Marketing sempre significou tentar entrar em contato com clientes potenciais no lugar certo e na hora certa. Hoje, para encontrar e dialogar com o nosso público, precisamos de estar no lugar em que ele passa a maior parte do tempo: a Internet . É aí onde entra o Marketing Digital.
Os dados sobre a presença de usuários online estão crescendo exponencialmente ano a ano em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. De acordo com o G1, 70% dos brasileiros usam a Internet, especialmente a partir de dispositivos móveis. Isso equivale a 126,9 milhões de pessoas.
Com todo esse alcance, nenhum negócio (não importa o tamanho) quer ficar fora do mundo online. E não deveria!
Aqui estão os exemplos mais comuns de táticas de Marketing Digital para alcançar o seu público-alvo online.
SEO (Otimização para mecanismos de pesquisa)
É o processo de otimização do seu site, para posicioná-lo entre os primeiros resultados (ou o mais próximo deles possível) do mecanismo de pesquisa desejado (Google, Bing, entre outros), para que seus clientes potenciais possam encontrá-lo imediatamente. Ao trabalhar nessa direção, você poderá aumentar o tráfego orgânico (o tráfego que não vem de cliques em anúncios) recebido desses motores de busca. A sigla “SEO” vem do original em inglês “Search Engine Optimization” – ou Otimização Para Mecanismos De Pesquisa, em português).
Existem várias maneiras de abordar o SEO e gerar tráfego qualificado no seu site, entre elas:
SEO On-Page
Concentra-se na otimização de todo o conteúdo visível nas páginas do seu site. Graças a uma análise preliminar das palavras-chave por volume e intenção (ou significado), você pode criar textos que respondam às perguntas dos leitores e que portanto tenham mais chances de aparecer entre os primeiros resultados da SERP (SERP: é a página de resultados dos mecanismos de pesquisa, do original em inglês “Search Engine Results Page).
SEO Off-Page
Concentra-se em todas as atividades que ocorrem “fora da página”, ou seja, fora do seu site. A qualidade e quantidade de links recebidos (links em outros sites que apontam para o seu site, mais conhecidos como backlinks), afetam o posicionamento do seu site no Google. Ao se conectar com outros editores (donos de sites e blogs) e escrever posts para esses outros (bons) sites (e vinculá-los ao seu site), você obtém backlinks saudáveis. Links vindos de sites que são vistos como ruins aos olhos dos buscadores prejudicarão o seu site.
SEO técnico
Enfatiza o back-end (o painel administrativo, entre outros) do seu site (ou seja, tudo o que você não vê) e como as suas páginas são codificadas. A compactação das imagens e como elas são nomeadas, a estrutura de dados e a otimização dos arquivos CSS, a construção dos endereços (as URLs, do original em inglês “Uniform Resource Locator”), são formas de SEO técnico que também afetam o posicionamento do seu site aos olhos dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Marketing de conteúdo
Este termo se refere à criação, distribuição e análise de conteúdo, com o objetivo de atingir os objetivos de marketing. Algumas das ações que podem desempenhar um papel importante na sua estratégia de marketing de conteúdo são:
- Postagem no blog: escrever e publicar artigos no blog da empresa ajuda a demonstrar suas habilidades no setor e a gerar tráfego orgânico relevante para o seu site. Esses posts são uma oportunidade de converter os visitantes do seu site em leads (contatos com alguma intenção comercial) para o seu negócio, e posteriormente converter esses leads em clientes.
- E-books: são conteúdos que ajudam a educar ainda mais os visitantes do seu site. A criação de conteúdo valioso de informações também permite que você forneça algo útil em troca dos detalhes de contato dos leitores (através do preenchimento de formulários antes do download do material, por exemplo).
- Infográficos e ilustrações: muitas vezes, os leitores desejam visualizar e aproveitar as informações imediatamente, sem perder muito tempo em artigos longos para ler. Os infográficos conseguem fornecer aos usuários informações imediatas.
- Vídeo: mais de 100 milhões de horas de vídeo são exibidas no Facebook todos os dias. Além disso, 80% dos usuários estão acostumados a revisar um vídeo já visto no mês anterior. Esses números estão crescendo continuamente, por isso não deixe de aproveitar o ótimo apelo dos vídeos, se você puder.
Marketing de mídias sociais
É um conjunto de técnicas para promover sua marca ou produto por meio de canais sociais. Existem muitas mídias sociais usadas no mundo, entre as mais comuns disponíveis estão:
Campanhas PPC (como anúncios no Google ou anúncios no Facebook)
Através de campanhas PPC, é possível direcionar tráfego para o seu site investindo na inserção de anúncios nos mecanismos de pesquisa. Sempre que alguém clica no anúncio pago, um clique é contado no link do seu anúncio. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google Ads, que permite que seu negócios seja exibido nas melhores posições do mecanismo de pesquisa mais famoso do mundo pelo preço “por clique” dos links que você insere. Os anúncios do Facebook (que incluem o Instagram) são outro exemplo: depois de escolher sua meta no momento de criação da campanha, você pode lançar diferentes tipos de anúncios também no formato de pagamento por clique ou variações dele. Esses dois (Google e Facebook) certamente não são os únicos, já que todas as mídias sociais agora têm algum tipo de sistema de publicidade.
