É comum ver anunciantes perdidos, sem saber qual é o formato certo para veicular campanhas pagas na rede de Mark Zuckerberg. Afinal de contas, os tamanhos dos anúncios no Facebook mudam mais do que treinador em time brasileiro, isso é um fato.
As mudanças vão desde a introdução de novos formatos de anúncio até a atualização constante das dimensões e especificações de imagens e vídeos existentes. O Facebook gosta de manter os profissionais de marketing digital (como eu) em alerta constante – e por boas razões. De acordo com o site de pesquisas de mercado eMarketer, um em cada cinco dólares destinados a anúncios digitais é gasto no Facebook. Os cerca de 2 bilhões de usuários mensais da plataforma gastam uma média de 53 minutos por dia no site – mais do que o Snapchat (33 minutos) e o Instagram (32 minutos).
Se você deseja alcançar o público online, o Facebook é certamente um dos lugares para isso. As mudanças constantes significam que eles sempre descobrirão a melhor maneira de atrair seus clientes. Mas com tantas alterações ao longo do tempo, como conseguiremos criar anúncios atraentes e que atrairão nossos clientes potenciais?
Este guia tem como objetivo ajudar-lhe a responder essa pergunta. Vamos ao que interessa.
Tamanhos de anúncios de vídeo do Facebook
Quando se trata de vídeo, o Facebook tem uma recomendação importante para seus anunciantes: em primeiro lugar vem o design para celular, sempre mais importante. Nessa página do próprio suporte do Facebook, você pode baixar os modelos e testá-los.
O Facebook recomenda o upload de vídeo com proporções quadradas (1:1) ou verticais (4:5, 2:3 e 9:16), para maximizar a compatibilidade nas telas de desktop e dispositivos móveis. A plataforma também recomenda manter os vídeos curtos (15 segundos ou menos) e fazer vídeos que funcionem com e sem som (ativando legendas). Veja esse tutorial do Facebook com as boas práticas.
Para obter melhores resultados, siga as seguintes especificações para anúncios em vídeo:
Vídeos no feed do Facebook
Recomendado: pelo menos 1.280 por 720 pixels
Proporção de vídeo: 9:16 a 16:9
Tamanho do arquivo do vídeo: 4 GB no máximo
Duração mínima do vídeo: 1 segundo
Duração máxima do vídeo: 240 minutos
Para todos os tipos de anúncio em vídeo, o Facebook recomenda o upload da fonte de vídeo com maior resolução disponível. O Facebook fornece uma lista completa de proporções e recursos disponíveis para cada tipo de anúncio.
Os vídeos em paisagem devem ter no mínimo 600 por 315 pixels (proporção de 1,9:1), enquanto os anúncios quadrados devem ter no mínimo 600 por 600 pixels (proporção de 1:1). Use o formato .MP4 ou .MOV, com um tamanho máximo de arquivo de 4 GB, duração máxima de 240 minutos e taxa de quadros (frame rate) máxima de 30 fps.
Vídeos de artigos instantâneos do Facebook
Recomendado: Maior resolução disponível
Proporção do vídeo: 9:16 a 16:9
Tamanho do arquivo do vídeo: 4 GB no máximo
Duração mínima do vídeo: 1 segundo
Duração máxima do vídeo: 240 minutos
Importante: Se a miniatura do seu vídeo consistir em mais de 20% de texto, você poderá ter uma veiculação reduzida do vídeo.
Vídeos in-stream do Facebook
Recomendado: Maior resolução disponível.
Proporção de vídeo recomendada: 16:9 (mas é compatível com 9:16)
Tamanho do arquivo do vídeo: 4 GB no máximo
Duração mínima do vídeo: 5 segundos
Duração máxima do vídeo: 15 segundos
Importante: Se a miniatura do seu vídeo consistir em mais de 20% de texto, você poderá ter uma veiculação reduzida do vídeo.
Anúncios em vídeo do Facebook Marketplace
Recomendado: Maior resolução disponível
Proporção do vídeo: 9:16 a 16:9
Tamanho do arquivo do vídeo: 4 GB no máximo
Duração mínima do vídeo: 1 segundo
Duração máxima do vídeo: 240 minutos
Importante: Se a miniatura do seu vídeo consistir em mais de 20% de texto, você poderá ter uma veiculação reduzida do vídeo. Além disso, se você tiver um vídeo vertical com uma proporção maior do que 2:3, ele poderá ser recortado para ser exatamente 2:3.
