Atualização: o Google Adwords agora se chama Google Ads
A plataforma (ferramenta) de anúncios da Google continua a mesma, o que mudou foi somente o nome e a logomarca.
“Qual das duas plataformas de anúncios da Google devo usar?”
A pergunta acima – que dá também nome a este post – é dúvida frequente entre pessoas e empresas que ainda estão dando seus primeiros passos na publicidade no Google. Afinal, antes de começar a investir o seu dinheiro, é essencial entender a diferença entre Adwords Express e Google Adwords, as suas duas plataformas de anúncios pagos (também chamados de links patrocinados). Igualmente importante é saber reconhecer e definir o perfil de usuário para cada uma delas.
A criação tanto de uma conta Adwords Express quanto de uma conta Google Adwords é sempre grátis. Elas são vinculadas – nos dois casos – a qualquer conta de e-mail Gmail pessoal normal ou a uma conta GSuite. Em ambas as opções, você vai pagar somente na medida em que seus anúncios forem clicados pelos usuários (você não será cobrado pela exibição dos anúncios, mas por cada um dos cliques que eles receberem).
Vale lembrar que usar o Google Adwords e o Adwords Express ao mesmo tempo pode trazer problemas para gerenciar os anúncios, além de fazê-los concorrerem entre si. Logo, é altamente recomendado que se utilize apenas uma das ferramentas por vez, garantindo os melhores resultados e desempenho.
“Os meus anúncios aparecerão no mesmo lugar?”
Tanto no Adwords Express quanto no Google Adwords, quando um usuário faz uma pesquisa no Google ou em seus sites parceiros com as palavras-chave usadas nas suas campanhas, seu anúncio será exibido no topo ou no final da página de resultados, ou seja, acima ou abaixo dos resultados chamados orgânicos ou naturais (aqueles que não são anúncios).
Comparação entre o Google Adwords e o Adwords Express
Adwords Express – a ferramenta para campanhas básicas
Em termos gerais, a diferença entre Adwords Express e Google Adwords é mais simples do que parece. Pode-se dizer que o Adwords Express é uma versão mais básica do Google Adwords, que por sua vez oferece mais opções e recursos. Quando o empreendedor ou responsável pelo marketing do negócio decide criar uma conta Adwords e fazer anúncios de texto no Google por conta própria, geralmente o Adwords Express é a primeira opção a ser oferecida a este novo usuário.
O Adwords Express é uma ferramenta muito útil para pequenas empresas, apoiando na divulgação de produtos e serviços nos momentos mais apropriados. O recurso disponibiliza resultados baseados nas metas da campanha, auxiliando nos mais diversos objetivos, sempre com um grau maior de automação.
Uma boa vantagem é que a primeira configuração do Adwords Express é realizada em apenas 15 minutos. Depois de configurada, a ferramenta atua para aprimorar o desempenho de seus anúncios com base em seus objetivos. Sendo assim, o gestor de uma conta Adwords Express conta com a garantia dos melhores resultados possíveis – com o apoio da automação – para os seus investimentos em marketing de busca.
O Adwords Express faz a cobrança do anunciante somente quando um usuário clica no anúncio (daí o nome “PPC” ou “Pay Per Click”, que significa Pague Por Clique em português) podendo ser divulgado no Google, Google Maps e outros sites e plataformas parceiros, porém com alcance limitado em alguns casos. O sistema permite atingir clientes localmente, tudo por meio de uma plataforma simples e prática.
Google Adwords – a opção com soluções completas (e mais complexas)
Por sua vez, o Google Adwords oferece pleno controle sobre as suas campanhas publicitárias de PPC. Apresentando uma ferramenta muito mais completa, a plataforma disponibiliza vários formatos de anúncio, configurações e recursos extras. O anunciante também só é cobrado quando alguém clica no anúncio. Além da possibilidade de segmentação geográfica em nível mundial (pode-se alcançar clientes onde quiser, literalmente), também é possível usar formatos de anúncio especiais – tais como banners (através da Rede de Display) e vídeos do YouTube – e obter relatórios mais detalhados sobre o desempenho das campanhas e suas métricas.
O Google Adwords ainda permite selecionar as próprias palavras-chave com mais precisão, além da possibilidade de determinar valores de lances por clique em níveis granulares. Outra grande vantagem é o poder de criar toda a estrutura de sua conta de anúncios de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.
Perfil do usuário: quem deve usar o Google Adwords e quem deve usar o Adwords Express
A diferença entre decidir usar o Adwords Express ou Google Adwords no seu negócio vai depender principalmente de um fator: o seu tempo disponível. Esse é um dos aspectos mais importantes para determinar a plataforma mais adequada para você e sua rotina. O Google Adwords, versão mais completa e complexa, é voltado para quem tem mais tempo para gerenciar campanhas online. A média desejável varia em torno de cinco a quinze horas semanais, pelo menos. Ter esse tempo disponível – além da vontade de aprender a usar a ferramenta – faz do Google Adwords a melhor opção para o seu negócio.
