O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo informar, interagir, engajar e encantar os clientes já existentes e os potenciais clientes fornecendo conteúdo de qualidade que agrega valor para todos que visitam seu site.
A ideia é utilizar um conteúdo atraente e relevante para gerar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios. Mas muitos se perguntam: será que esta estratégia realmente funciona?
Os consumidores estão cansados de táticas de vendas chamativas ou com discursos rasos. Esse movimento é impulsionado pelo advento da Internet e das mídias sociais, que ajudam os consumidores a escolher exatamente com quais marcas irão interagir.
Os profissionais de marketing descobriram então que precisam abordar o consumidor de maneira diferente. É necessário agregar valor à vida dos consumidores para que eles queiram dedicar seu precioso tempo à sua marca.
Considerada uma das estratégias de marketing digital mais eficazes, práticas e úteis, o marketing de conteúdo pode fazer sua marca alcançar e atrair mais leads e mais clientes segmentados. Um lead pode ser definido como um contato que traz consigo algum grau de intenção comercial, seja ele mais próximo ou mais distante da decisão de compra do seu produto ou serviço.
A seguir, abordei os 17 principais benefícios do marketing de conteúdo e expliquei como essa grande tática de marketing pode ajudar a transformar a maneira como a sua marca alcança e se relaciona com seu público-alvo.
1. O marketing de conteúdo gera mais conversões que o marketing tradicional
O termo “conversão” aqui pode ser definido como alguma ação valiosa que um visitante realize em seu site. Exemplos de conversões são:
- o envio de um formulário de contato com uma solicitação de orçamento;
- baixar um e-book com conteúdo;
- fazer o agendamento de um serviço;
- fazer a reserva de um produto ou serviço;
- fazer uma compra;
- outras ações mensuráveis do visitante que sejam valiosas para o seu negócio.
Talvez um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo seja o fato dele ajudar sua empresa a gerar mais conversões. Pesquisas mostram que as empresas que criam um marketing de conteúdo consistente e informativo alcançam taxas de conversão quase 6 vezes superiores às de seus concorrentes que não utilizam essa estratégia. O marketing de conteúdo pode exigir mais tempo, paciência e esforço a longo prazo, mas as recompensas são muito maiores.
2 . Conteúdo eficaz trará mais tráfego para seu site e por muito mais tempo
A publicação de postagens consistentes e informativas em blogs pode ajudar a trazer cada vez mais tráfego para seu site. De fato, de acordo com a HubSpot, as empresas que publicaram mais de 16 posts no seus blogs por mês obtiveram quase 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que publicaram apenas 4 posts ou menos. Se você deseja melhorar o tráfego do seu site, publique conteúdo de qualidade no seu blog com mais frequência em um cronograma consistente. Prefira posts cujo conteúdo seja perene, que auxiliam o aumento do tráfego do site por meio da pesquisa orgânica ao longo do tempo. Este tipo de postagem concentra tópicos úteis e que permanecerão relevantes para o seu público-alvo sempre – o chamado “conteúdo evergreen”.
3. Crie consciência de marca (brand awareness) com conteúdo útil para engajar os compradores potenciais
Existem consumidores que se encaixam perfeitamente em seus produtos ou serviços, mas ainda não tiveram a oportunidade de conhecer sua marca. Ao criar um conteúdo útil que agregue valor para seus potenciais clientes, você pode trabalhar para engajar esses leads e ajudar a criar reconhecimento para sua marca. Este é um dos benefícios mais importantes do marketing de conteúdo.
4. O conteúdo pode ajudar você a conquistar a confiança do seu público-alvo
O marketing de conteúdo cria uma sensação de confiança que nenhum outro método consegue atingir. Ao instruir e informar seu público-alvo sobre os desafios e dificuldades que eles enfrentam por meio de postagens em blogs e outros tipos de conteúdo, você começa a estabelecer um relacionamento com os clientes e a gerar confiança com base no valor que seu conteúdo oferece. Criar confiança significa que os consumidores prestam atenção e ouvem a voz da sua marca.
5. Um bom conteúdo ajuda você a criar e promover relacionamentos mais fortes com os clientes
Se você deseja incentivar novos negócios e transformar seus clientes em defensores e embaixadores da sua marca, é essencial nutrir seus relacionamentos atuais com eles. Uma das melhores maneiras de fazer isso é continuar a fornecer valor por meio de conteúdo atraente e de qualidade. Se você os mantiver atualizados através de conteúdo de marketing por e-mail ou informá-los em tópicos importantes através do seu blog, você pode trabalhar para construir e promover esses relacionamentos através de conteúdo relevante.