Anúncios de vídeo do Facebook Stories
Recomendado: Maior resolução disponível
Proporção do vídeo: 1,91 a 9:16
Tamanho do arquivo de vídeo: 4 GB no máximo
Duração máxima do vídeo: 2 minutos
Nota: Se a miniatura do seu vídeo consistir em mais de 20% de texto, você poderá ter uma veiculação reduzida do vídeo.
Feeds de vídeo do Facebook
Os feeds de vídeo do Facebook são diferentes dos vídeos in-stream e dos vídeos do Facebook que você vê no seu feed de notícias. Quando um usuário clica em um vídeo no seu feed, esse vídeo é aberto em um player com outros feeds de vídeo abaixo. Esses anúncios são exibidos nesses feeds de vídeo.
Recomendado: Maior resolução disponível
Proporção do vídeo: 16:9 a 9:16
Tamanho do arquivo do vídeo: 4 GB no máximo
Duração mínima do vídeo: 1 segundo
Duração máxima do vídeo: 240 minutos
Importante: Se a miniatura do seu vídeo consistir em mais de 20% de texto, você poderá ter uma veiculação reduzida do vídeo.
Se você investe muito tempo na produção de vídeos, lembre-se de que você pode anunciar também no YouTube.
Tamanho dos anúncios gráficos (de imagens estáticas) do Facebook
Seus clientes querem ver o que as pessoas estão comprando antes de comprar o produto que estão procurando.
Portanto, se você deseja atrair a atenção de seu público no Facebook, inclua imagens em seus anúncios, de preferência imagens que mostrem seu produto ou marca de uma maneira única e atraente. Veja essas dicas importantes fornecidas pelo próprio suporte da empresa.
Mas projetar anúncios gráficos para o Facebook pode ser complicado. Diferentes posicionamentos de anúncios (feed de notícias, Messenger, coluna da direita) e diferentes formatos de exibição (celular, computador desktop) às vezes exigem diferentes tamanhos de anúncio. Por isso, o Gerenciador de anúncios do Facebook permite fazer upload de imagens diferentes para diferentes formatos de exibição e visualizar a aparência de um anúncio antes de ser publicado.
Para obter os melhores resultados possíveis, siga as especificações abaixo para anúncios gráficos.
Imagens de feed do Facebook
Tamanho recomendado: 1.200 por 628 pixels
Largura mínima: 476 pixels
Altura mínima: 249 pixels
Proporção da tela: 9:16 a 16:9
Para todos os anúncios gráficos, o Facebook recomenda que você envie a imagem de maior resolução disponível no formato .JPG ou .PNG, recortada em uma das proporções aceitas. Lembre-se também de que imagens e vídeos que consistem em mais de 20% de texto podem sofrer veiculação reduzida, conforme o texto do Facebook explica nas regras de imagens.
Imagens da coluna da direita do Facebook
Tamanho recomendado: 1.200 por 628 pixels
Largura mínima: 254 pixels
Altura mínima: 133 pixels
Proporção da tela: 9:16 a 16:9
Lembre-se de que os anúncios da coluna da direita são um formato somente para computador, mas que “também podem aparecer em outras áreas do site”.
Imagens de artigos instantâneos do Facebook
Tamanho recomendado: 1.200 por 628 pixels
Tamanho recomendado com link: 1.200 por 1.200 pixels
Largura mínima: 254 pixels
Altura mínima: 133 pixels
Proporção da tela: 9:16 a 16:9
Proporção mínima da imagem: 191 por 100
Imagens do Marketplace do Facebook
Tamanho recomendado: 1.200 por 628 pixels
Tamanho recomendado com link: 1.200 por 1.200 pixels
Proporção da tela: 9:16 a 16:9
Stories do Facebook
Se você usar uma imagem estática no seu anúncio do Facebook Stories, o Facebook recomenda que você mantenha cerca de 14% ou 250 pixels na parte superior e inferior da sua imagem livre de textos e logotipos. Isso evita que ele seja coberto por ferramentas como frases de chamariz e ícone do seu perfil.
O Facebook recomenda: “Se seu vídeo for 1080×1920, verifique se os principais elementos aparecem em uma área segura para títulos de 1080×1420”.