A maneira como você produz suas campanhas e o quão ativo você é como gerente vão determinar quanto tempo você gasta no gerenciamento e otimização de uma campanha. Outro fator que terá forte influência na demanda de tempo para controlar seus anúncios é o setor do seu negócio. Um exemplo: se você possui um e-Commerce de materiais para escritório e papelaria que vende 500 produtos, é bem provável que sejam necessárias muitas horas para fazer uma boa gestão das campanhas (que neste caso tendem a ser mais complexas, não importando se o seu negócio é pequeno, médio ou grande). O Google Adwords permite aprimorar a estrutura dos grupos de anúncios (que ficam dentro das campanhas), selecionar as palavras-chave, definir lances para cada uma delas, bem como escrever os textos dos anúncios, criar anúncios gráficos de banners (chamados de display) e várias outras possibilidades. Caso o gerenciamento de uma conta Google Adwords seja uma demanda grande demais para você e seu tempo, é possível contratar profissionais de marketing digital ou uma agência digital para auxílio no gerenciamento das campanhas do seu negócio.
O Adwords Express é a opção ideal se o seu tempo é escasso, ou caso você precise de campanhas indo ao ar e sendo divulgadas de forma dinâmica, mas com recursos básicos. Mas não é preciso pensar apenas a curto prazo. Se não há expectativa de mais tempo para gerenciamento ou de mais dinheiro para a contratação de uma agência ou consultor no futuro, o Adwords Express pode ser a melhor pedida. A opção é voltada para pequenas e médias empresas que acumulam muitas funções por profissional, ou onde a gestão de publicidade consumiria tempo e custos de trabalho altos demais.
Com a versão Adwords Express, é possível determinar um orçamento baseado no tipo de seu negócio. A partir disso, o Google sugere uma lista de palavras-chave para acionar anúncios para o seu site ou página do Google+ (o ideal é que seja o seu site, se a estrutura básica dele for boa). A manutenção e o gerenciamento básicos também são providenciados de forma contínua pelo Google, sempre com automação. Para acompanhar o desempenho da sua conta Adwords Express no seu smartphone em tempo real, basta baixar o aplicativo da ferramenta, disponível para Android e iOS.
Tabela comparativa dos recursos: Adwords Express vs. Google Adwords
Adwords Express | Google Adwords | |
---|---|---|
É grátis? | Não | Não |
Disponível para empresas que não tem site? | Sim | Não |
Gestão automática? | Sim | Não |
Paga-se somente quanto alguém clica no anúncio? | Sim | Sim |
Anúncios na Rede de Busca do Google? | Sim | Sim |
Anúncios em sites relacionados? | Limitado | Sim |
Anúncios em dispositivos móveis | Sim | Sim |
Outros formatos avançados de anúncios (ex: vídeo)? | Não | Sim |
Possibilidade de segmentar anúncios geograficamente? | Somente anúncios locais | Sim, em qualquer lugar do mundo |
Formatos de anúncios e detalhes
Há ainda uma série de outros fatores e detalhes determinantes para a diferença entre Adwords Express e Google Adwords. Se você está à procura de uma campanha online mais completa, com mais recursos e multi-canal – incluindo anúncios em texto, anúncios de display (banners) estáticos ou com animações, anúncios de vídeo, anúncios para aplicativos, entre outros recursos – o Google Adwords é a melhor escolha. A plataforma é ideal para negócios que possuem o próprio website e tem demanda para campanhas mais sofisticadas (landing pages ou sites diversos, ampla variedade de formatos de anúncio, testes A/B, entre outros exemplos).
Por outro lado, se você estiver confortável em exibir apenas anúncios de texto localmente no Google e no Google Maps, considere o Adwords Express. Apesar da plataforma não apresentar formatos de anúncio avançados, você pode escrever seus próprios anúncios que serão exibidos como links patrocinados (com a etiqueta “Anúncio” ao lado) acima ou abaixo dos resultados de busca não pagos (chamados também de orgânicos ou naturais), como mostram as imagens logo no começo deste post.
Para utilizar o Adwords Express, você não precisa de ter um website próprio, podendo direcionar todos os seus anúncios para a sua página do Google+ para oferecer mais informações sobre o seu negócio. Mas caso você prefira, também é possível direcionar os anúncios para o seu próprio site.
Conclusão
Veja em qual perfil você se encaixa e decida se deve usar o Adwords Express ou o Google Adwords:
- Se você mesmo vai gerenciar as campanhas do seu negócio, nunca teve experiência com o Adwords Express ou Google Adwords antes e não possui 5 ou mais horas semanais, escolha o Adwords Express.
- Se você mesmo vai fazer as campanhas da sua empresa, possui 5 ou mais horas semanais, mas não gosta de ficar na frente do computador e não tem interesse em fazer nenhum curso – mesmo que rápido – para aprender a usar a ferramenta, use o Adwords Express.
- Se você é novo e vai começar a anunciar no Google agora, mas tem facilidade com computação e tem interesse em aprender os fundamentos básicos das campanhas pagas de anúncios (através de algum estudo), pode usar o Google Adwords.
- Se você tem interesse em aprender a fazer campanhas com mais profundidade, mais possibilidades de formatos de anúncios e se tem mais do que as 5 horas semanais para dedicar-se a essa tarefa, escolha o Google Adwords.
- Se houver algum profissional dentro da sua empresa cuja função seja exclusivamente fazer campanhas online, definitivamente ele deverá usar o Google Adwords.
- Se você já trabalha ou tem intenção de trabalhar em qualquer área de marketing digital, então escolha o Google Adwords.
- Se você precisa de exibir anúncios em outras áreas geográficas (outras cidades, estados ou países) – e não só localmente – e sobretudo se precisa de escolher cada uma dessas áreas com maior precisão, então você terá que usar o Google Adwords (o Adwords Express não seria mais uma opção neste caso).