6. Conteúdo valioso ajuda você a construir credibilidade e posicionar seu negócio como um especialista do setor
À medida que você começa a criar um conteúdo de qualidade que agrega valor para seus leads e clientes, você passa a ter credibilidade com seu público-alvo e se torna uma autoridade no assunto. Por exemplo, escrever posts sobre as dúvidas e desafios comuns que seus clientes enfrentam ou problemas que pertencem ao seu setor ajuda a mostrar aos visitantes do site que você realmente sabe do que está falando. Isso os encorajará a confiar em seus conselhos e orientações quando se trata de produtos e serviços que podem agregar valor a suas vidas. Os consumidores buscam líderes de informação no segmento para obter informações relevantes. Ao criar conteúdo de qualidade que as pessoas considerem valioso, você pode começar a posicionar seu negócio como uma referência de conhecimento do setor, fornecendo orientação e suporte.
7. Com um conteúdo excelente, você pode movimentar os compradores pela jornada de compra rapidamente
Todo consumidor passa por estágios antes de fazer uma compra final. Primeiro, eles precisam reconhecer seu problema, então precisam identificar e avaliar soluções potenciais. Finalmente, eles tomarão uma decisão de compra com base em suas pesquisas. Em um mundo onde os consumidores estão sobrecarregados com anúncios diariamente – e recorrem, por exemplo, aos bloqueadores de anúncios (mais de 615 milhões de dispositivos agora têm software de bloqueio de anúncios, de acordo com o PageFair 2017 Global Adblock Report) – o marketing de conteúdo surge como uma solução natural e não-invasiva, fornecendo valor e com o objetivo de ser útil antes de ser promocional.
Ao fornecer um conteúdo que informe e envolva os consumidores durante cada etapa da jornada de compra, você pode auxiliá-los a tomar uma decisão de compra mais rapidamente.
8. O conteúdo ajuda muito a melhorar o SEO e a visibilidade online do seu site
Muitos consumidores recorrem aos mecanismos de pesquisa quando estão procurando por um produto ou serviço. Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimizar seu site para obter classificação (posição) mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (Google, Bing, entre outros) e, portanto, obter mais tráfego relevante. Sites com conteúdo no blog obtém em média 434% mais páginas indexadas em mecanismos de pesquisa do que outros sites que não publicam conteúdo. Quanto mais conteúdo de qualidade você tiver, melhor será seu SEO. Quanto mais otimizado seu site for para os mecanismos de pesquisa, como o Google, mais visibilidade você terá online. Por exemplo, se alguém pesquisar “O que é um compressor de ar?” no Google e encontrar um post no seu blog que você tenha escrito com o mesmo título, isso ajudará a levar essa pessoa interessada ao seu site para saber mais – não apenas sobre a consulta, mas também sobre como sua marca pode ajudar a responder às perguntas deles e resolver seus problemas.
9. O marketing de conteúdo é mais econômico e rentável
O marketing de conteúdo é mais econômico do que muitas táticas tradicionais do chamado Outbound Marketing, que pode ser definido como qualquer forma de marketing onde a empresa inicia a conversa e envia sua mensagem a um público. O Inbound Marketing é o contrário: nele, os clientes lhe encontram quando precisam de você e das respostas que seu conteúdo oferece. É, portanto, um processo muito mais espontâneo. Como o marketing de conteúdo geralmente é mais fácil de começar e é mais popular entre os clientes que estão cansados das mensagens de publicidade tradicionais, essa tática pode ajudar a reduzir a quantidade de dinheiro que os profissionais de marketing precisam gastar para atrair leads e clientes. Na verdade, de acordo com pesquisas, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o outbound marketing, embora gere em média mais de três vezes o número de leads. Os links patrocinados (anúncios no Google Ads ou no Bing Ads), por exemplo, já foram apresentados como a estratégia com a melhor relação custo-benefício. No entanto, um estudo recente da Kapost (em colaboração com a Eloqua) prova o contrário. Quando os dois são colocados um contra o outro, o marketing de conteúdo tem custos iniciais mais baixos e benefícios mais profundos a longo prazo.
10. O marketing de conteúdo pode ajudá-lo a atrair clientes inesperados e ter mais pontos de contato com leads e clientes
Ao criar e promover conteúdo valioso para seu público-alvo, você pode encontrar novos clientes em lugares inesperados. Manter um blog ativo e presença nas redes sociais ajuda você a apresentar sua empresa a pessoas que você pode não ter percebido como clientes potenciais, que precisam do seu produto ou serviço. Quanto mais conteúdo você publica em seu site e compartilha em outros canais, como mídias sociais, mais oportunidades você tem de envolver seu público-alvo. Considerando que a maioria dos clientes visitará seu site algumas vezes antes de fazer uma compra, convém garantir que você tenha a chance de envolvê-los e iniciar uma conversa para ajudar a guiá-los pelo caminho de conversão.
