você pode descobrir o telefone atual sempre nessa página do próprio suporte da empresa.