O que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização Para Mecanismos De Busca em português, é na verdade um termo amplo que abrange todos os métodos que você pode usar para fazer com que o seu site tenha visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. As páginas de resultados são também chamadas no Brasil de SERPs – do acrônimo “Search Engine Results Page” em inglês, ou “Página de Resultados do Mecanismo de Busca” em português. SEO é um grande campo dentro do marketing que visa aumentar e melhorar cada vez mais a presença do seu site nas SERPs, aumentando também as suas chances de obter mais clientes e vendas.
Os métodos usados para se obter essa visibilidade podem variar entre ações técnicas feitas por trás da estrutura (do “maquinário”) do seu site – chamadas de “SEO on-page” – até práticas promocionais que envolvem outros sites, marketing em mídias sociais e eventos presenciais – chamadas de “SEO off-page”. Ou seja, SEO engloba os fatores técnicos – como o código html e as palavras usadas nas páginas do seu site e a forma como outros sites criam links para o seu – e engloba também os fatores criativos necessários para melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, aumentar seu tráfego e a presença da sua marca.
Por “visibilidade” aqui entende-se o quão alto na página de resultados (a SERP) o seu site aparecerá nos resultados orgânicos em buscas feitas com certas palavras-chave. Resultados orgânicos são aqueles que aparecem naturalmente na página, e não os resultados de anúncios pagos.
Ao criar seu site com uma estrutura organizada, robusta, com boa arquitetura da informação e uma navegação clara, você fará com que os mecanismos de busca indexem suas páginas mais facilmente e rapidamente. Além disso, oferecerá uma boa experiência de usabilidade para os visitantes, o que estimula o retorno deles. Há casos em que o trabalho de SEO consiste somente em planejar a arquitetura do seu site de uma maneira que permita que os mecanismos de busca o entendam. Mas SEO não se resume a isso: seu site tem que ser feito para pessoas também. É muito importante lembrar que o Google e o Bing dão cada vez mais importância à experiência do usuário, o que também inclui otimização para dispositivos móveis e a velocidade do site.
Por quê o site do meu negócio precisa de SEO?
A maior parte do tráfego da Internet vem dos principais mecanismos de busca: do Google e do Bing/Yahoo (os buscadores do Bing e da Yahoo na verdade são a mesma coisa, se fundiram em 2010). Mesmo com a possibilidade de usar mídias sociais e outros meios para gerar tráfego para o seu site, os mecanismos de busca são a forma principal de navegação para a maioria dos usuários da Internet. Isso vale para sites que oferecem qualquer coisa: conteúdo, produtos, serviços, informação, downloads, entre outros.
As buscas feitas por pessoas – as palavras que elas digitam no campo de busca – tem um valor enorme para o marketing. No campo do SEO e do marketing digital, essas palavras são chamadas de palavras-chave (ou “keywords” em inglês). Associar o seu negócio às palavra-chave pertinentes junto aos mecanismos de busca pode ser uma grande oportunidade de tráfego para o seu site. Pesquisas já demonstraram que, em muitos casos, o tráfego vindo do Google, do Bing e também de outros buscadores pode ser o responsável pela vida ou morte de empresas.
A geração de tráfego segmentado para o seu site pode trazer publicidade relevante, vendas e um nível de exposição da sua marca que nenhum outro canal de marketing pode alcançar. Investir em SEO pode trazer um retorno muito acima dos resultados que outras ações promocionais produzem.
Meu site ficará invisível sem SEO?
Os mecanismos de busca possuem tecnologias avançadíssimas em seus bastidores, mas mesmo assim é necessário um “empurrãozinho” para que seu site apareça bem. Os principais buscadores, como o Google, tem equipes grandes trabalhando permanentemente para melhorar a maneira como rastreiam a Internet. A idéia é que essa varredura da web seja cada vez mais profunda e detalhada para levar os melhores resultados aos usuários. Mas há um limite para a ação dos mecanismos de busca. Um trabalho correto e bem executado de SEO pode trazer milhares de visitantes interessados no seu produto ou serviço. Por outro lado, ações equivocadas de SEO podem praticamente esconder o seu site das páginas de resultados, prejudicando muito o seu tráfego.
Além de fazer o seu negócio ficar disponível para os buscadores, um bom trabalho de SEO fará com que a sua posição nos resultados seja cada vez mais alta na página. Quanto mais alto a sua empresa aparecer na SERP, mais visibilidade e cliques ela terá entre os internautas.
Qualquer pessoa pode fazer SEO?
O universo do SEO é complexo, mas a maioria das pessoas pode entender os conceitos básicos com facilidade. Quanto mais você puder e quiser aprender sobre SEO – mesmo que seja pouco – mais chances você terá de fazer uma grande diferença no seu marketing digital. Muitos tutoriais estão disponíveis na Internet, sendo este post – e outros materiais sobre SEO neste mesmo blog – um exemplo.
No entanto, dependendo do seu tempo disponível, da sua disciplina para estudar e aprender, do tamanho e da complexidade do seu site, pode ser que você tenha que contratar um especialista para cuidar do seu SEO. Há vários perfis, tanto profissionais e agências mais especializados, quanto aqueles que são mais genéricos e trabalham com marketing digital mais superficialmente. De qualquer forma, é muito importante – eu diria até essencial – que qualquer empreendedor entenda os pilares básicos de SEO.
A importância do SEO para o seu marketing
Se o site do seu negócio possui um blog com conteúdo em texto ou se você tem planos de distribuir conteúdo online em qualquer formato, saiba que um bom trabalho de SEO é imprescindível para o sucesso de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. É através do SEO que o seu conteúdo ganhará visibilidade suficiente no Google e no Bing para atrair visitantes interessados nos seus produtos ou serviços. Eu diria inclusive que SEO e conteúdo são irmãos inseparáveis.
Mas mesmo se você não tem planos de fazer marketing de conteúdo, lembre-se de que SEO será essencial para que o seu site – e cada uma das páginas dentro dele – seja rastreado, indexado (incluído no índice do Google e do Bing) e ganhe visibilidade nas páginas de resultados de buscas. Erros básicos na sua estratégia de SEO podem fazer com que seu site fique quase invisível na Internet, não atraindo tráfego relevante e novas oportunidades de negócio.