11. A criação de conteúdo em blogs e em outros canais ajuda a atrair leads mais qualificados
Postagens de artigos em blogs e outros tipos de conteúdo segmentados não apenas ajudam você a gerar mais leads para seu site, mas também ajudam a garantir que esses leads sejam relevantes e qualificados para efetuar uma compra. Ao criar conteúdo em torno de tópicos que são pertinentes aos seus produtos e serviços e também importantes para seu público, sua empresa pode trabalhar para atrair mais tráfego relevante e segmentado para o site.
Com a ajuda da automação de marketing, o conteúdo do seu blog pode atrair ainda mais leads e melhorar a qualificação deles.
12. Publicar textos em blogs e outros tipos de conteúdo ajuda você a se manter mais competitivo
Você sabia que 53% dos profissionais de marketing dizem que criar conteúdo para o blog é sua principal prioridade de Inbound Marketing? Isso ocorre porque o conteúdo do blog é muito eficiente em atrair, informar e encantar os visitantes e clientes do site. Se você quiser permanecer competitivo no movimentado mercado online, precisará tornar a publicação do conteúdo do seu blog e de outros recursos de conteúdo como e-books, infográficos e vídeos uma prioridade.
13. Os compradores lêem seu conteúdo antes de entrar em contato com os vendedores
Outro grande benefício do marketing de conteúdo é que ele permite que você inicie uma conversa com clientes em potencial antes da negociação em si. De acordo com um relatório da Demand Gen Report, 47% dos compradores visualizam de 3 a 5 textos antes de contratar um representante de vendas. Isso mostra o quão forte pode ser a impressão que seu conteúdo gera antes que o cliente seja realmente contatado por uma pessoa real. Certifique-se de que você está causando a primeira impressão certa publicando conteúdo de qualidade que ajude os leads a entender melhor as suas maiores dificuldades e a entender como a sua empresa se encaixa no processo de solução.
14. O conteúdo é compartilhável
Uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade online é fazer com que seus atuais clientes, leads e os já defensores da sua marca compartilhem suas informações com outras pessoas. O conteúdo digital é muito compartilhável. Os consumidores podem encaminhar uma de suas mensagens de marketing por e-mail para um colega de trabalho ou compartilhar uma de suas postagens do blog ou de mídia social com os amigos. Não importa o meio, ter o conteúdo compartilhado é sempre uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca.
15. O marketing de conteúdo pode ajudá-lo a fazer uma conexão pessoal
Muitas vezes, pode ser difícil mostrar o lado humano do seu negócio. No entanto, seu conteúdo permite que você faça uma conexão muito mais pessoal com seus leads e clientes, ao mesmo tempo em que mostra a voz e o caráter de sua marca. Não tenha medo de colocar um pouco de personalidade em suas postagens no blog, nos seus vídeos, nas suas postagens em mídias sociais ou em outros tipos de conteúdo.
16. O marketing de conteúdo funciona para empresas de qualquer setor e de qualquer porte
Você pode estar pensando: “Sim, o marketing de conteúdo é ótimo, mas nunca funcionaria para o meu setor!” No entanto, a verdade é que o marketing de conteúdo é uma tática eficaz de marketing digital para empresas de absolutamente qualquer setor, sejam B2B ou B2C. Um ponto muito importante para o sucesso é encontrar os tópicos e os tipos certos de conteúdo que melhor conversam com seu público. Pesquisas mostram que 77% dos usuários da Internet lêem blogs e que pequenas empresas com blogs obtêm 126% mais crescimento no número de leads gerados do que as pequenas empresas que não publicam conteúdo.
17. Quanto mais conteúdo você compartilhar, mais tráfego de mídias sociais você pode gerar
O marketing de mídia social é uma maneira eficaz de alcançar e engajar novos leads, ao mesmo tempo em que promove relacionamentos duradouros com seus clientes atuais. Quanto mais conteúdo de qualidade você criar, mais material você terá para compartilhar em seus canais de mídia social. Quando os consumidores começarem a ver como o seu conteúdo é útil e valioso, eles não terão outra escolha a não ser seguir sua marca no Facebook, no Twitter, no Instagram e em qualquer outro lugar em que você esteja.
Com tantos benefícios do marketing de conteúdo, é fácil entender porque mais e mais empresas estão desenvolvendo estratégias nesse formato e produzindo conteúdo de qualidade para as suas marcas.
O marketing de conteúdo é o presente e o futuro do marketing. É eficiente, convincente, sutilmente persuasivo e pode ser mais econômico. E o melhor de tudo: funciona.
Com atenção, persistência e consistência é possível alcançar grandes resultados.