Marketing De Afiliados
O Marketing De Afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo os produtos ou serviços de outra empresa por meio de seus canais. E você, como afiliado, receberá essa comissão toda vez que houver uma venda.
Pensando do outro lado – da empresa que oferece o produto ou serviço para ser promovido – você pode ter afiliados, que são como varejistas que ganham uma comissão por cada produto seu que conseguem vender. Você pode postar links afiliados para produtos ou serviços em contas sociais, em artigos de blog e em vídeos. Existem muitas possibilidades para gerar vendas nesta modalidade.
Anúncios de display
É um tipo de publicidade que vem principalmente através de algum conteúdo promocional. Normalmente, os anúncios de display são banners (imagens) que aparecem ao lado de outro conteúdo.
Anúncios no Facebook e no Instagram são exemplos, assim como os anúncios que aparecem quando você está visitando um site, lendo um artigo em um blog, jornal ou navegando por outros lugares na Internet.
Automação de marketing
Todas aquelas ações repetitivas que podem ser realizadas por software projetado para atividades de marketing entram nessa categoria. Com a automação de marketing, é possível automatizar tarefas recorrentes para ganhar eficiência, tais como:
- Newlsetter: a automação de e-mail permite não só o envio automático de conteúdo para listas com muitos contatos, mas também a criação de campanhas e sua implementação. Você pode gerenciar listas de contatos, criar modelos personalizados de e-mails e mensagens, inserir diferentes tipos de automação (baseados em critérios específicos do seu negócio) em sua estratégia de e-mail marketing.
- Agendamento de postagens sociais: se você deseja melhorar a organização de sua presença social, precisa postar constantemente. As ferramentas de planejamento são um suporte útil: elas postam o conteúdo para você, assim você pode investir seu tempo concentrando-se na criação de conteúdo.
- Respostas automáticas simples: os serviços de mensagens envolvidos na comunicação com os seus clientes podem ser melhorados sensivelmente através de respostas e automações predefinidas, baseadas em critérios específicos da sua empresa.
- Envio de e-mails baseado no histórico de navegação do usuário: é possível enviar mensagens aos usuários que visitaram, por exemplo, certas páginas do seu site que pertencem a uma categoria de produtos (ou a um só produto) em comum. Também é possível enviar e-mails de lembrete a usuários que não terminaram de preencher um formulário ou que abandonaram um carrinho de compras na sua loja online.
E-mail marketing
O e-mail é frequentemente usado para as empresas manterem contato com seu público e promoverem conteúdo, ofertas, eventos e atividades relacionadas à sua marca ou produto. Os tipos de email que você pode enviar e de ações que você pode executar como estratégia de e-mail marketing incluem, entre outros:
- Um e-mail automático de boas-vindas para novos clientes;
- Convidar o leitor a assinar o seu blog (newsletter) e depois enviar-lhe artigos pertinentes;
- Criar uma lista de contatos convidando os visitantes a baixar um recurso do site e a deixar seus dados pessoais e/ou profissionais através de um formulário;
- Promoções para seus produtos e programas de fidelidade para membros da sua lista;
- Informações, sugestões ou conselhos valiosos que sejam de interesse para o cliente em potencial.
Digital PR (ou PR Marketing)
O PR (do original em inglês “Public Relations”) digital é o termo que se refere à prática que permite obter visibilidade e cobertura segura através de publicações digitais em revistas online, blogs, sites. É muito semelhante às Relações Públicas tradicionais, mas aqui estamos falando só do meio digital. Os canais que você pode usar para maximizar seus esforços de Relações Públicas são:
- Alcançar jornalistas através da mídia social: conversar com jornalistas no Twitter ou no LinkedIn, por exemplo, é uma ótima maneira de desenvolver um relacionamento com a imprensa, o que permitirá que você obtenha oportunidades na mídia.
- Receber críticas online sobre o seu negócio: receber, ler e responder as críticas sobre o seu negócio ajuda muito a melhorar seus processos, tornar sua marca mais humana e a desenvolver a mensagem certa para proteger a sua reputação;
- Responder a comentários em seu site ou blog: da mesma maneira que receber as críticas, responder às dúvidas das pessoas que estão lendo seu conteúdo é a melhor maneira de gerar conversas produtivas sobre sua empresa, além de reforçar (e muito) a autoridade da sua marca.