Tamanho recomendado: 1.200 por 628 pixels
Largura mínima da imagem: 500 pixels
Proporção da imagem: 9:16 a 16:9
Proporção mínima da imagem: 90 x 160
Proporção máxima da imagem: 191 x 100
Imagens de resultados de pesquisa do Facebook
Tamanho recomendado: 1.200 por 628 pixels
Tamanho recomendado com link: 1.080 por 1.080 pixels
Largura mínima da imagem: 500 pixels
Proporção da imagem: 1,91:1
Largura mínima da imagem: 600 pixels
Altura mínima da imagem: 600 pixels
Importante: Se sua imagem consistir em mais de 20% de texto, você poderá ver uma entrega reduzida no vídeo.
Tamanho dos anúncios de carrossel do Facebook
Os carrosséis permitem exibir até 10 imagens ou vídeos em um anúncio, sem que o usuário navegue para uma nova página.
Os carrosséis podem aparecer em seis lugares diferentes no Facebook: o feed principal do Facebook, a coluna da direita, artigos instantâneos, Facebook Marketplace, Facebook Audience Network e Facebook Messenger. Mas todos os formatos de carrossel usam especificações semelhantes de imagem e vídeo.
Carrosséis de feed do Facebook
Resolução recomendada: 1.080 por 1.080 pixels
Tamanho máximo da imagem: 30MB
Proporção recomendada: 1:1
Número mínimo de cartões: 2
Número máximo de cartões: 10
Nota: Se sua imagem consistir em mais de 20% de texto, você poderá ver uma entrega reduzida no vídeo.
Carrosséis da coluna da direita do Facebook
Resolução recomendada: 1.080 por 1.080 pixels
Tamanho máximo da imagem: 30MB
Proporção recomendada: 1:1
Número mínimo de cartões: 2
Número máximo de cartões: 10
Nota: Se sua imagem consistir em mais de 20% de texto, você poderá ver uma entrega reduzida no vídeo.
Carrosséis de artigos instantâneos do Facebook
Resolução recomendada: 1.080 por 1.080 pixels
Tamanho máximo da imagem: 30MB
Proporção recomendada: 1:1
Número mínimo de cartões: 2
Número máximo de cartões: 10
Nota: Se sua imagem consistir em mais de 20% de texto, você poderá ver uma entrega reduzida no vídeo.
Carrosséis do Facebook Marketplace
Resolução recomendada: 1.080 por 1.080 pixels
Tamanho máximo da imagem: 30MB
Proporção recomendada: 1:1
Número mínimo de cartões: 2
Número máximo de cartões: 10
Nota: Se sua imagem consistir em mais de 20% de texto, você poderá ver uma entrega reduzida no vídeo.
Carrosséis do Facebook Stories
Você pode exibir três imagens em um único anúncio no Facebook Stories com o carrossel expansível. Quando um usuário chega ao seu Stories, ele tem a oportunidade de tocar no primeiro cartão e ver mais dois outros cartões.
Resolução recomendada: pelo menos 1.080 por 1.080 pixels
Tamanho máximo da imagem: 30MB
Proporção recomendada: 1:1
Largura mínima: 500 pixels
Número mínimo de cartões: 3
Número máximo de cartões: 3
Nota: Se sua imagem consistir em mais de 20% de texto, você poderá ver uma entrega reduzida no vídeo.
Resultados de pesquisa do Facebook
Resolução recomendada: pelo menos 1.080 por 1.080 pixels
Tamanho máximo da imagem: 30MB
Proporção recomendada: 1:1
Número mínimo de cartões: 2
Número máximo de cartões: 10
Nota: Se sua imagem consistir em mais de 20% de texto, você poderá ver uma entrega reduzida no vídeo.
Tamanho dos anúncios de coleção do Facebook
As Coleções são um tipo de anúncio que facilita a navegação e a compra de produtos pelos usuários diretamente no feed do Facebook. Uma coleção geralmente inclui uma imagem de capa ou vídeo, seguida de várias imagens do produto.
Você pode optar por reproduzir automaticamente o vídeo quando um usuário passar o mouse sobre sua coleção. Clicar no vídeo abrirá o Canvas , uma experiência de tela cheia projetada para direcionar tráfego diretamente para as páginas dos seus produtos no seu site ou loja online. Você pode adicionar botões, carrosséis, fotos, texto e vídeo ao Canvas. O vídeo e o áudio serão reproduzidos automaticamente quando você passar por eles no aplicativo.
Coleções de feeds do Facebook
O primeiro recurso de mídia da sua experiência instantânea será a imagem da capa ou o vídeo que aparece no seu anúncio de coleção. Quaisquer imagens verticais podem ser cortadas para uma proporção máxima de 1:1.
Recomendado: 600 por 600 pixels
Proporção máxima: 1:1